MASW

MASW: Geofísica aplicada à Engenharia

O MASW é um método geofísico sísmico não invasivo e não destrutivo que permite investigar até aproximadamente 100 metros de profundidade de maneira contínua. Porém, sua profundidade de investigação depende da fonte de energia e das condições do terreno em que o método será aplicado.

Nesta investigação geofísica, as ondas sísmicas são geradas a partir de uma fonte controlada, como uma explosão ou marreta no solo e se propagam em subsuperfície, retornando à superfície, por refração crítica, quando se deparam com regiões onde existe contraste na passagem das ondas.

Dessa forma, é possível obter a profundidade das interfaces entre meios com diferentes velocidades e desta forma gerar um modelo que represente variações dos materiais em subsuperfície.

MASW
Exemplo de aplicação do MASW

Princípio do método sísmico

A velocidade da propagação de ondas depende das propriedades elásticas do meio, que varia de acordo com seu conteúdo mineral, litologia, porosidade, saturação dos poros e grau de compactação (BURGER et al.2006; KNODEL et al,2007).

A tabela abaixo demonstra a variação da onda P para diferentes materiais (Burger et al, 2006).

Tabela MASW
Tabela com a velocidade da onda P em m/s para diferentes materiais.

Aplicação do MASW

Agora que você já sabe a importância desse método geofísico que utiliza a sísmica e é não destrutivo, que é gerado a partir de uma fonte controlada, como uma explosão ou marreta no solo é igualmente necessário entender quais são suas principais aplicações, tanto na engenharia quanto para outros estudos, pois, como você verá abaixo, ele pode ter diferentes aplicabilidades.

Este método geofísico é ideal para locais com camadas horizontalizadas, dessa forma, é utilizado também para determinar a profundidade do embasamento, localizar canais de rios antigos, determinar a interface e tipos de rochas para fundações ou estruturas de engenharia.

Se você precisa de um ensaio com esse método, contate-nos!

Powered by Rock Convert

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.