Skip to main content
QA/QC: Entenda o que é e para que serve
18/11/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

QA/QC: Entenda o que é e para que serve

O QA/QC é a sigla para “quality assurance and quality control”, que em português significa por controle e garantia de qualidade. Ele é utilizado na mineração e na produção industrial e é uma regra para o trabalho com dados da pesquisa e exploração mineral em vários países.


Como funciona o QA/QC?

Na mineração, o QA/QC funciona sendo uma orientação relacionada aos procedimentos, técnicas e ferramentas para os trabalhos de amostragem, banco de dados, ensaios de laboratórios e quaisquer estudos relacionados a exploração de recursos minerais e a prospecção mineral, com o intuito de assegurar o controle de qualidade e segurança dessas informações e fazer com que os dados possam estar com a máxima qualidade possível.

Ele é essencial, pois, a partir dos dados bem organizados e preparados para passarem por auditorias tanto internas quanto externas, existe uma maior transparência dos mesmos e isso faz com que potenciais investidores naquele projeto mineral tenham maior segurança ao realizar o investimento.

Dessa forma, atualmente, além da transparência e do controle dos dados, ele funciona também como uma “forma de atração de investidores”, sendo uma garantia de que os dados fornecidos pela empresa relativas as pesquisas e trabalhos realizados naquele projeto são confiáveis e verdadeiros, sem ter nenhum tipo de manipulação ou fraude.


QA/QC

Principais ferramentas do QA/QC

As principais ferramentas do QA/QC estão na verdade no controle estatístico, na amostragem e na organização dos dados. Dessa forma, através da estatística são utilizados:

  • Padrões: Para o controle da exatidão dos dados;
  • Brancos: Utilizados para controlar potenciais contaminações;
  • Duplicatas: Utilizadas para garantir a precisão através da repetibilidade dos dados;
  • Duplicatas de check -assay: Usadas para garantir o controle de precisão, porém relacionadas a reprodutibilidade dos dados.

Qual o objetivo do QA/QC?

O objetivo do QA/QC é garantir a confiabilidade nos dados para que se o projeto chegar até a fase de lavra e entrar em operação, os dados como teor de minério e quantidade de reserva mineral sejam confiáveis e estejam de acordo com o que foi calculado anteriormente.


Quais as áreas de aplicação do QA/QC na mineração?

O QA/QC pode ser aplicado a diversas etapas na pesquisa e exploração mineral, de uma maneira geral elas são:

  • Pesquisa mineral: Para dados de amostragem, descrição de testemunho de sondagem, banco de dados, desvio de sondagem, entre outros.;
  • Análises químicas: Utilizadas para a preparação, as duplicatas, entre outros;
  • Banco de dados: Utilizado para garantir as boas práticas de armazenamento de informações e o controle organizado do banco de dados;
  • Modelagem Geológica 3d: Utilizado para dados de sondagem, descrição de amostras, teor do minério, densidade, entre outros.

Por fim, cabe ressaltar que ele é utilizado nos códigos e normas internacionais, os mais conhecidos são o JORC e o NI-43-101 e mesmo empresas pequenas podem utilizar o QAQC como forma de medida de risco, para fazer o controle de qualidade interno e ter um maior grau de confiança nos dados.

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre