Radiométricos

Gamaespectrometria: entenda o que é esse método.

A gamaespectrometria é uma investigação geofísica que vai medir as fontes de radiação daquele determinado material, as principais fontes de radiação gama detectadas na superfície terrestre provêm da desintegração natural do potássio (40K) e dos elementos da série do urânio (238U) e do tório (232Th).

A contagem total da radiação vai ser obtida através de um espectrômetro, pela medida de todos os raios gama dentro da janela de energia de 0,41 a 2,81 MeV. Neste intervalo, cada um desses três elementos se concentra em picos de energias diferentes.

A tabela abaixo mostra as diferentes concentrações das principais fontes de radiação gama e foi modificada de Dickson & Scott 1997.

gamaespectrometria

Características da Gamaespectrometria

A radiação gama no solo é inversamente proporcional a densidade do meio que atravessa, sendo que qualquer matéria contida entre o emissor e o sensor pode afetar a detecção dos raios gama. Com isso, as medições são extremamente superficiais, tendo um alcance médio de 30 a 40 centímetros de profundidade.

Após as correções os produtos obtidos podem auxiliar bastante em informações sobre a composição das unidades litológicas aflorantes de uma determinada região. Assim como, sobre a localização de regiões com maior ou menor concentração de um elemento, que podem delimitar áreas de interesse para a exploração a partir do minério que está se buscando.


PRINCIPAL APLICAÇÃO

A principal aplicação da gamaespectrometria é o chamado mapa ternário dos elementos radiométricos, que é gerado a partir da associação de determinadas cores a camada um dos radioelementos.

Geralmente sendo as cores RGB (Red, Green e Blue), para o K (%) e o tório e urânio em (ppm). Dessa forma as cores se associam a cada um dos vértices de um triângulo equilátero, com gradações variando de acordo com cada um dos elementos.

Abaixo segue um exemplo de mapa ternário, retirado da dissertação de Silva (2014) – Interpretação Geológica e geofísica da área de influência da usina hidrelétrica de Irapé, Minas Gerais.

Mapa aerogeofísico de gamaespectrometria

Principais utilizações do método gamaespectrométrico:

  • estudo de assinatura radiométrica de intrusões ígneas aflorantes;
  • prospecção mineral;
  • auxiliar na determinação dos limites geológicos de grandes estruturas;
  • caracterização de áreas com alteração hidrotermal.

Se você precisa desse serviço, conte conosco!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.