Skip to main content
Agrominerais: o que são e qual a sua importância
28/09/2021
• Atualizado em 28/09/2021
4 minutos para ler

Agrominerais: o que são e qual a sua importância

Os agrominerais são aqueles insumos que são extraídos na mineração e utilizados na agricultura. Dois dos principais são o fosfato e o potássio que, junto com o nitrogênio, constituem o fertilizante NPK, amplamente utilizado nessa área.
Segundo alguns estudos e projeções do Ministério da Agricultura, o Brasil deve ter um aumento de 27% na produção de alimentos na próxima década, o que vai aumentar a necessidade desse tipo de insumo.

Dessa forma, a prospecção de rochas e minerais que consigam fazer com que esses insumos possam ser extraídos no Brasil é crucial e estratégia. Não é a toa que o Serviço Geólogo do Brasil realizou uma campanha de prospecção mineral voltada a esses insumos em 2020. Se você quiser saber mais sobre o mapeamento realizado para a extração dos agrominerais no Brasil, leia este conteúdo até o final!

Estudo de agrominerais: potássio no Brasil

Dos estudos agrominerais realizados, em relação ao potássio no Brasil, foram identificadas novas ocorrências do mineral na Bacia do Amazonas, dessa forma, a potencialidade sobre depósitos de sais de potássio foi ampliada em 70%.

Segundo este estudo, existe uma área de 500 mil quilômetros quadrados na Bacia do Amazonas com grande potencialidade e que necessita de mais estudos, pois ela é semelhante a outras áreas na Rússia e no Canadá que são algumas das principais produtoras de potássio do mundo.

As reservas estimadas em depósitos em Nova Olinda do Norte, Autazes e Itacoatiara são em torno de 3,2 bilhões de toneladas de minério. Em Autazes o potássio foi encontrado entre 650m e 850m de profundidade, com teor de 30,7% KCL. Já em Nova Olinda do Norte, a profundidade foi entre 980m e 1200m, com teor médio de 32,59% KCL.

agrominerais

Estudo de agrominerais: Fosfato no Brasil

O projeto de estudo de agrominerais para fosfato no Brasil se iniciou em 2008 e até agora pesquisou 40 áreas, gerando duas mil páginas de informação. De 2009 a 2020, o número de autorizações de pesquisa mais que dobrou, chegando a 983, destas, 76% se tornaram concessão de lavra para fosfato.

Em 2009, o SGB-CPRM descobriu o carbonatito três estradas, no Rio Grande do Sul, recentemente o projeto obteve licença prévia aprovada e prevê investimentos de mais de R$ 400 milhões. Por fim, cabe ressaltar que o potássio e o fosfato são cruciais para melhorar a balança comercial, reduzir o custo, ampliar o acesso aos fertilizantes e serem estratégicos para um dos principais setores do país, que é a agricultura.

Fonte alternativa: reaproveitamento de rejeitos na mineração

O Serviço Geológico do Brasil está pesquisando o uso do pó de rocha, técnica chamada de rochagem, como remineralizador de solos. Existem alguns casos que já mostram resultados positivos e além dos resultados, essa alternativa é mais barata e mais abundante, além de seguir os conceitos da economia circular e tornar a mineração uma atividade mais sustentável.

Com tudo que foi falado e principalmente no começo do conteúdo, onde é mostrada uma tendência futura de aumento da produção agrícola, esse tipo de minério tende a se valorizar e ser cada vez mais procurado nos próximos anos. Se você quiser continuar acompanhando conteúdos sobre geologia, geofísica e mineração, continue lendo outros materiais no nosso blog!

Referência: https://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Estudos-de-agrominerais-podem-impulsionar-nova-onda-das-commodities-no-Brasil-6853.html?from%5Finfo%5Findex=2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre