MODELAGEM GEOLÓGICA 3D

Modelagem Geológica 3D

A modelagem geológica 3d é uma representação em softwares das rochas, das suas estruturas e de diferentes tipos de dados auxiliares adquiridos em campo pelos geólogos.

Estes dados podem ser de diversas fontes, alguns exemplos são:

  • Dados relacionados a teores de minérios, como, dados geoquímicos de furos de sondagem.
  • Dados de levantamentos geofísicos realizados para a prospecção de minerais metálicos
  • Dados de falhas que foram identificadas e medidas em campo.

Quais resultados são obtidos através da modelagem geológica 3d?

Com a base de dados corretamente inserida dentro do software e utilizando o modelo correto para interpretar e modelar os estratos rochosos e essas informações, podem ser gerados diversos resultados diferentes como:

  • 1. Onde está localizado o recurso mineral (minério);
  • 2. Quais são os limites deste corpo;

  • 3. Sua qualidade e quantidade(teor); e
  • 4. A natureza do ambiente que se encontra este recurso mineral.

Estas informações vão auxiliar o empreendedor a entender se há viabilidade econômica naquele empreendimento e caso ele decida extrair minério, em quais locais ele deve começar sua extração e até que profundidade ele deve extrair aquele determinado minério.

É importante ressaltar que a modelagem é uma etapa posterior a outros tipos de trabalho, pois, é importante a obtenção de diferentes dados para que ela possa ser realizada de uma maneira eficiente. Alguns exemplos de trabalhos anteriores que podem servir de subsidio para esse procedimento são:

  • Mapeamento geológico: Para identificar se e onde há ocorrência de mineralizações/minérios na área, medir falhas e mapear a geologia local.
  • Mapeamento de trincheiras: Para identificar a extensão e profundidade no caso de minérios supergênicos ou de minérios que geralmente ocorrem em baixa profundidade.
  • Ensaios geofísicos: Para identificar anomalias na região, podendo indicar os pontos para se executar a sondagem.
  • Sondagem rotativa: Para identificar em que profundidades há ocorrência do minério, descrever os litotipos e recolher amostras para análise geoquímica do teor do mesmo.

Não necessariamente todos esses trabalhos precisam ser realizados. Porém, quanto mais informações, melhores e mais confiáveis serão os dados obtidos. Com informações relevantes e precisas, o modelo gerado será o mais similar com a realidade.

Exemplo de Modelamento geológico 3d

A imagem abaixo foi construída a partir de dados de furos de sondagem e da topografia da região. Com estes dados e conhecendo a geologia local da área, pode-se definir um modelo geológico.

Modelagem geológica 3d com furo de sondagem

O modelo está representando duas camadas litológicas diferentes, uma em azul e outra em verde, além de um sistema de veios que se intercruzam. Com estes dados, caso o minério pesquisado pelo empreendedor esteja concentrado nestes veios, ele tem uma melhor noção de onde elas estão localizadas, quais suas profundidades e o local onde ele deve focar sua a investigação na sua pesquisa mineral.

Modelagem geológica 3d com camadas

Portanto, notam-se diversos benefícios após a realização do modelamento geológico, alguns exemplos neste caso são a redução de custos, a otimização de tempo e a delimitação de uma superfície de interesse na região para prospecção mineral.

 

Modelamento geológico de litologias

Além disso, é possível fazer integração de outros dados, como dados geofísicos, afim de visualizar espacialmente as propriedades da subsuperfície e facilitar a interpretação dos resultados.

modelamento geológico com geofísica

Conclusão

A modelagem geológica 3d é vital na pesquisa mineral, para que se possa ter uma noção melhor e estimar os parâmetros listados acima e assim compreender mais sobre o minério que pretende ser extraído.

Além disso, este é um processo continuo e pode ser utilizado enquanto a mina estiver em atividade, auxiliando nos principais pontos que podem ser extraídos, no planejamento de lavra a curto e longo prazo e possibilitando indicar outros locais em que existe minério, indicando também regiões onde o minério pode apresentar maior teor, caso tenha sido realizada uma análise química.

Se você precisa identificar os melhores locais para extrair o minério ou localizar ele, entre em contato conosco.

CONTATO

Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.

Conte conosco
para esse serviço.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Caldas Novas, 104, Bairro Apoena
Parauapebas-PA
(94) 98431-7781