Ouro no Brasil: Entenda como está a exploração desse minério.

OURO NO BRASIL

Não é de hoje que conhecemos o Brasil como uma terra rica em minerais e o ouro é um deles.

Mas será que ele ainda está presente nessa terra tão rica?

O texto abaixo vai te explicar a história e o status atual desse mineral tão valioso.

O ouro é um dos minerais mais preciosos do mundo e foi encontrado no Brasil há um bastante tempo. A busca para encontra-lo começou no Brasil colônia e até os dias atuais ele é um dos bens minerais mais cobiçados no país.

Diferentes métodos são utilizados para pesquisar esse mineral, como, a geofísica, o mapeamento geológico, entre outros.

No artigo de hoje vamos ver a sua história, dos tempos antigos até os atuais, mostrando como está o mercado para esse valioso mineral.

A história do ouro no Brasil

A economia açucareira era a atividade predominante da colônia e o interesse metropolitano estava inteiramente voltado para o seu desenvolvimento. Porém, a partir de meados do século XVII, o açúcar brasileiro sofreu a forte concorrência nas colônias do Caribe (os holandeses, expulsos do país, foram produzir nessas ilhas), fazendo com que a Coroa portuguesa voltasse a estimular a descoberta de metais.

Os primeiros grandes depósitos de ouro foram encontrados em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Dessa forma, após o declínio da exploração da cana-de-açúcar, a descoberta do ouro no brasil impulsionou a extração e exportação dos minérios, tornando essa atividade a principal desta fase colonial.

Durante o auge do período de exploração, vários povoados foram fundados e começou a acontecer uma ocupação do território mais adentro e não apenas no litoral como se fazia até então.

A produção

Até o  século passado..

O Brasil foi o maior produtor mundial de ouro chegando a produzir 16 toneladas anuais provenientes principalmente de aluviões e outros depósitos superficiais explorados pelos Bandeirantes na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. Foi também nesta região que se instalou a primeira mina subterrânea do Brasil – Mina de Morro Velho – operada pela St John D’El Rey Mining Co. Desde o início da operação da mesma, em 1834, até hoje já foram produzidas 470 toneladas de ouro representando aproximadamente 25% da produção brasileira acumulada no mesmo período (Vieira e Oliveira, 1988, Lobato et al., 2001).

Foi somente a partir dos anos 80, com a descoberta do garimpo de Serra Pelada, que a produção brasileira saltou de cerca de 20 toneladas para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80. Este crescimento foi fomentado pela forte tendência de aumento do preço do ouro no mundo que chegou a atingir mais de U$ 1000,00 em 1980.

Gráfico da produção de ouro no brasil

Status atual do ouro no brasil

Segundo a ANM, o Brasil produz, em média, 81,2 toneladas por ano. Duas empresas concentram 51% da extração de ouro no Brasil. A principal é a canadense Kinross, a outra é a sul-africana AngloGold. Os pequenos garimpos, por sua vez, correspondem a cerca de 10% da produção no país.

De acordo com o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), grande parte deste ouro é exportado para outros países. Os principais compradores são a Alemanha​, que comprou, em 2018, cerca de 20% do ouro minerado no país, seguido pelo Reino Unido e pela Suíça.

Produção de ouro de 2007 a 2018 no Brasil

Onde o ouro pode ser encontrado no Brasil?

Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão. Porém, como a geologia de detalhe do Brasil ainda não é conhecida, podem existir jazidas de ouro em outros estados.

Diversos projetos, nas mais variadas regiões do Brasil tem foco na extração de ouro. No Rio Grande do Norte, especificamente em Currais Novos, começando a operação em meados de 2020.

Estima-se a extração de 2 milhões toneladas de minério bruto, produzindo 1,8 t a 2,1 t por ano, durante os próximos 12 anos. A Yamana, com a sua controlada Jacobina mineração, tem expandido a sua produção, pretendendo chegar a 225 mil onças/ano. A Eldorado Gold , em um empreendimento localizado em Itaiatuba (PA), com uma mina a céu aberto, prevê a produção de 160 mil onças anuais.

Que tipo de rocha se encontra ouro?

Existem diversos tipos de rocha onde podem ser encontradas jazidas de ouro, esses são classificados em função de diferentes processos geológicos que atuam durante a sua formação. Alguns deles são mais conhecidos porque possuem mais comumente esse minério, sendo um deles, o ouro associado a veios de quartzo.

Os tipos de depósitos minerais onde se pode encontrar o ouro são:

  • Depósitos hidrotermais epigenéticos, que são formados associados a soluções salinas aquecidas
  • Depósitos porfiríticos, que ocorrem próximo de intrusões dioríticas ou graníticas de textura porfiritíca
  • Depósitos metamórficos de contato (escarníticos) formado pela intrusão de rochas plutônicas em calcários impuros
  • Depósitos de óxidos de ferro-cobre-ouro (IOCG)
  • Depósitos de placer, nos quais os minerais são removidos, transportados e se concentram a partir de suas propriedades físicas, sendo comum em leitos de rio.

Quanto ouro ainda existe no Brasil?

Na média, a extração de ouro no país movimenta R$ 14,2 bilhões por ano no Brasil.

Com todos os projetos citados anteriormente é notório perceber o quão promissor é o mercado da mineração de ouro no Brasil para os próximos anos. Cada dia mais tem-se investido em pesquisa mineral, principalmente na região Amazônica e no estado do Pará e outros estados da região Amazônica. Em algumas regiões desses locais a geologia de detalhe ainda não é conhecida e com isso, não se sabe ao certo as ocorrências minerais na região

Recentemente, a Aura Minerals, mineradora canadense de Ouro que tem diversos projetos na região de Mato Grosso foi listada na Bolsa de Valores Brasileira, dessa forma, a mesma vai conseguir mais recursos para investir na exploração mineral.

Além dela, nos últimos meses a Cabral Gold está relatando novas informações do seu projeto de ouro no estado do Pará, este já está na fase de sondagem.

Dessa forma, nota-se que não há como informa com certeza quanto ouro ainda existe no Brasil, mas é notável que com mais conhecimento geológico e mais pesquisas, Novas Serras Peladas podem existir, colocando o Brasil mais uma vez entre os primeiros na exploração do metal.

Mina de Ouro no Brasil

A AngloGold produz no Brasil perto de 15,5 toneladas de ouro por ano e, como organização, é a terceira produtora global.

A mineradora possui minas de ouro nas cidades de Sabará, Caeté e Santa Bárbara no Estado de Minas Gerais que produz 75% total do montante citado anteriormente.

A Great Panther Mining Limited produziu o equivalente a 147 mil onças de ouro em 2019, um crescimento de 182% na comparação a 2018 e impulsionada pela aquisição da mina brasileira de Tucano, com a produção em Tucano no 4º trimestre de 2019 sendo de 34 mil onças de ouro.

Em 2019, a Vale vendeu 458 mil toneladas de ouro como subproduto somado em suas operações no ano de 2019. Apesar do foco da mineradora ser cobre e ferro, como existe ouro associado principalmente a várias minas de cobre, ele é extraído como subproduto e também vendido pela empresa.

Suas principais operações estão no estado de Minas Gerais e no estado do Pará.

Como encontrar ouro no Brasil?

Existem diferentes formas de encontrar ouro.

Para encontrar o ouro em pequenas quantidades, ou seja, para extrair ouro como garimpo, geralmente ele é procurado em:

  • Leitos de Rios;
  • Musgos e Raizes;
  • Rejeitos de garimpos antigos;
  • Cascalhos;
  • Buracos e fendas de rochas.

Geralmente, nestes casos é realizado o processo de bateamento ou é criada uma calha, para poder acumular o ouro e separar apenas ele.

Para encontrar ouro em grandes quantidades ou minas de ouro os métodos mais comuns são:

Esses métodos são os mais comuns para se realizar a prospecção de minerais, principalmente metálicos. Com eles realizados, você vai poder saber se naquela determinada área existe ouro ou não e se ele tem quantidade suficiente para poder ser extraído.

Para todos esses estudos, é importante você ser auxiliado por uma empresa especialista em pesquisa mineral.

A Geoscan é uma empresa especializada em prospecção e pesquisa mineral, com diversos trabalhos já realizados e pesquisas de sucesso para minérios como cobre, ouro e manganês, se você quer realizar um trabalho de pesquisa mineral de competência e qualidade, entre em contato conosco.

Powered by Rock Convert

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.