Skip to main content
Rochas Ornamentais: O que são?
06/10/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Rochas Ornamentais: O que são?


O que são rochas ornamentais?

As rochas ornamentais e de revestimento abrangem diversos tipos de rocha que podem ser extraídos, geralmente em blocos ou placas que quando cortados e beneficiados de diversas formas podem ser aplicados principalmente como revestimentos internos e externos na construção civil, mas também abrangem a confecção de peças isoladas.

Já de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as rochas ornamentais são definidas como material pétreo utilizado em revestimentos internos e externos, estruturas, elementos de composição arquitetônica, decoração, mobiliário e arte funerária.


Principais tipos de rochas ornamentais

Os principais tipos de rochas ornamentais, quando comercializadas na forma de chapas ou ladrilhos polidos, com espessura regular são os mármores e os granitos.

Contudo, essa terminologia não é geologicamente correta, pois, para esse mercado, o mármore é toda rocha com carbonato, de origem sedimentar ou metamórfica. Já o granito é qualquer rocha não calcária, que pode receber corte e polimento e ser utilizada como material de revestimento.

As características do granito, quando definido para essa área de estudo engloba rochas como basalto, gabro, gnaisse, migmatito, granulito, alguns quartzitos, entre outros. Outros tipos comerciais são as chamadas ardósias e as “pedras naturais”, que são o quartzito, o calcário e até o gnaisse, todas comercializadas em placas rústicas, com espessura regular e que não possuem polimento.

Rochas Ornamentais

Principais características das rochas ornamentais

Por conta das rochas ornamentais serem utilizadas como ornamento ou revestimento, esse tipo de material é escolhido principalmente devido às suas características estéticas, posteriormente são utilizadas as características técnicas e, por fim, a disponibilidade comercial.

Por isso, é bem comum que haja uma mudança ao longo do tempo das principais rochas que são extraídas nesse mercado, pois, de acordo com “a moda do momento” diferentes tipos de rocha e cores serão mais utilizados.

Por conta disso, para cada tipo de rocha ornamental existe uma variável por conta dos minerais presentes nelas costumeiramente possuírem uma distribuição heterogênea, o que proporciona um aspecto visual variado dentro de um mesmo tipo de rocha.

As principais características estéticas são:

  • Cor
  • Textura
  • Granulação.

Já as características técnicas são utilizadas de acordo com os ensaios de caracterização tecnológica das rochas ornamentais, quando as mesmas são submetidas a vários ensaios físicos, químicos e mecânicos que vão testar a resistência, durabilidade em relação a erosão e outros parâmetros, para identificar se a rocha vai comprometer ou não a estrutura da construção.

No Brasil, a ABNT cria normas e parâmetros que devem ser atendidos por essas rochas para que elas possam ser aplicadas para determinados tipos de construção e de material. Quando há um erro na escolha do material, ele pode apresentar manchas, quebras e até comprometer a obra.

Já as características comerciais variam bastante, mesmo se o material for igual, pois, como já falado anteriormente, dependem da estética. Um bloco de granito, por exemplo, pode variar entre 100 dólares e 1500 dólares, sendo os mais baratos os blocos de cores e aspectos menos valorizados naquele momento e mais caros os mais exóticos, principalmente quando são quartzitos e granitos.


Produção de Rochas Ornamentais

As etapas de produção das rochas ornamentais são:

·         Pesquisa Mineral

·         Extração

·         Beneficiamento Primário

·         Beneficiamento Final

A pesquisa mineral é feita na identificação e quantificação da reserva mineral e se ela possui viabilidade econômica, estética, tecnológica e de mercado para que possa ser extraída.

O beneficiamento primário é feito utilizando a serragem e o final é feito utilizando a resinagem, o polimento e o corte. Após isso, ela é aplicada nas obras, de acordo com os testes tecnológicos utilizados anteriormente, que simulam a erosão por atrito e o ataque químico gerado por produtos de limpeza, líquidos corrosivos e outros materiais.


Métodos de lavra

Existem vários métodos de lavra das rochas ornamentais, que são aplicados de acordo com as condições geológicas e estruturais. Cada um possui diferentes custos operacionais. Eles podem ser subdivididos de acordo com a imagem abaixo

métodos de lavra de rochas ornamentais

O mais utilizado no Brasil é o método de lavra utilizando maciços de bancada alta, sendo combinado com o de painéis verticais, embora existam também exemplos dos diversos outros.

A principal tecnologia para extrair os blocos de rocha é o corte utilizando fio diamantado, tanto para cortes primários e isolamento de grandes volumes de rocha do maciço, quanto para secundários e subdivisão deles em pranchas e separação em blocos para produção de lavras polidas. Além deles, são utilizados explosivos, perfuração, inserção de cunhas para cortes secundários, entre outros métodos.


Beneficiamento

A preparação do bloco para serragem é geralmente um simples aparelhamento para eliminar as bordas, deixando as superfícies laterais lisas. Por vezes também é feito o envelopamento do material com resinas especiais, principalmente para materiais exóticos, que podem ser alterados facilmente. Os principais processos de beneficiamento de rochas ornamentais são a serragem, o polimento e o acabamento superficial.


Setor de Rochas Ornamentais no Brasil

A região Nordeste é caracterizada pela elevada produção de rochas ornamentais nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Outros dois que são destaques na produção nacional são o Espírito Santo e Minas Gerais, que são os dois principais polos produtores no país.

Este é um setor que depende bastante da demanda externa e que os três principais países que as rochas ornamentais são exportadas são os EUA, a China e a Itália.

Essas exportações acontecem principalmente pelos portos de Santos, Vitória, do Rio de Janeiro, Sepetiba, Recife e Fortaleza. Se você quer entrar no ramo de pesquisa e exploração de rochas ornamentais, entre em contato conosco, somos especialistas nesse assunto!

Comments (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre

Gossan: depósitos minerais também chamados de chapéu de ferro.