Magnetometria

Entenda o que é a magnetometria e conte conosco para esse serviço.

Magnetometria

A magnetometria é um método de investigação geofísica que tem o objetivo de investigar a geologia com base nas anomalias do campo magnético terrestre e das propriedades magnéticas das rochas em subsuperficie.

O magnetismo é uma propriedade que tem origem na estrutura atômica dos minerais e ela define como o material irá se comportar na presença de um outro campo magnético.

Portanto, a magnetometria irá medir a susceptibilidade magnética dos diferentes tipos de minerais presentes nas rochas, tendo afinidade maior com a magnetita e principalmente com outros tipos de minerais ferromagnéticos, mas também podendo ser utilizada para minérios de manganês, entre outros.

magnetometria

Resultados do levantamento magnetométrico

Os principais produtos do levantamento magnetométrico são:

  • Amplitude do sinal analítico (ASA)
    A amplitude do sinal analítico permite mapear as bordas de corpos e é útil principalmente em locais onde a fonte é rasa, geralmente de até 500m de profundidade e a latitude magnética é baixa e a magnetização remanescente é significativa (Li,2006).
  • Primeira derivada vertical
    A primeira derivada vertical é utilizada principalmente para delimitar estruturas geológicas que ocorrem na direção vertical da área, dessa forma podem-se definir os limites das anomalias magnéticas e destacar as altas frequências com baixo comprimento de onda evidenciando fontes mais rasas, geralmente de até 500m de profundidade, em detrimento das fontes mais profundas da região de estudo.
  • Campo Magnético Anômalo (CMA)
    O campo magnético anômalo é realizado para medir o campo magnético e com intuito de identificar anomalias negativas e positivas na área, em alguns casos costuma ocorrer o efeito dipolar que mostra zonas anômalas negativas (geralmente em azul) e zonas com anomalia positivas (em vermelho), indicando possíveis locais para visita do geólogo durante o mapeamento geológico.

Cabe ressaltar que a magnetometria não é um método que costuma ser utilizado isoladamente. Além deste, outros métodos geofísicos são utilizados em conjunto, principalmente na análise pré mapeamento geológico para se identificar possíveis pontos de visita durante o mapeamento.

Aplicabilidade da magnetometria

 

Esse método é bastante útil para se definir em grandes áreas lineamentos magnéticos que podem ser indicativos de concentração de minerais ferromagnéticos em contatos geológicos, diques, falhas e lineamentos estruturais, que são definidos por anomalias estreitas e longas, em geral, definidas por altos gradientes.

Além disso, esse método é amplamente utilizado para prospecção de minérios de ferro, níquel, cobalto e pode ser aplicável a prospecção de minerais metálicos de uma maneira geral.

Ele também pode ser utilizado para minérios que não são ferromagnéticos, mas estão associados a minerais ferromagnéticos no contexto geológico da região onde está sendo realizado o levantamento, para isso é imprescindível que se tenha um amplo conhecimento do contexto geológico da região para aplicar o método correto.

CONTATO

Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.

Conte conosco
para esse serviço.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Caldas Novas, 104, Bairro Apoena
Parauapebas-PA
(94) 98431-7781