fbpx

Método Magnetotelúrico (MT)

O magnetotelúrico (MT) é um método de exploração geofísica passiva, eletromagnética, no domínio da frequência que envolve medidas simultâneas na superfície da terra, das variações temporais naturais dos campos magnéticos (H) e elétricos (E) em direções ortogonais, com o objetivo de medir a distribuição da resistividade elétrica das estruturas da terra em subsuperfície, em escalas de profundidade variando desde algumas dezenas de metros até centenas de quilômetros. 

Os campos EM ao penetrarem no solo induzem correntes no interior da Terra, são as chamadas correntes telúricas que, por sua vez, constituem uma fonte de campos magnéticos secundários. Pelo fato de serem geradas na magnetosfera e ionosfera, admite-se que as ondas eletromagnéticas atinjam a superfície da terra na forma de onda plana.  A fundamentação e as fórmulas relacionadas à teoria da indução eletromagnética são descritas em diversas literaturas (Simpson, Bahr, 2005; Castells, 2006).

Tradicionalmente no Brasil, o método magnetotelúrico (MT) é usado para estudos estruturais e tectônicos da crosta terrestre com foco acadêmico. Em termos de mercado, nos últimos anos os trabalhos de MT foram dedicados mais à exploração de petróleo, como se pode verificar nas licitações de projetos pela ANP para aquisição de dados em bacias sedimentares. Já o uso do MT para exploração mineral tem sido muito pouco, apesar da demanda crescente na indústria da mineração para explorar recursos minerais em potencial com profundidades de até 1500 m. 

método magnetotelúrico

Após realizado uma campanha de aquisição de dados magnetotelúricos são realizadas as etapas de processamento, resultando nos seguintes principais produtos:

  • Pseudoseções de resistividade e fase em função do período nos modos TE, TM e TE+TM;
  • Gráfico de dimensionalidade pelo critério de Waldim;
  • Modelo geoelétrico invertido 2D;
  • Modelo geoelétrico invertido 3D;
  • Modelo geológico-geofísico interpretado.

Para aplicação do método magnetotelúrico, a Geoscan conta com uma equipe multidisciplinar com geofísicos, geólogos e engenheiros, para saber mais, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Ribeirão Preto, Lt15, Qd 09, Nº 46, Bairro Apoena
Parauapebas - PA
(85) 4101-9199