Como definir o melhor local para a perfuração de um poço?

Tire suas dúvidas sobre como identificar o melhor local para perfurar um poço no seu terreno no post abaixo.

Como definir o melhor local para a perfuração de poço

Para definir o melhor local para se perfurar um poço é necessário do serviço de locação de poço.

Este refere-se a todos os procedimentos que determinam o local exato onde a perfuração do poço artesiano ocorrerá e deve ser considerado a etapa principal anterior ao projeto de construção do poço.

Existem várias metodologias que podem ser adotadas e cada região pode ter diversos ambientes onde a água subterrânea pode estar armazenada.

Os métodos mais tradicionais antes de ir a campo são a análise e interpretação de fotografias aéreas/imagens de satélite e a análise de poços na região.

Em campo, o principal método utilizado é a geofísica, que pode ter diferentes estudos e parâmetros a depender do ambiente em que será feito a locação de poço.

A GEOSCAN utiliza as  utilizam forma em conjunto, minimizando a margem de erro e assegurando uma margem de acerto de até 90%.

Metodologia da Locação de Poços

De forma resumida, a metodologia se dá da seguinte forma:

  1. Análise de Poços da região. A análise dos dados de poços, como perfis construtivos, auxilia na obtenção de inúmeras informações, tais como: tipo de rocha e suas variações, e presença de rochas alteradas/fraturadas.
  2. Análise de fotografias aéreas/imagens de satélite. Em ambientes constituídos por rochas cristalinas é bastante complexa. Nesses casos, as rochas necessitam de estruturas, tais como fraturas, que permitam à infiltração, circulação e o armazenamento da água subterrânea. Assim, a utilização de imagens orbitais torna-se uma ferramenta imprescindível para a locação de poços.
  3. Levantamentos Geofísicos. Para a locação de poços, o método geofísico mais utilizado é a eletrorresistividade (ER), cujo o princípio básico baseia-se na determinação da resistividade elétrica dos solos/rochas. Podendo também utilizar de métodos eletromagnéticos (EM) entre outros.

Como funciona a locação de poço na prática

Com a análise dos poços da região e das imagens de satélite, o geólogo em campo vai analisar a geologia local e a topografia, para identificar possíveis fraturas e validar alguns dados que ele obteve no escritório.

A partir dessas confirmações, ele vai indicar qual o melhor local para se realizar o estudo, que geralmente é feito usando o eletrorresistivimetro, que é o equipamento que vai medir a resistividade elétrica dos solos e das rochas.

Dependendo da região, ele vai saber qual o melhor método a ser utilizado com o equipamento, pois diferentes métodos investigam diferentes níveis de profundidade.

Após realizar a aquisição em campo, ele consegue obter uma curva, mostrando a resistividade dos materiais e com a mesma ele pode dizer qual o melhor local para fazer a perfuração do poço.

Foto mostrando um eletrorresistivimetro, equipamento utilizado na locação de poço, para identificar o melhor local para perfurar um poço

CONCLUSÃO

locação de poço é composta por diversas etapas. Todas têm sua importância e devem ser levadas em consideração. A geofísica é utilizada como ferramenta imprescindível para minimizar a margem de erro.

Dentre os métodos geofísicos atualmente utilizados, a eletrorresistividade tem se mostrado o melhor para este objetivo.

Com esta metodologia, a GEOSCAN tem conseguido identificar as estruturas capazes de armazenar água com margens de acerto de até 85%.

Atualmente, para esse serviço atuamos principalmente no estado do Ceará, pois, estamos sediados em Fortaleza.

Caso haja alguma demanda que seja de realizar a locação de vários poços, podemos analisar a viabilidade do serviço para outras regiões.

Se você está precisando encontrar o melhor local para perfurar seu poço artesiano, entre em contato conosco!

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.