Requerimento de Áreas

MINERAÇÃO

Serviço

O requerimento é o procedimento necessário para se iniciar a operar uma atividade mineral. Para o início desta atividade, é necessário realizar o requerimento de áreas para pesquisa mineral junto à Agência Nacional de Mineração (ANM), do Ministério de Minas e Energia.

De acordo com o Art. 20 do Código de Mineração, todas as riquezas minerais do país pertencem à União. Este procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado pelo sistema CREA/CONFEA.

De uma forma simples, os procedimentos para solicitação do requerimento podem ser resumidos nos seguintes itens:

  • 1.

    Identificar a área com potencial econômico e definir um polígono. Com o polígono definido, é consultado caso a região se encontra livre.

    É importante averiguar se o polígono delimitado não intercepta áreas de interesse ambiental ou de bloqueio. Como linhas de transmissão e hidrelétricas, cavernas, sítios paleontológicos, etc.;

  • 2.

    Para o acompanhamento dos processos, todos os documentos apresentados à ANM (memorial descritivo, plano de pesquisa, dentre outros) devem ser acompanhados de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que é emitida por um profissional habilitado, geralmente um geólogo.

    As atividades de pesquisa mineral só iniciam após a liberação do Alvará de Pesquisa, feito através do requerimento de áreas para pesquisa mineral e cedido pela ANM. Não podendo ser inferior a 1 (um) ano e nem superior a 3 (três) anos.

Tem maiores dúvidas ou está querendo iniciar a explorar algum minério? Entre em contato conosco!

CONTATO

Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.

Conte conosco
para esse serviço.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Caldas Novas, 104, Bairro Apoena
Parauapebas-PA
(94) 98431-7781