Skip to main content
Recursos Minerais: Entenda mais sobre
13/05/2021
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Recursos Minerais: Entenda mais sobre

Os recursos minerais e a história da humanidade andam de lado a lado, pois, desde o Homo Sapiens, nos benefíciamos da natureza de alguma forma. Sem a utilização de minerais, da água, do ar, dos solos e de recursos energéticos, não teríamos como nos desenvolver tecnologicamente.

De uma maneira geral, os recursos minerais representam desde porções relativamente restritas até grandes massas de crosta terrestre onde a própria rocha ou os minerais presentes nela, possuem alguma utilização prática. Nos dias de hoje, a maioria deles é retirado para ser transformado em diversos materiais que são utilizados das mais variadas formas.

Se você quer saber mais sobre este tema, continue lendo este conteúdo.

Recursos minerais: conheça as classificações

Os recursos minerais, essencialmente não renováveis, podem ser classificados de acordo com as propriedades dos materiais e a utilização deles. Eles geralmente são subdivididos em duas grandes classes, sendo compostas pelos metálicos e os não metálicos.

Os recursos minerais metálicos compõe os ferrosos e não ferrosos e contém elementos químicos isolados em compostos que apresentam propriedades maleáveis, ductéis, de fusão, condutividade térmica, entre outras, sendo bastante utilizados pelas mais diversas indústrias de transformação.

Um dos principais exemplos nesse caso são:

Recursos não metálicos

Os recursos minerais não metálicos incluem todos os outros, sendo aqueles utilizados pela indústria química, para alimentos, fertilizantes, fármacos, cosméticos e outros, na industria cível e também, numa concepção mais ampla, até mesmo a água ou diferentes tipos de solos.

Entre os principais estão:

Recursos e reservas minerais

Em relação ao aproveitamento econômico, eles podem ser divididos em diferentes classes, de acordo com o volume de rocha e o grau de conhecimento geológico, técnico e econômico deles. Um dos principais modelos utilizados é o Jorc Code, onde a reserva mineral é uma parte do recurso mineral, que representa volumes de rochas com algumas características que indicam seu aproveitamento econômico.

Já o recurso mineral pode ser dividido em três classes, sendo elas, inferida, indica e medida, na ordem em que elas estão, elas vão indicar o conhecimento geológico, econômico e a confiabilidade nos dados crescente sobre aquele determinado depósito.

Os recursos minerais medidos podem ser também subdividos em diferentes categorias, sendo elas a reserva provada e a reserva provável. A figura abaixo mostra um organograma que explica toda essa divisão.

Como Definir e Reportar Recursos e Reservas Minerais
Fonte: ADIMB

Com todo o estudo feito sobre um recursos mineral, ele pode ser chamado de depósito mineral, que é uma massa ou volume de rocha onde substâncias minerais ou químicas possuem concentração anômala com quantidade suficiente para que haja um potencial mineral econômico.

Quanto maior o teor de um determinado minério ou substância química, mais valioso costuma ser o depósito, pois a maioria deles acabam passando por vários processos de beneficiamento mineral, para que eles possam ser vendidos posteriormente.

Todo o processo de beneficiamento visa eliminar impurezas e em algumas vezes aumentar a concentração de minério para fazer com que o produto seja vendido a um preço maior. A identificação desse tipo de depósito começa com os trabalhos iniciais de pesquisa mineral, quando eles indicam alguma ocorrência, a partir disso, estudos mais detalhados podem ser realizados para investigar se há realmente um potencial mineral ou não.

Se você gostou desse conteúdo e conseguiu aprender mais sobre como são divididos os recursos minerais e sobre reservas minerais, assine nossa newsletter e continue acompanhando os textos do nosso blog!

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre