Polarização Induzida

A polarização induzida ocorre quando se injeta uma corrente elétrica em um corpo ou partícula metálica, ocorre a transformação da condução iônica para a eletrônica, e vice versa. Ao cortar esta corrente, os íons vão retornar ao seu estado inicial durante um determinado tempo e neste, ocorre uma polarização no corpo.

O que é a polarização induzida e como ela é medida?

 

O método de polarização induzida (IP) se baseia na medição das variações de voltagem em função do tempo ou da frequência (Telford et al.,1990). Ele é medido quando uma corrente elétrica que circula no terreno é interrompida, após a interrupção dessa corrente, a voltagem entre os eletrodos M e N não decai instantaneamente para zero.

Durante o decaimento para zero, podem surgir concentrações de carga em várias partes do subsolo, estas tendem a retornar à sua posição original, enquanto o voltímetro indica um sinal fraco.

Durante alguns segundos ou minutos (a depender da geologia), uma determinada fração da voltagem inicial permanece no terreno enquanto as concentrações de carga são dissipadas e nesse momento é medida a polarização induzida.

O parâmetro utilizado para medir a polarização induzida é a cargabilidade aparente (Ma) que pode ser expressa em milivolt/volt (mV/V) quando se utiliza IP no domínio frequência e em milisegundos (ms) no domínio tempo.

polarização induzida

Principais Aplicações da polarização induzida

A principal aplicação da polarização induzida é durante uma aquisição geofísica para a prospecção de minerais metálicos.

Geralmente este é método é aplicado em conjunto com a eletrorresistividade, dessa forma após ser medida a resistividade, há uma interrupção na corrente elétrica e é medida a polarização induzida.

Com esses dois métodos, o geofísico pode interpretar aquele perfil geofísico a partir de dados de resistividade e cargabilidade, dessa forma ele consegue relacionar estes dois e obter melhores resultados durante a prospecção mineral.

Com a interpretação a partir de dados de resistividade e cargabilidade, o geofísico diminui a possibilidade de ocorrer a ambiguidade geofísica que é quando dois materiais diferentes podem responder de maneira semelhante a uma propriedade física.

Por exemplo, em uma área podem haver dois materiais condutivos em ambiente saturado, que possuem a mesma resposta ou uma resposta extremamente similar em relação a resistividade, mas quanto a cargabilidade, eles podem apresentar valores mais contrastantes e dessa forma podem ser melhor definidos.

CONTATO

Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.

Conte conosco
para esse serviço.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Caldas Novas, 104, Bairro Apoena
Parauapebas-PA
(94) 98431-7781