Skip to main content

Processamento de imagens 
aerogeofísicas

No texto de hoje, você vai descobrir porque o processamento de imagens aerogeofísicas está sendo cada vez mais utilizado e qual sua principal vantagem.

O processamento de imagens aerogeofísicas está cada vez mais em uso, e com isso novas tecnologias vem sendo desenvolvidas visando que esse processo seja cada vez mais assertivo e mais rápido, podendo obter ótimos resultados para selecionar bons alvos para realizar a pesquisa mineral.

 

O que são imagens aerogeofisicas?

As imagens aerogeofisicas são imagens obtidas a partir de levantamentos aéreos, realizados pelo setor privado ou pela CPRM, que é a agência responsável pela pesquisa de recursos minerais no Brasil.

A CPRM vem disponibilizando desde maio de 2017 os dados brutos e as imagens já tratadas dos levantamentos realizados pela mesma no território brasileiro, para que estes dados possam ser utilizados por empresas e instituições, visando fomentar tanto a pesquisa quanto a exploração mineral nessas regiões.

MAPA DE LEVANTAMENTO AEROGEOFÍSICO

Como essas imagens são obtidas?

Esses levantamentos são realizados na maioria das vezes utilizando aeronaves de pequeno porte acopladas dos sensores geofísicos específicos. Atualmente, estão sendo desenvolvidas tecnologias para uso de drones na sua execução, visitando redução dos custos e melhora na resolução desse tipo de imagem.

Antes do processo, é feito o planejamento das linhas de voo na área em que o mesmo será executado, como na figura abaixo.

aquisição de dados por aerolevantamento
A partir desses dados, podem ser gerados diferentes produtos, dependendo dos processamentos e das filtragens que forem realizadas. Cada mapa pode ser usado para a prospecção de diferentes minérios e sua resolução depende do espaçamento das linhas de vôo executadas.

Porque o processamento de imagens aerogeofísicas está cada vez mais requisitados?

Essas imagens estão sendo cada vez mais usadas, pois elas facilitam bastante o mapeamento geológico, ajudando a delimitar alvos para serem investigados em campo e com isso proporcionando uma maior assertividade para serem encontrados determinadas feições diferenciadas no terreno que podem indicar algum minério ou rocha que possa conter minério.

Qual a principal vantagem de se realizar esse processamento?

A principal vantagem é que o processamento vai apresentar um resultado direcionado para o minério que pretende ser prospectado na região. Dessa forma, o mapa resultante indicará pontos relevantes no terreno que devem ser visitados pelo geólogo para averiguar suas características. Isso vai fazer com que o geólogo seja mais assertivo durante o mapeamento geológico, reduzindo custos e aumentando a eficiência durante o mapeamento.

Quanto maior a área de pesquisa, mais indicado que seja feito esse tipo de procedimento, pois em uma área muito grande, o mapeamento pode ser demorado e impreciso caso o minério esteja concentrado somente em um local especifico no terreno.

processamento de imagens aerogeofísicas
A Geoscan atua com o processamento e a interpretação de imagens aerogeofísicas, sendo uma empresa especializada nesse procedimento. Caso você precise realizar de maneira assertiva sua pesquisa mineral, entre em contato conosco, podemos te ajudar!

Conte conosco
na área de mineração.