Como definir o melhor local para a perfuração de um poço?

Tire suas dúvidas sobre como identificar o melhor local para perfurar um poço no seu terreno no post abaixo.

Como definir o melhor local para a perfuração de poço

Para definir o melhor local para se perfurar um poço é necessário do serviço de locação de poço.

Este refere-se a todos os procedimentos que determinam o local exato onde a perfuração do poço artesiano ocorrerá e deve ser considerado a etapa principal anterior ao projeto de construção do poço.

Existem várias metodologias que podem ser adotadas e cada região pode ter diversos ambientes onde a água subterrânea pode estar armazenada.

Os métodos mais tradicionais antes de ir a campo são a análise e interpretação de fotografias aéreas/imagens de satélite e a análise de poços na região.

Em campo, o principal método utilizado é a geofísica, que pode ter diferentes estudos e parâmetros a depender do ambiente em que será feito a locação de poço.

A GEOSCAN utiliza as  utilizam forma em conjunto, minimizando a margem de erro e assegurando uma margem de acerto de até 90%.

Metodologia da Locação de Poços

De forma resumida, a metodologia se dá da seguinte forma:

  1. Análise de Poços da região. A análise dos dados de poços, como perfis construtivos, auxilia na obtenção de inúmeras informações, tais como: tipo de rocha e suas variações, e presença de rochas alteradas/fraturadas.
  2. Análise de fotografias aéreas/imagens de satélite. Em ambientes constituídos por rochas cristalinas é bastante complexa. Nesses casos, as rochas necessitam de estruturas, tais como fraturas, que permitam à infiltração, circulação e o armazenamento da água subterrânea. Assim, a utilização de imagens orbitais torna-se uma ferramenta imprescindível para a locação de poços.
  3. Levantamentos Geofísicos. Para a locação de poços, o método geofísico mais utilizado é a eletrorresistividade (ER), cujo o princípio básico baseia-se na determinação da resistividade elétrica dos solos/rochas. Podendo também utilizar de métodos eletromagnéticos (EM) entre outros.

Como funciona a locação de poço na prática

Com a análise dos poços da região e das imagens de satélite, o geólogo em campo vai analisar a geologia local e a topografia, para identificar possíveis fraturas e validar alguns dados que ele obteve no escritório.

A partir dessas confirmações, ele vai indicar qual o melhor local para se realizar o estudo, que geralmente é feito usando o eletrorresistivimetro, que é o equipamento que vai medir a resistividade elétrica dos solos e das rochas.

Dependendo da região, ele vai saber qual o melhor método a ser utilizado com o equipamento, pois diferentes métodos investigam diferentes níveis de profundidade.

Após realizar a aquisição em campo, ele consegue obter uma curva, mostrando a resistividade dos materiais e com a mesma ele pode dizer qual o melhor local para fazer a perfuração do poço.

Foto mostrando um eletrorresistivimetro, equipamento utilizado na locação de poço, para identificar o melhor local para perfurar um poço

CONCLUSÃO

locação de poço é composta por diversas etapas. Todas têm sua importância e devem ser levadas em consideração. A geofísica é utilizada como ferramenta imprescindível para minimizar a margem de erro.

Dentre os métodos geofísicos atualmente utilizados, a eletrorresistividade tem se mostrado o melhor para este objetivo.

Com esta metodologia, a GEOSCAN tem conseguido identificar as estruturas capazes de armazenar água com margens de acerto de até 85%.

Atualmente, para esse serviço atuamos principalmente no estado do Ceará, pois, estamos sediados em Fortaleza.

Caso haja alguma demanda que seja de realizar a locação de vários poços, podemos analisar a viabilidade do serviço para outras regiões.

Se você está precisando encontrar o melhor local para perfurar seu poço artesiano, entre em contato conosco!

18 Comentários

  1. Moro em Teresina -Piauí próximo ao rio Poti região tem muitos lençóis freáticos. Será possível cavar um poço?

    1. Ola Fátima, tudo bem?

      É possível sim, entre em contato através do nosso e-mail [email protected] ou de um dos nossos telefones que podemos enviar um orçamento para você de locação de poço.

  2. Avatar

    Bom dia,gostaria de saber se existe uma análise em saber qual o percentual de água Ferruginosa na possibilidade em perfurar um poço artesiano, informo que no meu município existem muitos poços com agua ferruginosa, Paraiba do Sul/RJ.
    Muito obrigado pela possível informação.

  3. Avatar

    Esqueci de informar estou bem a margem do Rio Paraiba do Sul,no município com o mesmo nome,no estado do Rio de Janeiro,Geraldo Trancoso.

    1. Bom dia Geraldo, não há como saber a qualidade da água antes de perfurar um poço, apenas após a sua perfuração. Dessa forma, como sua demanda provavelmente é de apenas um poço, recomendamos que você procure uma empresa da sua região para realizar a locação do poço.

  4. Olá boa noite, moro em Pernambuco agreste setentrional não tem rios por perto,o solo pedregoso e viável perfuração de poço?

    1. Bom dia, para afirmar viabilidade ou não, é necessário realizar o estudo de locação de poços.

      Se você deseja solicitar um orçamento ou entrar em contato conosco, pode fazer isso ligando ou enviando mensagem para um de nossos celulares ou para o e-mail [email protected]

      Ficamos a disposição.

  5. Avatar

    Em Paraiba do Sul tem a Agua Mineral Salutares. Essa é uma água cassificada como ferruginos pelo antigo DNPM, atual ANM.É um local aprazível e você que deseja saber sobre Agua ferruginosa poderá obter valiosas informações indo até à fonte. Este é um comentário colaborativo.Desculpem a intromissão.

  6. Olá Bom dia! eu tenho um terreno rural em Lajedo Alto, Iaçú BA – A região é uma transição da Mata Atlântica para a Caatinga – Vocês fazem um estudo geofísico? Quanto custa?

    1. Fazemos sim Ricardo, por favor, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo whatsapp

  7. Olá
    Atende a região do Vale do Paraíba em Sao Jose dos Campos?
    Valor

    1. Para locação de poços, não atendemos essa região

  8. Avatar

    Olá! Se fazem pesquisa bem precisa eu gostaria de saber se seria viável vir à Bahia na região sudoeste “proximidade de Caetité”pesquisar cinco poços, e se a partir de cinco e entre cinco e dez, por quanto faria a locação por cada poço?
    * Vamos ver esta possibilidade enquanto seja oportuno…
    Qual o preço normal para locar na região local do Ceará?

    1. Bom dia Gildásio! Entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp, vamos tirar suas dúvidas!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.