Skip to main content
Magnetometria Aérea Com Drone: entenda o que é
10/01/2022
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Magnetometria Aérea Com Drone: entenda o que é

A Magnetometria Aérea com drones ou Magdrone, é um método geofísico que é utilizado para identificar e classificar anomalias magnéticas na superfície, possibilitando localizar depósitos de minério e estruturas geológicas importantes para a pesquisa mineral.

Dessa forma, o que antes era restrito apenas a levantamentos regionais, agora é possível fazer de maneira locais, com o uso da magnetometria aérea com drone, que também podem ser usados em outros métodos geofísicos. Se quiser saber mais e contar com uma equipe especialista para realizar esse tipo de serviço, leia até o final!

O que é magnetometria?

A magnetometria é um método de investigação geofísica que tem o objetivo de adquirir dados acerca das propriedades magnéticas das rochas que se encontram abaixo da superfície. Dessa forma, a partir de sua composição mineralógica, existem rochas que possuem maior ou menor afinidade com o campo magnético e, através da magnetometria aérea com drone ou terrestre, se torna possível identificá-las.

Cabe ressaltar ainda que este é um método bastante utilizado na prospecção de minério de ferro e outros que estejam associados a esse elemento, pois ele possui grande afinidade com o campo magnético terrestre.

Magnetometria aérea com drone x terrestre: quais as diferenças?

No levantamento magnetométrico terrestre, você vai ter que se limitar a uma área bem menor em relação ao aéreo. Em compensação, o terrestre por ter um espaçamento menor e abranger essa menor área, será mais preciso, contudo ele pode ser extremamente demorado e custoso para áreas um pouco maiores.

Os principais pontos positivos da magnetometria aérea com drone está no seu maior grau de detalhe em relação a levantamentos com helicópteros ou aeronaves e na sua rapidez em relação ao levantamento terrestre.

Dessa forma, a depender da prospecção mineral que está sendo feita e das etapas que estão sendo realizadas, pode fazer bastante sentido realizar uma magnetometria área com drone e, após o processamento e interpretação desse levantamento geofísico, realizar a magnetometria terrestre nos pontos mais anômalos.

É possível ainda combinar a magnetometria terrestre com métodos geofísicos, como o da eletrorresistividade, o método do potencial espontâneo e outros, a depender do contexto geológico local para se ter maiores informações e dados do subsolo.

magnetometria aérea
Exemplo de drone utilizando o método da magnetometria aérea

Resultados da magnetometria aérea com drone

Existem vários resultados possíveis de ser obtidos a partir da magnetometria, eles vão variar de acordo com a metodologia que está sendo empregada e com o objetivo de cada um deles. Os principais são:

  • Amplitude do sinal analítico (ASA): permite mapear as bordas de corpos e é útil principalmente em locais onde a fonte é rasa, geralmente de até 500m de profundidade e a latitude magnética é baixa e a magnetização remanescente é significativa (Li,2006).
  • Primeira derivada vertical: é utilizada principalmente para delimitar estruturas geológicas que ocorrem na direção vertical da área, dessa forma podem-se definir os limites das anomalias magnéticas e destacar as altas frequências com baixo comprimento de onda evidenciando fontes mais rasas, geralmente de até 500m de profundidade, em detrimento das fontes mais profundas da região de estudo.
  • Campo Magnético Anômalo (CMA): é realizado para medir o campo magnético e com intuito de identificar anomalias negativas e positivas na área, em alguns casos costuma ocorrer o efeito dipolar que mostra zonas anômalas negativas (geralmente em azul) e zonas com anomalia positivas (em vermelho), indicando possíveis locais para visita do geólogo durante o mapeamento geológico caso esse dado tenha sido obtido a partir da magnetometria aérea.

Se você quer contar com uma equipe de especialistas para realizar o serviço de magnetometria aérea com drone, entre em contato conosco! Utilizamos equipamentos e tecnologia de ponta para a realização desse serviço e também de outros relacionados a geofísica e a pesquisa mineral.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Magdrone: entenda o que é e como funciona

Magdrone: entenda o que é e como funciona

Aerogeofísica: Quais os benefícios de ser fazer esse levantamento.

Aerogeofísica: Quais os benefícios de ser fazer esse levantamento.