Skip to main content
Prospecção Mineral: Saiba tudo sobre!
12/10/2019
• Atualizado em 12/10/2019
4 minutos para ler

Prospecção Mineral: Saiba tudo sobre!

Os métodos de prospecção mineral são diversos, eles dependem bastante do tipo de minério que está sendo prospectado, mas também das características geológicas da região e de diversos outros detalhes que devem ser levadas em consideração pelos geólogos.

A mineração representa uma das atividades mais importantes do país, contribuindo com uma bela parcela do PIB nacional. Mas, para que uma mina seja aberta, antes mesmo do requerimento de pesquisa mineral, é preciso entender e fazer um planejamento de pesquisa para aquela determinada área a ser pesquisada.

No conteúdo de hoje iremos explicar o que é prospecção mineral e quais são os métodos de se realizar esta atividade, para saber mais, leia até o fim.

O que é a prospecção mineral?

Resumidamente, a prospecção mineral é a escolha preliminar de áreas com potencial geológico para produção mineral. É a etapa mais barata e de maior risco de todo o processo minerário, mas também pode ser, em muitos casos, a etapa mais importante também, dependendo do modo em que é feita.

É ela que irá definir os melhores alvos de uma região para que o mapeamento geológico seja feito e também uma possível geofísica seja realizada, para posteriormente se realizar a sondagem e poder ter a comprovação se há minério ou não, economizando muito dinheiro nas etapas seguintes.

Onde estão os recursos minerais?

Absolutamente tudo em nossa volta possui, seja no produto em si, ou durante a produção, a participação de algum bem mineral. Desde a areia, argila e a pedra britada usada na construção civil até os metais mais preciosos, necessitam ser extraídos da natureza.

Para que haja a extração desses bens minerais, no entanto, é preciso que uma longa cadeia de etapas seja cumprida com sucesso. Esta série de etapas se inicia com a atividade tema desse post, por isso a importância de entender o que é prospecção mineral.

A prospecção, de modo simples, nada mais é que a procura de pontos no planeta que possam oferecer algum tipo de minério, que por definição, é qualquer mineral que possa ser extraído, comercializado e que gere lucros. Ela pode ser feita por meio de vários métodos e normalmente combina várias técnicas usadas tanto em tipos distintos de minério, quanto em tipos específicos.

prospecção mineral

Prospecção mineral: como é realizada e quais os principais métodos?

Os métodos de prospecção mineral utilizam vários tipos de tecnologias, desde uma biblioteca a voos aéreos ou geofísica com drone. Pesquisar sobre as áreas de interesse na bibliografia já publicada pode ser uma excelente forma de eliminar logo no início várias regiões sem nenhum potencial produtivo.

Outra informação muito importante que pode estar publicada em algum artigo é sobre a produção média de uma determinada substância na região em que se pretende empreender. Saber comparar e analisar a produção das minas localizadas ao longo do alvo também é uma excelente forma de se realizar a prospecção mineral.

Outras ferramentas muito úteis estão na geofísica, tanto terrestre como aérea e na obtenção de imagens multiespectrais da área.

A geofísica também é largamente usada na exploração de alguns minerais de minério metálicos para a pesquisa de recursos minerais. Nas ocasiões em que se suspeitar a presença destes minérios, métodos geofísicos como a eletrorresistividade e eletromagnetismo serão muito úteis na identificação destes pontos mais enriquecidos nestes minérios.

Tratando-se de fotos aéreas, é possível identificar contrastes geológicos com uma simples análise do relevo em planta, por exemplo. Suponhamos um depósito enriquecido em ferro em uma determinada área. A foto possivelmente irá identificar variações acentuadas do relevo nestas regiões, delimitando melhor os possíveis depósitos.

Outra técnica muito usada atualmente está na obtenção de imagens multiespectrais para se realizar a prospecção mineral, podendo ser imagens com diferentes composições de banda ou com diferentes dados geofísicos e outras imagens. Dessa forma, deve se realizar o processamento de imagens para a prospecção mineral para se extrair as melhores informações dos mesmos.

Estas imagens são captadas por sensores específicos que conseguem reter ondas eletromagnéticas que não são visíveis a olho nu e que podem ser muito úteis na identificação dos minerais presentes em determinadas regiões do globo.

Imagem mostrando a geofísica área, etapa da prospecção mineral

Quais os métodos mais comuns para a prospecção mineral?

É possível alcançar esses alvos de valor econômico de vários modos variados custos. Mas, antes de todo esse processo, é necessário que se tenha primeiramente o requerimento da área que se deseja explorar. Alguns dos modos mais comuns serão mostrados abaixo:

Prospecção Geofísica

A prospecção geofísica usa de dados geofísicos obtidos por vários tipos de aparelhos em diversos tamanhos e escala.

Podem ser desde mapas magnéticos, de emissão de partículas radioativas e diferença de densidades obtidos por aeronaves a até informações de terreno obtidas por meios elétricos em uma escala mais local, usando aparelhos operados por pessoas em solo.

Os custos dos meios geofísicos são dos mais variados, onde os levantamentos feitos por vôos são os mais caros, enquanto métodos mais locais apresentam preços bem baixos e acessíveis.

Para saber mais, confira o vídeo abaixo em que o geólogo da Geoscan Ricardo Braga, explica na prática como funciona a geofísica aplicada a prospecção mineral.

Prospecção Geoquímica

A prospecção geoquímica irá estudar as características químicas das rochas para tentar encontrar alvos de interesse econômico. Na geologia, muitos depósitos ao se formarem, acabando apresentam zoneamentos químicos que apontam para o minério.

Ela é usada principalmente na prospecção de metais. Os preços também são muito variáveis, mas quase sempre mais baratos que na prospecção geofísica.

Mapeamento Geológico

Esse é o meio que pode apresentar os melhores resultados a custos relativamente baixos. O mapeamento geológico visa na coleta dados durante as campanhas de campo que serão usados para encontrar áreas de interesse mineral.

Os dados de campo podem ser conseguidos ao analisar pequenos pontos em que afloram as rochas, cortes de estrada e até mesmo minerações da região, quando possível.

Campanha de Sondagem

É o método mais comum na prospecção da maioria das substâncias extraídas pela mineração. Os custos variam de acordo com o tipo de rocha que será perfurada e a profundidade que se pretende alcançar.

São capazes de oferecer informações muito importantes da configuração 3D abaixo da superfície. Com esses dados, o geólogo consegue realizar o modelamento geológico 3d, que vai auxiliar o empreendedor a identificar as melhores áreas para iniciar a exploração mineral.

Prospecção Mineral: Passo a passo mais comum

Existem diversos métodos de prospecção mineral, o ideal é que eles sejam utilizados em conjunto para que se possa ter os melhores dados possíveis e assim iniciar o processo de prospecção e pesquisa mineral.

As etapas são:

  1. A pesquisa bibliográfica, que vai buscar os tipos de ocorrência mineral e estudos já realizados na região
  2. A análise de imagens de satélites, utilizando diferentes sensores espectrais, sendo eles principalmente parâmetros geofísicos, que irão ser processados e interpretados e vão variar dependendo do minério a ser prospectado.
  3. A elaboração de um mapa para se realizar o mapeamento geológico, buscando constatar algumas informações obtidas em escritório
  4. O mapeamento geológico, para identificar as rochas, minerais, feições do terreno e outras características da área a ser prospectada.
  5. geofísica terrestre (a depender do tipo de minério), para identificar até que profundidade ele pode se estender
  6. A sondagem rotativa, que irá ser realizada nos alvos onde a geofísica terrestre vai indicar e vai atestar a presença de minério ou não.

Ao final de todo esse processo, você deve enviar para a ANM o relatório final de pesquisa mineral.

Conclusão

A prospecção mineral é o primeiro passo para descobrir possíveis jazidas minerais. Mas, como visto nesse post, antes dela se torna necessário requerer a área que você quer explorar. Além disso, existem diferentes métodos para se realizar a prospecção mineral,  eles vão variar de acordo com a região e com o minério que pretende ser descoberto.

Para descobrir qual o método ideal para o minério que você quer pesquisar, o ideal é você contratar uma consultoria mineral ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço, para isso, entre em contato conosco!

Comments (16)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre

Gossan: depósitos minerais também chamados de chapéu de ferro.