A aplicação de métodos geofísicos é essencial em qualquer prospecção mineral e/ou mapeamento geológico. A utilização de dados geofísicos é obrigatória, pois ajuda a definir os principais alvos de minério na região, reduzindo custos e aumentando a assertividade na hora de se realizar a sondagem no terreno.
Com todos esses benefícios, a geofísica para a mineração é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada, pois, com ela o empreendedor consegue definir quais os melhores locais para encontrar o minério no subsolo.
Dessa forma, a geofísica é uma ferramenta essencial para a prospecção de alguns minérios, tais como: ouro, cobre, manganês e ferro. Para se obter um trabalho eficiente, é necessário que haja etapas que precisam ser rigorosamente seguidas, como: estudo geológico, preparação da área, coleta de dados e interpretação.
Existem vários métodos geofísicos que são utilizados para prospectar (termo utilizado para dizer que irá procurar, investigar) minério. Entre os mais indicados encontram-se os métodos potenciais, os métodos elétricos e os eletromagnéticos. Tais métodos tem ótimas respostas e podem apresentar, a depender das rochas existentes, diferenças de contrastes muito determinantes. Exemplos desses métodos, são:
Eletromagnéticos: consiste na propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência, quer acima ou abaixo da superfície. Muito usado na exploração mineral;
Polarização induzida: possibilita investigar a ocorrência de trocas iônicas que se processam na superfície dos grãos metálicos, basicamente utilizado na exploração de sulfuretos;
Eletrorresistividade: o método gera informações sobre camadas na Terra que possuam anomalias na sua condutividade elétrica. Este método é bastante utilizado em estudo de águas subterrâneas e metais;
Magnetotelúrico: usa as correntes naturais da Terra (campos magnéticos alternos) que induzem correntes quando atravessam os materiais condutores do solo;
A geofísica para mineração comumente é feita antes das sondagens, para que estas possam ser mais efetivas na busca do minério, pois, sem ela, o empreendedor pode gastar muito dinheiro “furando” o terreno sem saber antes se aquele seria o local mais indicado ou não.
Com isso, vê-se que a geofísica traz excelentes resultados que auxiliarão o responsável, ou seja, um geofísico ou um geólogo, na decisão de qual estratégia usar para solucionar e aplicar técnicas mais adequadas para o determinado serviço ou estudo.
Se você quer saber o local mais provável de encontrar seu minério, reduzir custos e aumentar a eficiência na exploração mineral, entre em contato conosco!
Se ainda está com dúvida, confira nosso vídeo que explica de maneira resumida sobre o assunto.