Skip to main content
O que é Pesquisa Mineral?
01/09/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

O que é Pesquisa Mineral?

A pesquisa mineral pode ser definida como o conjunto de trabalhos de campo e de laboratório, que englobam, levantamentos geológicos, geofísicos e geoquímicos, sondagens, amostragens sistemáticas, entre outros, com o intuito de identificar, quantificar e caracterizar o minério presente na região.

Quais estudos compreendem a pesquisa mineral?

A pesquisa mineral compreende os seguintes trabalhos de campo e de laboratório:

  • Estudos bibliográficos da geologia e geofísica da região a ser pesquisa;
  • Obtenção de dados e processamento de imagens aerogeofísicas;
  • Mapeamento geológico, que pode ter escala variável de acordo com a área e o minério a ser prospectado;
  • Prospecção geofísica e geoquímica;
  • Abertura de escavações e/ou trincheiras, apenas se necessário;
  • Execução de sondagens no corpo mineralizado identificado em superfície e em seu entorno;
  • Amostragens sistemáticas
  • Modelagem geológica 3d
  • Análises físicas e químicas das amostras superficiais, provenientes de escavações e de testemunhos de sondagens;
  • Ensaios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias mineralizadas, para obtenção de concentrados aproveitáveis pela indústria mineral e pelo mercado.

Quais os objetivos?

Todos estes trabalhos de pesquisa executados têm o objetivo de definir e avaliar uma jazida, além de determinar a viabilidade econômica dela. A mesma só vai ser confirmada ou não após a análise de todos os dados e informações obtidas nas etapas anteriores e a elaboração do relatório final de pesquisa mineral, que pode ser positivo ou negativo.

pesquisa mineral

Fases da Pesquisa mineral

A Pesquisa Mineral pode ser dividida em cinco fases, as quais são definidas de acordo com o avanço nos trabalhos realizados. No vídeo abaixo, o Cristian, geólogo e sócio da Geoscan, fala um pouco sobre quais são os trabalhos necessários.

Primeira etapa da pesquisa mineral

Esta fase se dá através do estudo bibliográfico e possível identificação de anomalias pela aerogeofísica para realizar o requerimento das áreas para solicitação de pesquisa mineral e assim começar o início dos estudos.

Segunda etapa

Com a autorização de pesquisa mineral e o alvará de pesquisa em mãos, a depender do tamanho da área, nesta etapa são realizados os levantamentos geológicos, geoquímica de solo, mapeamento geológico, entre outros trabalhos, que tem o objetivo de checar possíveis anomalias encontradas na fase anterior.

Terceira etapa

Aqui as anomalias identificadas são verificadas através de levantamentos geofísicos aplicados a mineração, que são executados nas regiões onde foram delimitados os alvos durante o mapeamento geológico.

Quarta etapa

Após realizar a geofísica, podem ser feitas sondagens para obter uma eventual confirmação de depósitos minerais existentes nas anomalias encontradas durante a prospecção mineral utilizando os métodos geofísicos.

Quinta etapa

Na fase cinco, as análises físicas e químicas são realizadas nas amostras das sondagens executadas, com isso, pode-se saber o teor de minério. Além disso, pode ser feito um modelamento geológico 3d e o depósito passa a ser rigorosamente estudado, já visando uma cubagem total da jazida e estudos do seu potencial econômico.

Sendo esta a fase final de pesquisa onde, a jazida será confirmada como explorável economicamente e iniciará suas operações de exploração, ou se finda o projeto em pesquisa.

Cabe ressaltar que nem sempre a pesquisa mineral vai abranger as 5 fases, pois, para alguns minérios podem ser realizadas trincheiras, poços de investigação, entre outros trabalhos. Além disso, para outros como agregados e minerais utilizados na construção civil, serão necessárias menos etapas de pesquisa.

Portanto, vão haver algumas variações, porém, podemos dizer que em âmbito geral, são esses os trabalhos executados para se realizar a pesquisa mineral.

Se você quer iniciar o trabalho de pesquisa mineral na área em que possui requerimento ou quer requerer uma área para iniciar estes trabalhos, fale conosco.

Comments (14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre