levantamento-geofísico

Levantamento Geofísico: Entenda os diferentes métodos

O levantamento geofísico é basicamente a aplicação de qualquer um dos métodos da geofísica, sendo um dos mais comuns o método da eletrorresistividade. Independente do método, os levantamentos geofísicos podem ser realizados em diferentes ambientes e para diversos objetivos.

Tipos de Levantamentos geofísicos

Os levantamentos geofísicos podem ser subdivididos basicamente em dois tipos:

  • Levantamentos geofísicos terrestres;
  • Levantamentos geofísicos aéreos.

A diferença entre eles dois, como o próprio nome já informa, é que um utilizará veículos aéreos, como VANTS, drones, helicópteros e até mesmo aviões para realizar a medição geofísica, enquanto o outro fará isso através de equipamentos que têm contato direto com o solo.

Levantamento geofísico aéreos

O levantamento geofísico aéreo, como falado anteriormente, pode ser executado por diferentes equipamentos, variando desde drones e VANTS equipados com aparelhos que realizem a medição de um dos métodos geofísicos até helicópteros ou aviões.

A diferença entre eles é principalmente o tamanho da área que deverá ser investigada e a precisão requerida no trabalho, pois, apesar de aviões e helicópteros conseguirem percorrer extensas áreas, a precisão deles é bem menor do que de VANTS e Drones.

levantamentos geofísicos aéreos
Levantamento geofísico aéreo com o drone utilizando o equipamento MagArrow. Fonte: Geometrics.

Levantamentos geofísicos terrestres

Os levantamentos geofísicos terrestres são feitos através de equipamentos que realizam a medida de diferentes propriedades através dos variados métodos geofísicos. Eles estão conectados de alguma forma no solo e conseguem ter uma elevada precisão, porém investigam menores aéreas, pois, precisam de uma logística e planejamento para serem executados.

levantamento geofísico
Levantamento geofísico terrestre, aplicando o método da eletrorresistividade na prospecção mineral

Levantamento Geofísico: Métodos Existentes

Existem diferentes métodos geofísicos, entre eles estão:

Aplicação dos levantamentos geofísicos

Os levantamentos geofísicos podem ser aplicados a diferentes áreas de estudo, entre elas estão:

  • Meio ambiente: por exemplo, na investigação de plumas de contaminação em lagos;
  • Mineração: Na identificação de minérios em elevada profundidade, como, minério de cobre, minério de manganês e de ouro;
  • Engenharia Elétrica: Para o dimensionamento de subestações, na medição da resistividade de solo;
  • Engenharia Civil: Para a determinação do topo rochoso, através do ensaio de sísmica de refração (MASW);
  • Barragens: No monitoramento e investigação da estrutura interna de barragens, para verificar se elas estão estáveis;
  • Para prospecção de petróleo, através dos métodos sísmicos de reflexão.

Se quiser saber mais sobre cada um deles, conheça nosso texto que fala sobre geofísica. Nele, vamos explicar o princípio básico de cada um desses métodos.

Além dele, temos conteúdos no nosso blog que falam sobre cada um desses métodos de maneira mais específica, explicando tudo o que você precisa saber sobre cada um deles e mostrando aplicações práticas, com trabalhos já realizados pela Geoscan. Para acessá-los, basta clicar em algum dos links listados acima no texto.

Por fim, temos ainda nossos cases de sucesso, que mostram trabalhos de geofísica aplicada à barragem e a prospecção mineral. Se você quiser ficar atualizado sobre as novidades referentes ao levantamento geofísico, basta se inscrever na nossa newsletter.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.