principais minérios extraídos no Brasil

Saiba quais são os 8 principais minérios extraídos no Brasil

Os principais minérios extraídos no Brasil de acordo com a ANM são:

  1. Ferro
  2. Ouro
  3. Cobre
  4. Manganês
  5. Estanho
  6. Nióbio
  7. Níquel
  8. Alumínio

A soma destes correspondem a 98,6% da produção mineral brasileira que é comercializada. Nesse post, iremos comentar sobre os principais estados em que cada um deles é retirado e suas principais aplicações.


Minério de Ouro

Atualmente, o Brasil está em 11° lugar na exploração de ouro e tem diversas áreas relativamente pouco conhecidas da Província Carajás, Tapajós, em partes de Mato Grosso e em outros estados que tem um grande potencial para sua exploração.

Segundo a ANM, na extração mineral brasileira, duas empresas concentram 51% da extração de ouro. A principal é a canadense Kinross, a outra é a sul-africana AngloGold. Os pequenos garimpos, por sua vez, correspondem a cerca de 10% da produção no país.

As principais minas estão localizadas nos estados do: Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão.

Com o preço do ouro cada vez mais elevado neste ano, ele tem tudo para se tornar cada vez mais um dos principais minérios extraídos no Brasil.

ouro

Minério de Ferro

O Ferro é o minério mais exportado no Brasil, sendo responsável por 68% das exportações do setor mineral Brasileiro (IBRAM,2020). Com estes dados, o Brasil foi o 2° maior produtor desse minério neste período. 

Os principais estados produtores destes minério são os estados do Pará, principalmente na região de Carajás e o estado de Minas Gerais, na região do Quadrilátero Ferrífero.

O minério de ferro mais comumente encontrado é a hematita, que é uma forma oxidada do ferro. Ela possui hábito lamelar e intenso brilho metálico, sendo um importante mineral-minério de muitas jazidas de ferro.


Cobre

Segundo o Anuário Mineral Brasileiro (edição de 2018) publicado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), as minas em que o minério de cobre é extraído no Brasil ocorrem apenas nos Estados do Pará, de Goiás e da Bahia. 

O cobre é largamente empregado para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze e por isso é um dos principais minérios extraídos no Brasil.

As principais minas estão localizadas nos seguintes estados:

  • PARÁ
  • GOIÁS 
  • BAHIA

Minério de Manganês

O manganês é o décimo segundo elemento mais abundante na terra e ocorre na natureza como óxido, hidróxido silicato e carbonatos, porém, apenas alguns minerais são considerados minerais-minérios.

As principais jazidas de manganês ocorrem nos estados do Pará e do Mato Grosso do Sul, sendo responsáveis por 90% da produção de manganês no Brasil. Além desses estados, o minério é extraído em Goiás, no Ceará e na Bahia. 

As principais minas são pertencentes a Vale, sendo a mina do Azul, no Pará a de maior destaque.


Estanho

O estanho é um dos principais minérios extraídos no Brasil e possui como principais minerais a Cassiterita e a Hematita, sendo utilizado para produzir diversas ligas metálicas, principalmente quanto a proteção para corrosão das mesmas.

O Brasil possui aproximadamente 9% das reservas mundiais de estanho contido em cassiterita, sendo a terceira maior reserva do mundo.

As reservas brasileiras localizadas na Amazônia inserem-se na Província Mineral do Mapuera (Mina do Pitinga), no Amazonas, e na Província Estanífera de Rondônia (minas Bom Futuro, Santa Bárbara, Massangana e Cachoeirinha).


Nióbio

As maiores reservas ativas de nióbio, em torno de 98,4%, estão no Brasil. Em segundo e terceiro lugar estão Canadá e Austrália, respectivamente, com apenas 1,11% e 0,46%.

Atualmente duas empresas extraem o nióbio no brasil, uma delas é a  CBMM, a maior produtora do mundo. A outra é a CMOC Brasil, subsidiária da China Molybdenum (CMOC), que fica em Catalão.

Os estados de Minas Gerais (cidades de Araxá e Tapira), Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo) e Goiás (Catalão e Ouvidor) são os donos das maiores reservas nacionais


Níquel

Por volta de 65% do níquel consumido são empregados na fabricação de aço inoxidável e cerca 12% é empregado em superligas de níquel, por fim, 23% é dividido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, cunhagens de moedas, entre outras aplicações.

Segundo a ANM, a Anglo American é responsável por quase 60% da extração brasileiral de níquel.

Os principais estados produtores de níquel são:

  • Goiás 
  • Pará 
  • Minas Gerais 
  • Piauí.
  • Bahia

Alumínio

O minério de Alumínio está entre os principais minérios extraídos no Brasil e é mais comumente encontrado na crosta terrestre como bauxita. O óxido de alumínio está presente em sua composição e a mesma  funciona como a mais importante matéria-prima para a produção do alumínio metálico.

O Brasil possui aproximadamente 7,8% das reservas mundiais de alumínio e é o terceiro país que mais produz esse minério.

Os principais Estados produtores de alumínio são:

  • Pará
  • Minas Gerais
  • Maranhão

Conclusão sobre os principais minérios extraídos no Brasil

Todos sabem que o Brasil é um país que possui uma grande diversidade geológica e com isso, possui jazidas de diversos recursos minerais.

Porém, um ponto a se destacar é que devido a extensão territorial brasileira, grande parte das áreas no país ainda são desconhecidas do ponto de vista geológico, com isso, estes principais minérios extraídos no Brasil, podem ser cada vez mais encontrados e ter sua exploração viabilizada.

Se você gostou desse texto, compartilhe ele em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.