Skip to main content
Magnetometria: Entenda o que é.
26/06/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Magnetometria: Entenda o que é.

A magnetometria é uma técnica geofísica que tem o objetivo de investigar a geologia com base nas variações locais do campo magnético terrestre e das propriedades magnéticas das rochas e estruturas geológicas que ocorrem na subsuperfície. Essas variações criam anomalias que podem indicar a presença de minérios.

O que é a magnetometria?

A magnetometria é um método de investigação geofísica que tem o objetivo de investigar a geologia com base nas anomalias do campo magnético terrestre e das propriedades magnéticas das rochas em subsuperficie.

O magnetismo é uma propriedade que tem origem na estrutura atômica dos minerais e ela define como o material irá se comportar na presença de um outro campo magnético.

Dessa forma, existem três classificações possíveis para o comportamento magnético dos materiais:

  • Diamagnéticos: São materiais que estabelecem em seus átomos um campo magnético no sentido contrário ao que foi submetido e que desaparece assim que o campo externo é removido.
  • Paramagnéticos: São materiais que ao se submeterem a um campo magnético externo estabelecem em seus átomos um campo magnético que se alinha no mesmo sentido e que também desaparece assim que o campo externo é removido.
  • Ferromagnéticos: São matérias que ao serem submetidos a um campo magnético externo, adquirem um campo magnético no mesmo sentido do campo que foram submetidos e estes permanece quando o campo externo é removido.

Portanto, a magnetometria irá medir a susceptibilidade magnética dos diferentes tipos de minerais presentes nas rochas, tendo afinidade maior com a magnetita e principalmente com outros tipos de minerais ferromagnéticos, mas também podendo ser utilizada para minérios de manganês, entre outros.

Alguns exemplos de minerais ferromagnéticos são:

Magnetometria

Levantamento magnetométrico

Os levantamentos magnetométricos terrestres são geralmente realizados sobre áreas relativamente pequenas, sobre alvos predefinidos e com espaçamento entre as medidas de, geralmente, entre 10 e 100 metros.

Para dados aeromagnetométricos o espaçamento entre as linhas de voo depende do grau de detalhe exigido para o alvo de exploração desejado e dos recursos financeiros disponíveis. Para o reconhecimento de áreas, geralmente são realizados espaçamentos entre 1 e 2 km, e para levantamentos de detalhe as linhas são espaçadas de 100 a 250 metros. Cabe ressaltar que a altura do voo deve ser a mais baixa possível, de modo que não afete a segurança do levantamento.

Atualmente existem levantamentos sendo realizados a partir de VANTs que irão acoplar o magnetômetro para realizar o levantamento. Estes conseguem dar um maior grau de detalhe em relação aos levantamentos com helicópteros ou aeronaves e conseguem percorrer áreas maiores que o levantamento terrestre.

Magnetometria
Levantamento Magnetométrico com VANT

Dados magnetométricos

De acordo com Sampaio et al. (2000), as medidas de magnetização são realizadas basicamente por três métodos: 1) métodos indutivos; 2) através da força do deslocamento quando um material é submetido a um gradiente de campo magnético; e 3) por uma variação de alguma propriedade intrínseca do material.

A magnetometria mede a susceptibilidade magnética, que é uma grandeza adimensional que indica o grau de magnetização a ser induzido em determinado material uma vez inserido um campo magnético externo.

A maior afinidade desse método é sempre com as rochas cristalinas, em especial básicas e ultrabásicas. Já sua menor afinidade está relacionada com as rochas sedimentares e consequentemente com as metassedimentares, que são praticamente transparentes nesse método.

Quando dominam coberturas sedimentares ou metassedimentares, as assinaturas que formam o relevo magnético, vem quase sempre de seu embasamento cristalino.

Resultados do levantamento magnetométrico

Os principais produtos do levantamento magnetométrico são:

  • Amplitude do sinal analítico (ASA)
    A amplitude do sinal analítico permite mapear as bordas de corpos e é útil principalmente em locais onde a fonte é rasa, geralmente de até 500m de profundidade e a latitude magnética é baixa e a magnetização remanescente é significativa (Li,2006).
  • Primeira derivada vertical
    A primeira derivada vertical é utilizada principalmente para delimitar estruturas geológicas que ocorrem na direção vertical da área, dessa forma podem-se definir os limites das anomalias magnéticas e destacar as altas frequências com baixo comprimento de onda evidenciando fontes mais rasas, geralmente de até 500m de profundidade, em detrimento das fontes mais profundas da região de estudo.
  • Campo Magnético Anômalo (CMA)
    O campo magnético anômalo é realizado para medir o campo magnético e com intuito de identificar anomalias negativas e positivas na área, em alguns casos costuma ocorrer o efeito dipolar que mostra zonas anômalas negativas (geralmente em azul) e zonas com anomalia positivas (em vermelho), indicando possíveis locais para visita do geólogo durante o mapeamento geológico.

Cabe ressaltar que a magnetometria não é um método que costuma ser utilizado isoladamente. Além deste, outros métodos geofísicos são utilizados em conjunto, principalmente na análise pré mapeamento geológico para se identificar possíveis pontos de visita durante o mapeamento.

Magnetometria

Aplicabilidade da magnetometria

Esse método é bastante útil para se definir em grandes áreas lineamentos magnéticos que podem ser indicativos de concentração de minerais ferromagnéticos em contatos geológicos, diques, falhas e lineamentos estruturais, que são definidos por anomalias estreitas e longas, em geral, definidas por altos gradientes.

Além disso, esse método é amplamente utilizado para prospecção de minérios de ferro, níquel, cobalto e pode ser aplicável a prospecção de minerais metálicos de uma maneira geral.

Ele também pode ser utilizado para minérios que não são ferromagnéticos, mas estão associados a minerais ferromagnéticos no contexto geológico da região onde está sendo realizado o levantamento, para isso é imprescindível que se tenha um amplo conhecimento do contexto geológico da região para aplicar o método correto.

Se você está precisando realizar aerogeofísica utilizando o método magnetométrico ou um levantamento magnetométrico terrestre, entre em contato conosco!

Se você quiser saber mais sobre esses e outros temas relacionados a geofísica, pesquisa mineral, geotecnia, entre outros, continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais!

Comments (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Geofísica Aplicada à Prospecção e Pesquisa Mineral

Geofísica Aplicada à Prospecção e Pesquisa Mineral

Georadar: entenda o que é e como funciona

Georadar: entenda o que é e como funciona

Métodos geofísicos aplicados a energia renovável: conheça mais sobre

Métodos geofísicos aplicados a energia renovável: conheça mais sobre