Skip to main content
Estudo de Disponibilidade Hídrica e Estudo Hidrogeológico
04/12/2020
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Estudo de Disponibilidade Hídrica e Estudo Hidrogeológico

O estudo de disponibilidade hídrica e o estudo hidrogeológico são dois trabalhos extremamente importantes, principalmente para a implantação de empreendimentos, tanto em zonas litorâneas, quanto em fazendas ou outros negócios que necessitem de uma grande demanda hídrica.

Dessa forma, com o objetivo de estudar a quantidade e a qualidade da água subterrânea disponível no local em que aquele determinado empreendimento será implantado, o estudo de disponibilidade hídrica é a base para que isso possa ser realizado de uma maneira sustentável. Se você quiser saber mais sobre ele e sobre o estudo hidrogeológico, leia este conteúdo até o final!

Estudo Hidrogeológico

O estudo hidrogeológico consiste basicamente na avaliação hidrogeológica, qualitativa e quantitativa de uma determinada região, com o objetivo principal de entender a relação entre a demanda e a oferta de água de uma determinada localidade, realizando esse “laudo” através de estudos integrados.

Ele pode ser realizado tanto pelo governo quanto para um determinado empreendimento que será instalado ou que já está operando em uma área específica. Dessa forma, o estudo hidrogeológico é composto por diversos trabalhos que atuam de maneira correlacionada e multidisciplinar, alguns deles podem ser:

  • Mapeamento dos mananciais subterrâneos;
  • Mapa Potenciométrico;
  • Definição dos parâmetros hidrodinâmicos dos aquíferos;
  • Zoneamento das áreas com potencial de aproveitamento hídrico;
  • Zoneamento de perímetros susceptíveis a poluição antrópica.

Para que todos estes estudos sejam realizados, uma série de serviços deverão ser feitos, alguns deles são:

Para estudos de caráter regional, alguns parâmetros como estimativa populacional, estimativa de demanda de água, influência antrópica e diversos outros, devem ser levados em consideração.

Para isso, existem também fatores de correções e outros parâmetros que são incluídos nessa análise, além disso, são realizados cálculos estatísticos, sendo obtidas as vazões médias, as vazões de referências e elaboradas as curvas de permanência, gráficos de estiagem e outros tipos de análises.

Geralmente, para estudos de caráter regional, as secretarias ou institutos de meio ambiente de cada estado são responsáveis para a elaboração desse tipo de projeto, podendo ele ser realizado internamente ou ser realizado através de licitações para realização destes e de outros estudos relacionados a caracterização das bacias hidrográficas do estado.

Cabe ressaltar que, para isso, são realizadas diferentes campanhas tanto de coletas de amostras de águas, quanto de estudos específicos, como os citados anteriormente, cada um deles é elaborado de acordo com o objetivo do trabalho e com os parâmetros que devem ser analisados naquele projeto.

estudo de disponibilidade hídrica

Para que serve o estudo hidrogeológico?

O estudo hidrogeológico serve para uma análise geral das águas, tanto superficiais, quanto subterrâneas da região e, como citado anteriormente, pode englobar diversos tipos de serviços, a depender da sua complexidade e dos seus objetivos específicos.

Estudo de disponibilidade hídrica

O estudo de disponibilidade hídrica é similar ao estudo hidrogeológico, porém ele tem o objetivo de mapear toda a disponibilidade de água de uma determinada região, considerando parâmetros como a variabilidade e a sazonalidade da disponibilidade hídrica. Além disso, ele leva em consideração o impacto ao meio ambiente.

Esse tipo de estudo é realizado com o foco de medir a disponibilidade de água em um determinado local e entender como se dá a relação entre demanda e oferta de água.

Por conta desse foco, para o estudo de disponibilidade hídrica, geralmente são realizados trabalhos integrados, como:

  • Estudo do histórico de poços da região;
  • Levantamento dos dados de qualidade da água daquela determinada região;
  • Análise geológica com foco na hidrogeologia e na captação de água de cada uma das formações;
  • Estudos geofísicos integrados para a perfuração de poços, como, tomografias elétricas e sondagens elétricas verticais;
  • Projetos de construção de poços artesianos;
  • Perfuração de poços;
  • Análise da água e outorga dos poços.
estudo hidrogeológico

Dessa forma, ele é extremamente importante no caso da implantação de empreendimentos litorâneos que necessitem da captação de água e também para fazendas e outros tipos de negócios que necessitem da utilização de água, mesmo no interior ou em qualquer local, pois, após a finalização dele, a companhia que vai se instalar naquela determinada região poderá realizar o aproveitamento hídrico da melhor forma possível e de maneira sustentável.

Se você possui um empreendimento, fazenda ou qualquer outro tipo de negócio que você queira expandir para outra região e precisa entender se existe alguma viabilidade em relação a demanda hídrica ou deseja realizar um estudo hidrogeológico para entender melhor sobre a hidrogeologia de uma determinada região, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Perfuração de poços de monitoramento

Perfuração de poços de monitoramento

Poço de monitoramento: Saiba tudo sobre!

Poço de monitoramento: Saiba tudo sobre!

Como solicitar a outorga de poço

Como solicitar a outorga de poço