Skip to main content
Geologia aplicada a engenharia: entenda mais sobre
25/03/2023
• Atualizado em 27/04/2024
4 minutos para ler

Geologia aplicada a engenharia: entenda mais sobre

A geologia aplicada a engenharia vêm sendo cada vez mais comum ao longo do tempo, pois, ela como ciência que estuda a Terra possui muita importância e relação com praticamente toda e qualquer obra de engenharia, já que elas são realizadas em cima de uma superfície terrestre.

Principalmente para grandes obras de engenharia, como construção de fábricas, galpões, viadutos, túneis e outras grandes obras, é necessário antes entender melhor o comportamento do solo e das rochas presentes naquela região, dessa forma, necessita-se de um estudo geológico antes da obra de engenharia iniciar.

Para saber mais sobre a geologia aplicada a engenharia, leia este conteúdo até o final!

A importância da geologia aplicada a engenharia

A geologia aplicada a engenharia está cada vez mais comum, principalmente em disciplinas como Mecânica dos Solos, Mecânica das rochas e Geotecnia, pois essas vão investigar e entender, por exemplo, o quanto de carga um determinado elemento aguenta.

Entender também como é a distribuição das camadas de solo e das rochas da região, se elas possuem algum tipo de descontinuidade e quais são os processos intempéricos, além da sua intensidade, é extremamente relevante para obras de engenharia.

Métodos geológicos aplicados a engenharia

Existem diferentes métodos geológicos que podem ser utilizados para realizar um estudo na região em que uma obra de engenharia será executada. O método escolhido vai depender das características da região, da profundidade do estudo e do objetivo dele, por isso é necessário contar com especialistas para a geologia aplicada a engenharia ser bem executada, independente do método ou da forma.

Os métodos diretos são aqueles que consistem num conjunto de operações que vai fazer perfurações ou alterações no solo para realizar investigação, dentre os métodos possíveis, podem ser aplicados:

geologia na obra de engenharia
sondagem rotativa

Já os métodos indiretos são aqueles que vão realizar a investigação das camadas do subsolo sem ser necessário fazer alterações significativas no solo, sendo eles métodos geofísicos como:

Sondagem elétrica vertical (sev);
caminhamento elétrico;
magnetometria;
georadar ;
resistividade do solo;
entre outros.

geologia na obra de engenharia
ground penetration radar

Em alguns casos esses métodos podem ser aplicados em conjunto para se ter um estudo mais bem feito e uma análise mais completa da região, com a integração deles, é possível fazer correlações.

Para estudos geológicos em obras de engenharia, é bastante comum serem utilizados o método de sondagem a percussão (SPT) para os métodos diretos, em alguns casos também sendo utilizados trados manuais e até sondanges mistas ou rotativas.

Já nos métodos indiretos, é bastante comum serem utilizados os métodos de ground penetration radar (GPR) e resistividade do solo, em alguns casos menos frequentes pode-se utilizar também o caminhamento elétrico e a sondagem elétrica vertical (SEV).

Se você quer contar com especialistas na geologia aplicada em obras de engenharia, que atuam em todo o território brasileiro, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Estabilidade de taludes: Entenda mais sobre!

Estabilidade de taludes: Entenda mais sobre!

Instalação de poço de monitoramento

Instalação de poço de monitoramento

Geotecnia: Entenda o que é e suas aplicações

Geotecnia: Entenda o que é e suas aplicações

O ensaio de absorção de solo

O ensaio de absorção de solo