Skip to main content
Geofísica para ouro
18/12/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Geofísica para ouro

A prospecção geofísica para ouro e para diversos outros minérios, principalmente os metálicos está sendo cada vez mais utilizada no Brasil e em diversos outros países principalmente devido aos excelentes resultados e a possibilidade de realizar uma boa correlação com o contexto geológico local da área mineralizada.

Dessa forma, desde as grandes mineradoras até mineradoras de pequeno porte ou mesmo garimpeiros estão fazendo a contratação de consultorias especializadas na aquisição de dados geofísicos para o minério de ouro.

Neste texto, confira quais são os principais métodos geofísicos aplicados na prospecção de ouro e saiba quais são as vantagens de contratar uma empresa especializada em geofísica para prospecção mineral.


Geofísica para ouro: principais métodos aplicados

Os principais métodos geofísicos para a pesquisa de ouro são o método da eletrorresistividade, que costuma ser utilizado juntamente com o método da polarização induzida.

Com o planejamento das linhas geofísicas, a profundidade de investigação, o espaçamento dos eletrodos e a aquisição de dados adequadas, quando estes dois métodos são utilizados em conjunto, eles costumam fornecer excelentes resultados para que se possam realizar as sondagens na mineração.

Eletrorresistividade

A resistividade é basicamente a dificuldade que um material apresenta em função da passagem de corrente elétrica, dessa forma, devido a diversos fatores, como a composição mineralógica da rocha, a resistividade vai variar e pode ser utilizada para identificar descontinuidades horizontais e verticais das propriedades elétricas da região e também na detecção de corpos tridimensionais de condutividade anômala.

Portanto, para o caso da resistividade, em alguns minerais como grafita, óxidos e sulfetos são excelente condutores, apresentando uma redução de resistividade quando presentes em grandes quantidades (MILSOM, 2006).

Polarização Induzida

A polarização induzida ocorre quando um material é submetido a passagem de uma corrente elétrica e armazena uma carta quantidade de energia, essa energia é dissipada ao meio novamente em diferentes intervalos de tempo e a polarização induzida vai basicamente medir esse intervalo.

Dessa forma, a polarização induzida vai medir a intensidade do fenômeno de polarização elétrica, se baseando nos materiais geológicos que acumulam cargas (KNODEL et al, 2007). Além destes dois métodos, um terceiro utilizado, mas não muito comum é o método eletromagnético.

geofísica-para-ouro
Geofísica para ouro: aplicação dos métodos de eletrorresistividade e polarização induzida.

Tomografia Elétrica Para Ouro

A técnica que costuma ser utilizada para os dois métodos geofísicas citados acima é a tomografia elétrica, que gera como resultado uma modelagem bidimensional da superfície, onde são consideradas mudanças verticais e laterais em relação a resistividade e a polarização induzida, sendo geradas mapas planos, com uma ou mais profundidades, chamados de pseudo-seções.

Devido as propriedades físicas e químicas do minério de ouro, ele pode ser encontrado em zonas que vão marcar uma baixa resistividade, quando é utilizado o método de eletrorresistividade e uma alta cargabilidade, para o método de polarização induzida.

Contudo, cabe ressaltar que o contexto geológico da região é muito importante para essas situações, principalmente para definir a profundidade de investigação, o planejamento e a direção das linhas geofísicas e o espaçamento entre os eletrodos, que vai definir qual a precisão do estudo realizado, pois, quanto menor é o espaçamento, em maior detalhe a prospecção geofísica para ouro é realizada.

Porque utilizar geofísica para minério de ouro?

A geofísica se mostra cada vez mais uma ferramenta imprescindível para a descoberta de minério de ouro e jazidas, principalmente naquelas em que o minério ocorre em grandes profundidades. Além disso, ela costuma ser bastante utilizada para a pesquisa mineral de ouro quando este tipo de minério ocorre em veios.

Dessa forma, com tudo que foi abordado anteriormente neste conteúdo, a geofísica e os métodos citados acima são uma excelente alternativa para realizar a prospecção mineral deste minério.

Se você possui um requerimento mineral, lavra garimpeira ou até mesmo é proprietário de um terreno e já encontrou ou suspeita que sua área pode ter indícios de ouro, conte conosco, somos especialistas na pesquisa mineral e na prospecção geofísica para ouro, para maiores informações, entre em contato!

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Geofísica Aplicada à Prospecção e Pesquisa Mineral

Geofísica Aplicada à Prospecção e Pesquisa Mineral

Georadar: entenda o que é e como funciona

Georadar: entenda o que é e como funciona

Métodos geofísicos aplicados a energia renovável: conheça mais sobre

Métodos geofísicos aplicados a energia renovável: conheça mais sobre

Lidar aplicado a engenharia: saiba o que é e  entenda mais sobre.

Lidar aplicado a engenharia: saiba o que é e entenda mais sobre.