Entenda o que é a magnetometria e conte conosco para esse serviço.
Magnetometria
A magnetometria é um método de investigação geofísica que tem o objetivo de investigar a geologia com base nas anomalias do campo magnético terrestre e das propriedades magnéticas das rochas em subsuperficie.
O magnetismo é uma propriedade que tem origem na estrutura atômica dos minerais e ela define como o material irá se comportar na presença de um outro campo magnético.
Portanto, a magnetometria irá medir a susceptibilidade magnética dos diferentes tipos de minerais presentes nas rochas, tendo afinidade maior com a magnetita e principalmente com outros tipos de minerais ferromagnéticos, mas também podendo ser utilizada para minérios de manganês, entre outros.
Resultados do levantamento magnetométrico
Os principais produtos do levantamento magnetométrico são:
Amplitude do sinal analítico (ASA) A amplitude do sinal analítico permite mapear as bordas de corpos e é útil principalmente em locais onde a fonte é rasa, geralmente de até 500m de profundidade e a latitude magnética é baixa e a magnetização remanescente é significativa (Li,2006).
Primeira derivada vertical A primeira derivada vertical é utilizada principalmente para delimitar estruturas geológicas que ocorrem na direção vertical da área, dessa forma podem-se definir os limites das anomalias magnéticas e destacar as altas frequências com baixo comprimento de onda evidenciando fontes mais rasas, geralmente de até 500m de profundidade, em detrimento das fontes mais profundas da região de estudo.
Campo Magnético Anômalo (CMA) O campo magnético anômalo é realizado para medir o campo magnético e com intuito de identificar anomalias negativas e positivas na área, em alguns casos costuma ocorrer o efeito dipolar que mostra zonas anômalas negativas (geralmente em azul) e zonas com anomalia positivas (em vermelho), indicando possíveis locais para visita do geólogo durante o mapeamento geológico.
Cabe ressaltar que a magnetometria não é um método que costuma ser utilizado isoladamente. Além deste, outros métodos geofísicos são utilizados em conjunto, principalmente na análise pré mapeamento geológico para se identificar possíveis pontos de visita durante o mapeamento.
Aplicabilidade da magnetometria
Esse método é bastante útil para se definir em grandes áreas lineamentos magnéticos que podem ser indicativos de concentração de minerais ferromagnéticos em contatos geológicos, diques, falhas e lineamentos estruturais, que são definidos por anomalias estreitas e longas, em geral, definidas por altos gradientes.
Além disso, esse método é amplamente utilizado para prospecção de minérios de ferro, níquel, cobalto e pode ser aplicável a prospecção de minerais metálicos de uma maneira geral.
Ele também pode ser utilizado para minérios que não são ferromagnéticos, mas estão associados a minerais ferromagnéticos no contexto geológico da região onde está sendo realizado o levantamento, para isso é imprescindível que se tenha um amplo conhecimento do contexto geológico da região para aplicar o método correto.
CONTATO
Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.