Skip to main content
Lavra na Mineração: Entenda o que é e seus métodos
26/11/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Lavra na Mineração: Entenda o que é e seus métodos

A lavra, segundo o código brasileiro de mineração pode ser definido como o conjunto de operações que possuem o objetivo de aproveitar industrialmente uma jazida. Dessa forma, a lavra mineral vai desde a extração até os processos utilizados para realizar o beneficiamento do minério.


Lavra na mineração?

De acordo com Beall (1973 apud GIRODO, 2005) uma das possíveis definições de lavra na mineração é o ato, processo ou trabalho de extração de minérios ou minerais industrias e seu ambiente natural e seu transporte até seu tratamento ou uso.


Quais são os tipos de lavra?

Os tipos de lavra podem ser classificados em dois grupos, a lavra subterrânea e a lavra a céu aberto. Cada um possui diferentes métodos e operações para realizar o beneficiamento e a extração daquele determinado minério e variam de acordo com o tipo de minério e sua forma de ocorrência.


Seleção dos métodos de lavra

A seleção dos métodos de lavra é uma das principais características que devem ser avaliadas, pois, essa decisão pode impactar diretamente no sucesso ou no fracasso de um empreendimento mineral.

De acordo com Macêdo et al (2001), o método de lavra é uma das principais características que deve ser levada em conta para realizar a análise econômica de uma mina e a escolha do método permite o desenvolvimento pleno ou não da operação mineral.

Ele pode ser definido basicamente como a técnica que vai ser empregada para se realizar a extração do material e vai englobar todos os trabalhos de planejamento, dimensionamento e execução dos processos para extração do minério.

Segundo Macedo et al (2001), a seleção do método de lavra pode ser dividida em duas fases:

  1. A avaliação das condições geológicas, sociais e ambientais para permitir a eliminação de métodos que não estejam de acordo com os critérios desejados;
  2. A escolha do método que apresente menor custo e maior segurança para a exploração de recursos minerais, sendo ele o mais otimizado possível.

Fatores que influenciam na seleção dos métodos de lavra

Os principais fatores que influenciam na seleção dos métodos de lavra são:

  • Geometria do depósito;
  • Características do minério, sendo o teor e a distribuição espacial as duas principais;
  • Presença de água superficial ou subterrânea;
  • Considerações geotécnicas;
  • Considerações ambientais (impactos que o empreendimento pode causar ao meio ambiente);
  • Características econômicas e financeiras.

Contudo, independente do método escolhido, segundo Macêdo et al 2001, ele deve possuir as seguintes condições:

  • Ser seguro e produzir condições ambientais adequadas;
  • Reduzir os impactos ambientais;
  • Permitir condições de estabilidade durante a vida útil;
  • Assegurar máxima recuperação do minério;
  • Ser flexível para se adaptar as condições geológicas;
  • Atingir a máxima produtividade;
  • Operações de mineração.

As operações de lavra são os processos realizados para extrair o minério do local de seu jazimento e levá-lo para ser beneficiado, estas operações são dividas em:

  • Perfuração;
  • Desmonte;
  • Transporte.

Métodos de lavra a céu aberto

Os principais métodos de lavra a céu aberto são:

Bancadas (“Open Pit Mining”)

Um dos métodos mais utilizados na mineração é a lavra por bancadas, esse método a céu aberto pode ser definido com um processo de mineração em que depósitos de subsuperfície são escavados em forma de bancos.

Ele costuma ser utilizado em depósitos de larga escala que são regulares em termos de taxa de produção, sendo eles responsáveis por mais da metade de toda a produção lavrada quando nos referimos a métodos de superfície.

lavra em bancadas

Lavra em tiras (“Strip Mining”)

A lavra a céu aberto em tiras é utilizada principalmente em jazidas que são predominantemente formadas em camadas horizontais, chamadas de stratabound, com pequenas espessuras de minério em relação às grandes dimensões laterais.

Ela é realizada de maneira semelhante as bancadas, contudo o capeamento é depositado diretamente nas áreas adjacentes. Sendo muito comum para depósitos de xisto betuminoso, carvão e outros que ocorrem horizontalmente.

lavra por tiras
Fonte: http://mine-net.blogspot.com/2011/03/importancia-do-desenvolvimento-em.html

Lavra Aluvionar (Placer Mining)

A lavra aluvionar é utilizada a partir da dragagem de um depósito tipo placer, o local pode ser tanto natural quanto artificial e o volume de água que é necessário vai variar de acordo com o tamanho da draga e o depósito de placer analisado.

lavra aluvionar

Pedreiras

As pedreiras são comumente utilizadas para minerais e rochas na construção civil, sendo o método mais conhecido pela população de uma forma geral, sendo recentemente pouco profundas.

pedreiras

Lavra Subterrânea

A lavra subterrânea é indicada principalmente para depósitos e minérios que ocorrem em maiores profundidades, dessa forma a proporção entre estéril e minério é grande, portanto, é inviável que este tipo de jazida seja explorada a céu aberto.

Além disso, existem alguns casos em que a legislação brasileira obriga que seja realizado este método para a exploração mineral

Nele, o acesso ao minério é realizado primeiramente por shafts e secundariamente pelas galerias, que são escavações horizontais realizadas para se permitir a exploração do minério e podem ser chamadas de drifts. Além disso, existem rampas, slopes e outras denominações para que ele possa entrar em operação e ter uma máxima produtividade.


Métodos de lavra subterrânea

Os principais métodos de lavra subterrânea são:

Realce auto-portantes

O método de lavra subterrânea chamada de realce auto-portante é utilizado principalmente quando existe uma grande continuidade e homogeneidade da qualidade do minério explorado, sendo operações simples e de alta produtividade, sendo utilizadas:

  • Câmaras e pilares;
  • Subníveis;
  • Recuo por crateras verticais (Vertical Crater Retreat – VCR).

Suporte das encaixantes

Esse método possui uma baixa produtividade, pois os desmontes são menores e existe uma dificuldade em operar o minério tanto no recalque quanto no enchimento.

Abatimento

O método de abatimento é desenvolvido a partir da gravidade e dos níveis de pressão que estão situados acima do bloco de minério. Eventualmente ocorrem desmontes através de explosivos ou da retirada do terreno da parte inferior ao corpo mineralizado, desprendendo o minério.

Regulamentação de lavra no Brasil

A regulamentação da mineração é feita pela Agência Nacional da Mineração (ANM) e essa agência também regula essa atividade pelas Normas Regulamentadoras de Mineração (NRM), sendo duas para minas a céu aberto:

  • NRM-02 – Lavra a céu aberto;
  • NRM-19 – Disposição de estéril, rejeitos e produtos.

Já para as minas subterrâneas existe a NRM 04 – Aberturas subterrâneas, que descreve a execução das aberturas e critérios de desmonte de rocha.

Se você gostou desse texto e agora conseguiu compreender melhor sobre o que é a lavra e quais os principais métodos, compartilhe ele nas suas redes sociais!

Comments (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre