Skip to main content
Magdrone: entenda o que é e como funciona
07/02/2023
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Magdrone: entenda o que é e como funciona

As tecnologias que estão sendo desenvolvidas com os drones nos últimos anos vêm sendo cada vez mais utilizadas em diversas áreas do conhecimento, entre elas, a pesquisa mineral. Nessa área do conhecimento, o Magdrone é um dos equipamentos mais utilizados.

Ele é um kit de pesquisa que pode ser acoplado em diferentes tipos de drones com o objetivo de realizar uma levantamento magnetométrico aéreo em uma determinada região. A magnetometria aérea tem diversas vantagens como, redução de custos, maior segurança, possibilidade de acesso a áreas remotas, precisão adequada para uma pesquisa em áreas de grandes proporções, entre outras. Para saber mais sobre o Magdrone, leia este conteúdo até o fim!

Como funciona o magdrone?

O Magdrone é basicamente um drone que consegue acoplar um magnetômetro e com isso realizar a magnetometria, que é um método geofísico, de maneira aérea. Ele consiste de um kit com GPS, baterias recarregáveis, cartão SD interno e tubos sensores para fazer isso, principalmente com drones de pesquisa de pequeno e médio tamanho.

Com isso, o geólogo ou geofísico responsável pelo levantamento, podem realizar um estudo prévio da área e traçar as melhores rotas de voo possíveis, com o objetivo de cobrir toda a área e após o processamento dos dados, caso encontre alguma anomalia geofísica utilizando este método, realizar pesquisas mais específicas para entender essa ocorrência, como a própria geofísica terrestre.

magdrone

Magdrone e suas especificidades

Para utilização do Magdrone, existem uma série de drones que podem ser adquiridos e também diferentes magnetomêtros que podem ser acoplados a ele, dessa forma, é necessário uma equipe especialista em geologia e geofísica para saber qual equipamento vai ser mais preciso e melhor aproveitado a depender do projeto a ser executado.

Alguns dos pontos mais relevantes que devem ser levados em conta antes da realização de um projeto utilizando o Magdrone são:

  • Tempo de voo: o tempo de voo impacta na velocidade em que o projeto pode ser executado e também na duração dele, dessa forma, é necessário entender o tamanho da área, a duração da bateria e realizar os cálculos do tempo necessário para se realizar a magnetometria área nela dado também todos os desafios que podem ser encontrados no campo;
  • Características do magnetômetro: a depender do trabalho que deve ser realizado, um magnetômetro pode ser mais útil que o outro, pois, eles podem ter características e especificações diferentes onde um pode ter resolução melhor que o outro, ou até mesmo investigar em profundidades maiores, portanto saber as características e entender se elas são adequadas para aquele projeto é essencial;
  • Localização da área e clima: o clima pode impactar no levantamento aéreo com o drone, já a localização da área pode impactar na duração do projeto, a depender dos acessos possíveis de serem encontrados nela, da inclinação do terreno e de vários outros fatores.

Se você quer contar com uma equipe especializada em fazer levantamentos com Magdrone, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Magnetometria Aérea Com Drone: entenda o que é

Magnetometria Aérea Com Drone: entenda o que é

Aerogeofísica: Quais os benefícios de ser fazer esse levantamento.

Aerogeofísica: Quais os benefícios de ser fazer esse levantamento.