Skip to main content
Aprenda a como investir em mineração
06/10/2020
• Atualizado em 06/10/2020
4 minutos para ler

Aprenda a como investir em mineração

O investimento em mineração no Brasil é bastante arriscado, porém, ao mesmo tempo pode ser muito lucrativo, por isso, existem várias pessoas físicas que possuem bastante dinheiro guardado e acabam abrindo uma empresa para investir em mineração, criando pequenas mineradoras.

Contudo, muitos têm receio de seguir esse caminho, principalmente com medo de serem enganados por não possuírem conhecimento técnico e acabarem perdendo dinheiro, comprando ou tentando explorar uma determinada terra que, às vezes, não tem a mínima chance de ter o minério que eles estão pesquisando.

Por isso, esse texto foi feito para explicar como investir em mineração, as diferentes maneiras de se ter seu capital neste segmento e como identificar oportunidades no setor mineral. Confira!


Premissas para investir em mineração

Como já falado anteriormente, o investimento em mineração, quando feito diretamente possui elevados custos e um alto risco, contudo quando aquela determinada área de pesquisa possui minério e tem viabilidade para extração, ela pode compensar o investimento feito em outras áreas que acabaram não dando nenhum resultado positivo.

Dessa forma, todos que querem se expor nesse mercado devem entender que de maneira geral ele possui essas características. Além disso, a depender do mineral extraído e da forma de ocorrência do mesmo na área de pesquisa, diferentes equipamentos são necessários para fazer isso.

Por isso, tanto a logística, quanto os custos diretos e indiretos e uma série de outros fatores vão variar a partir disso. Portanto, o ideal é que o investidor foque em minérios específicos e obtenha o máximo de conhecimento dos mesmos para investir em mineração.

como investir em mineração

Maneiras de se investir na mineração

Existem diversas maneiras de investir na mineração e alguns delas são:

Bolsa de Valores

O investimento em mineradoras através da bolsa de valores é uma forma indireta de se expor ao mercado da mineração. Além dele, você pode comprar minérios cujo os preços são definidos também a partir do mercado de capitais.

Contudo, cabe ressaltar, que se você fizer o investimento através de uma mineradora, você vai estar exposto ao mercado de mineração, mas vai depender muito dos resultados específicos daquelas determinadas minas ou das áreas que a empresa possui.

Compra e venda de áreas minerais

Uma das maneiras de expor diretamente é a compra e venda de áreas minerais, em que você pode adquirir o requerimento mineral de determinada área, iniciar os trabalhos de pesquisa mineral e caso eles apresentem indício de algum minério, você pode tentar vender essa área, cedendo os direitos dela para outro titular.

Além disso, se o investidor quiser extrair os minérios daquela área, mas não quiser correr esse risco sozinho, ele pode convidar outros investidores para participar desse investimento e realizar uma divisão de lucros caso ele obtenha sucesso e consiga definir uma jazida mineral naquela área. Dessa forma, nesse mercado é bem comum a formação de joint ventures em determinadas áreas para ser realizada a exploração de recursos minerais.

Pesquisa e extração mineral

A terceira forma, é a forma mais direta de fazer isso, que é quando o investidor vai fazer sozinho o requerimento de uma determinada área, a pesquisa mineral e a extração mineral das mesmas. 

Neste caso, no começo da prospecção mineral, os custos são baixos, porém o risco de encontrar um minério é muito alto. A medida que o risco vai diminuindo os custos vão aumentando, pois, se você chegar na última etapa, que a depender do minério pode ser o momento em que é montada uma planta piloto, você terá que gastar com equipamentos, logística e infraestrutura para realizar a extração e o beneficiamento daquele determinado minério.


Como identificar oportunidades no setor mineral

Para identificar oportunidades no setor mineral, o ideal é que você contrate uma consultoria mineral, para lhe ajudar desde os processos administrativos que devem ser realizados perante a ANM até a fase de pesquisa e extração mineral. 

Afinal, quem trabalha neste ramo, costuma conhecer pessoas que podem se juntar e realizar uma joint venture para a exploração de uma determinada área ou pode conhecer investidores interessados em comprar aquela área que você possui e quer vender.

Em todo mercado que o investidor não conhece muito bem, é muito importante ter uma consultoria técnica especializada e que saiba o que fazer em cada momento da pesquisa e também da exploração mineral, por isso, contar com geólogos que já atuam neste ramo e são experientes nesses processos é essencial para que os seus investimentos produzam lucro futuramente.

Contudo, mesmo com tudo isso, você pode acabar gastando muito dinheiro requerendo e iniciando a pesquisa de áreas que podem não ser lucrativas, afinal, encontrar uma jazida cuja exploração mineral seja viável economicamente não é uma tarefa fácil.

Agora que você já sabe quais as premissas, as maneiras e os riscos de se investir em mineração e quer saber de maneira prática como fazer isso, mas ainda tem dúvidas mais específicas, entre em contato conosco

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre

Gossan: depósitos minerais também chamados de chapéu de ferro.