Geofisica Para Prospecção Mineral

Entenda como e porque contratar a geofísica para prospecção mineral

Geofísica para Mineração

A aplicação de métodos geofísicos é essencial em qualquer prospecção mineral e/ou mapeamento geológico. A utilização de dados geofísicos é obrigatória, pois ajuda a definir os principais alvos de minério na região, reduzindo custos e aumentando a assertividade na hora de se realizar a sondagem no terreno.

Com todos esses benefícios, a geofísica para a mineração é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada, pois, com ela o empreendedor consegue definir quais os melhores locais para encontrar o minério no subsolo.

Dessa forma, a geofísica é uma ferramenta essencial para a prospecção de alguns minérios, tais como: ouro, cobre, manganês e ferro. Para se obter um trabalho eficiente, é necessário que haja etapas que precisam ser rigorosamente seguidas, como: estudo geológico, preparação da área, coleta de dados e interpretação.

Existem vários métodos geofísicos que são utilizados para prospectar (termo utilizado para dizer que irá procurar, investigar) minério. Entre os mais indicados encontram-se os métodos potenciais, os métodos elétricos e os eletromagnéticos. Tais métodos tem ótimas respostas e podem apresentar, a depender das rochas existentes, diferenças de contrastes muito determinantes. Exemplos desses métodos, são:

Eletromagnéticos: consiste na propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência, quer acima ou abaixo da superfície. Muito usado na exploração mineral;

Polarização induzida: possibilita investigar a ocorrência de trocas iônicas que se processam na superfície dos grãos metálicos, basicamente utilizado na exploração de sulfuretos;

Eletrorresistividade: o método gera informações sobre camadas na Terra que possuam anomalias na sua condutividade elétrica. Este método é bastante utilizado em estudo de águas subterrâneas e metais;

Magnetotelúrico: usa as correntes naturais da Terra (campos magnéticos alternos) que induzem correntes quando atravessam os materiais condutores do solo;

A geofísica para mineração comumente é feita antes das sondagens, para que estas possam ser mais efetivas na busca do minério, pois, sem ela, o empreendedor pode gastar muito dinheiro “furando” o terreno sem saber antes se aquele seria o local mais indicado ou não.

Com isso, vê-se que a geofísica traz excelentes resultados que auxiliarão o responsável, ou seja, um geofísico ou um geólogo, na decisão de qual estratégia usar para solucionar e aplicar técnicas mais adequadas para o determinado serviço ou estudo.

Se você quer saber o local mais provável de encontrar seu minério, reduzir custos e aumentar a eficiência na exploração mineral, entre em contato conosco!

CONTATO

Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.

Conte conosco
para esse serviço.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Caldas Novas, 104, Bairro Apoena
Parauapebas-PA
(94) 98431-7781