Aprenda o passo a passo de como encontrar lítio.

O lítio é importante para o mundo, pois ele é utilizado em diversos equipamentos elétricos e baterias, alguns exemplos, são: o carro elétrico, bicicleta elétrico, celular, GPS, entre outros.

Dessa forma, com as baterias elétricas sendo cada vez mais utilizadas, cada vez mais a prospecção e a procura do lítio vai aumentar. Portanto, neste texto falaremos um pouco sobre como encontrar lítio e o que fazer para realizar a pesquisa mineral desse minério.

História do elemento

José Bonifácio de Andrada e Silva, importante estadista brasileiro descobriu e descreveu 2 minerais de litio quando estava estudando em minas na Europa. São elas o espodumênio e a petalita. Dessa forma, o lítio é descoberto através das suas amostras em 1818.

Foto de um espodumênio. Fonte: Recursos Minerais de Minas Gerais
petalita (mineral de litio)
Foto de uma petalita. Foto de um espodumênio. Fonte: Recursos Minerais de Minas Gerais

Projetos para pesquisa de lítio

Existem diversos projetos para a pesquisa e prospecção de lítio para tentarem descobrir mais jazidas de lítio, tanto na Europa quanto no Brasil, devido a demanda citada na introdução. Alguns exemplos é o projeto Flaspys que já está acontecendo em Porto, em Portugal, esse projeto está fazendo uma base de dados utilizando diversos minerais e concentrando o foco com o litio através do Flapsys.

Já existem equipamentos portáteis como o libs portátil e o espectroradiômetro, porém eles não são 100% confiáveis, já encontraram falsos positivos e falsos negativos na prospecção de lítio.

Outro projeto é o Lights, que é um projeto de um conglomerado de projetos maior que se chama projeto era-min2, este projeto está cruzando diversas fontes de dados, como, o estudo de imagens de satélites e drones, para encontrar espectros compatíveis com minerais de litio.

O grande objetivo do projeto é reunir toda a informação do projeto e conseguir fazer uma parte extra no software para prospectar lítios em pegmatitos. Um terceiro projeto é o Greenpeg na Europa que vai utilizar a geofísica para tentar encontrar não só os pegmatitos, mas também silício, berilo ele entre outros. O intuito é melhorar os equipamentos de campo para encontrar filões que estão subaflorantes, o projeto é para 4 anos e inicio apenas agora.

Porque o lítio é um mineral importante?

Em 2008, apenas 3 países tinham 85% de lítio. Porém, com o temo os países foram mais em busca desse mineral. Com isso, foram achados diversos depósitos na Espanha e em Portugal.

A procura do litio segundo algumas pesquisas vai aumentar em 60x até 2050. Pois, ele era utilizado principalmente em lubrificantes na indústria cerâmica e de vidros e posteriormente passou a ser utilizado metade da produção em baterias. Ele é essencial também na indústria de cerâmica e vidros, pois basta o ponto de fusão e faz com que se gaste menos energia. As baterias são as grandes causadoras da procura de litio.

A Austrália está dominando a produção juntamente com a China, sendo 50% de pegmatitos, 50% de salmoras. As reservas principais estão basicamente concentradas na Austrália, na Argentina, na China e no Chile.

Principais Minerais de Lítio

Para os casos dos pegmatitos os mais importantes são:

  • Espodumênio, até 3,6% de litio
  • Petalita até 2,1%
  • Lepidolita até 1,9%
  • Ambligonita e fosfatos de lítio até 4,2%

Os mais explorados são o espodumênio e a lepidolita que são transformados em carbonatos ou hidróxidos desse mineral, que são os elementos utilizados nas baterias elétricas.

A petalita e os fosfatos de litio tem processos mais caros e menos viável na sua transformação para carbonatos e hidróxidos de lítio, por isso não são utilizados.

Praticamente metade da produção vem das salmoras e a outra de pegmatitos. As salmoras estão presentes principalmente no Chile, Bolivia, Argentina, entre outros países.

Preço do minério

O preço do lítio triplicou de 2015 para 2016, foi perdendo a força em 2017 e está numa situação muito baixa em 2020. Porém a previsão é que a situação aumente mais ainda futuramente. Contudo, no curto prazo as previsões são que tenha mais oferta que procura, portanto os preços vão continuar similares aos atuais.

Para que um projeto tenha reservas definidas o ideal é que já se comece a prospectar lítio. Um dos motivos dessa grande demanda é porque as baterias de lítio podem ser utilizadas como a solução para armazenar o excesso de corrente de energia eólica e fotovoltaica.

Um dos exemplos utilizados é pela Energias de Portugal que investe em baterias de lítio para baixar a fartura de energia em seus parques eólicos e fotovoltaicos. Outro exemplo de armazenamento são baterias de grande dimensão em zonas isoladas no planeta para armazenamento de energia.

Além disso pode ser um combustível da energia nuclear de fusão. ao invés da fusão nuclear, a fusão será feita através de elementos leves e um deles é o lítio.

Prospecção de litio

Para a prospecção mineral de lítio, primeiramente, eles utilizam as imagens de satélite para tentar encontrar alvos desse mineral. Posteriormente eles analisam os principais alvos através de drones que vão verificar estes contatos.

Posteriormente, é realizado um mapeamento geológico e nos alvos que forem bons, são feitas trincheiras ou sondagens para estudar de maneira mais detalhada os alvos de lítio naquele determinado local.

Apesar desse método gerar muito falso positivo, elas podem ser verificados no terreno através de FRX, e a maioria vai ser positiva. A FRX não analisa o lítio diretamente, mas é capaz de analisar o rubídio e o césio e a partir disso consegue-se perceber se o filão pegmatítico tem um bom potencial ou não.

Após o uso do FRX, é feita a coleta de amostras, de preferencias, amostras em canais, que vão dizer se existe potencial. Podem ser feitas trincheiras para analisar a profundidade do corpo. Com uma prospecção mais forte, você utiliza a maquina, para retirar o solo e identificar o filão em mais profundidade. Tudo isso deve ser feito para provar as reservas e não ter só potencial.

A petrografia é muito importante para o projeto de lítio, pois, tem que ter a certeza que os minerais são os que interessam ou que tenha pelo menos um que interessa. É muito mais fácil colocar uma separadora por flutuação para trabalhar só com um mineral, como espodumênio do que para dois minerais como espodumênio e petalita.

A petrografia indica quais os minerais daquela reserva de lítio, além disso, a microscopia eletrônica de varredura também pode ser muito importante para definir os minerais, principalmente se eles são primários ou secundários.

Por vezes tem-se o pegmatito cristalizado só em espodumênio (isso acontece no Brasil) e existem casos de filões que só cristalizam petalita e outros que misturam a petalita com o espodumênio. Alguns espodumênios podem ser alteráveis no estado subsólido, parte dele pode ter se transformado em feldspato e depois os feldspatos podem ser alterados para os minerais de argila.

Através da junção de medições de foliações de rochas sedimentares e de imagens de satélites em Portugal, foi possível identificar “corredores” de cisalhamento que afetam o filão de litio. Esses corredores fizeram com que o espodumênio se concentrasse e isso é importante porque neste caso as zonas mais ricas nas sondagens possuem um maior teor desse mineral. Dessa forma, em Portugal eles pretendem estudar bastante as zonas de cisalhamento de litio para encontrar mais alvos possíveis.

Por fim, cabe ressaltar que existem projetos na Europa para explorar micas litiníferas em greisens, que são as zinwalditas, que apesar de mais raras, podem ser depósitos minerais utilizados.

O intuito de um dos projetos de Portugal é usar o LIAir que é um tipo de drone, que vai ajudar a identificar zonas de cisalhamento ricas em .Os drones utiliza a luz refletida e câmera multiespectrais e é possível por equipamentos que cobrem todo o espectro, do SWIR até o VNIR e esse tipo de espectro pode ser utilizado com os mesmos para descobrir depósitos menores.

Agora que você já sabe como encontrar lítio e as principais formas de encontrar esse tipo de minério, confira nosso blog para entender como prospectar diferentes minérios.

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.