Sondagem a percussão (SPT): Saiba todos os procedimentos.

O que é a sondagem a percussão (SPT)?

A sondagem a percussão, também conhecida como sondagem SPT é um dos tipos de sondagem mais executadas para o dimensionamento de fundação. Ela é utilizada para determinar características do solo em um terreno no qual se pretende realizar uma construção e é fundamental para o sucesso da mesma.

Logo, é necessário que antes da construção sejam realizados alguns tipos de investigação geotécnicas.

Para que a SPT serve?

O ensaio spt é um método de investigação e reconhecimento do solo que fornece informações sobre a compacidade a consistência das suas camadas constituintes do mesmo. Ela permite identificar a capacidade de carga suportada pelo solo e esse fator é utilizado pelos engenheiros no dimensionamento da fundação da construção.

Além desses parâmetros, existem outras informações que a sondagem à percussão fornece:

  • nível do lençol freático;
  • mineralogia;
  • tipo de rocha.

Com todas estas informações, é possível definir com mais precisão o tipo de fundação que será empregada em um determinado terreno, bem como definir se é necessário outros tipos de estudo geotécnicos mais aprofundados.

As normas técnicas para o ensaio SPT

No Brasil, quem prescreve a metodologia correta para a execução da Sondagem SPT é a NBR 6484/01 da  ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Existem também outras normas técnicas da ABNT que devem ser seguidas, confira abaixo:

  • NBR 6502 – 1995 – Terminologia de Rochas e Solos
  • NBR7181 – 1984 – Solo/ Análise Granulométrica/ Método de Ensaio
  • NBR8036 – 1983 – Procedimento e Programação de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundação de Edifícios
  • NBR13441 – 1995 – Simbologia de Rochas e Solos

PROCEDIMENTOS DA SPT

A SPT é realizada através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro.

Com a spt é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.

É coletado então amostras de metro a metro, permitindo a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo em suas respectivas profundidades.

A ordem dos procedimentos da sondagem a percussão

O ensaio spt é executado através de uma série de procedimentos que possuem uma ordem de execução. Eles serão enumerados abaixo. Confira!

1. Amostrador Padrão

Quando se atinge 1 m de profundidade de perfuração, a equipe de sondagem posiciona o amostrador padrão para realizar os testes de resistência à percussão.

2. Marcação

Realiza-se a marcação de um segmento de 45 cm com o uso de um giz, este segmento é dividido em três partes iguais de 15 cm cada.

A marcação funciona como uma referência para a contagem de golpes do martelo em cada segmento.

3. Posicionamento do Martelo

Para iniciar a cravação, é necessário posicionar o martelo a 75 cm de altura como já mencionado anteriormente. O procedimento segue com golpes até que sejam cravados os primeiros 45 cm.

Para o registro do número de golpes necessários para cravar o amostrador a cada 15 cm, é preciso a presença de um técnico que elabora o boletim.

4. Coleta das amostras

Após realizar a cravação dos 45 cm, é retirado o amostrador padrão e inicia-se a coleta de amostras do solo, até que se encontre o nível do freático.

5. Realização de testes de umidade

Se é percebido que há umidade no solo escavado, é necessário realizar um teste de umidade para saber se foi atingido o nível saturado.

O procedimento é realizado por um equipamento denominado “piu”, que ao entrar em contato com a água, irá emitir um som.

Assim, a partir deste ponto é utilizado o método de lavagem, que permite coletar material escavado pela circulação de água, com a ajuda de uma bomba motorizada.

O resultado do ensaio SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador nos seus últimos 30 cm.

  1. Torquímetro

Quando é terminado a cravação do amostrador, acopla-se o torquímetro, a fim de se obter as medidas de torque máximo e toque residual.

Algumas das principais informações obtidas deste tipo de sondagem são:

  • Classificação tátil visual dos solos em cada camada;
  • Capacidade de carga do solo em diversas profundidades;
  • Identificação das camadas de solo que compõem o subsolo;
  • Existência ou inexistência de lençol freático, bem como o nível inicial e após 24 horas.

Geóloga descrevendo amostras de uma sondagem SPT

Qual a importância da sondagem a percussão?

Em qualquer obra de edificação, é necessário realizar uma investigação geotécnica preliminar sem descartar também outros métodos de investigação complementar.

A qualidade e a eficácia das sondagens são associadas ao cumprimento das normas técnicas de sondagem.

A falta de uma investigação geotécnica é uma das principais causas de problemas em fundações de grandes obras e pode causar diversos danos, inclusive pode causar a queda do empreendimento que foi construído.

Todo procedimento técnico deve ser realizado por uma equipe especializada e acompanhado de um responsável técnico devidamente capacitado.

Se você quer realizar esse serviço, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.