Ensaios geotécnicos – O que são?

Ensaios Geotécnicos

Saiba o que são, para que servem e como são feitos os ensaios geotécnicos.

Introdução

O estudo geotécnico de uma região compreende várias etapas de trabalhos que se iniciam, geralmente, no campo, colhendo informações, e terminam em um laboratório, onde os ensaios geotécnicos são feitos.

Enquanto o trabalho de campo buscará resolver qual a disposição dos corpos rochosos ou de solo estudados, os ensaios geotécnicos irão quantificar as características necessárias para que um projeto seja iniciado.

Como são feitos os ensaios geotécnicos?

Os métodos para os ensaios geotécnicos variam de acordo com o tipo de material que está sendo analisado.

É possível realizar análises quanto à resistência tanto de rochas duras, perfeitas, sem fraturas, quanto de rochas fraturadas, sedimentos e solo.

No caso para rochas classificadas popularmente como duras, os ensaios geotécnicos buscarão saber qual a quantidade de esforço que um corpo de prova consegue suportar em diferentes direções pré-estabelecidas.

Neste teste, o corpo de prova é disposto dentro de uma espécie de “cinto” que irá atuar como o resto do corpo de rocha. Feito isso, todo o conjunto será colocado em uma prensa que irá simular um esforço pontual no corpo de prova.

Ao final do teste, será possível obter o esforço total que a rocha consegue suportar em direções pré-determinadas propositalmente para que o experimento reflita o arranjo de esforços que o projeto requere.

Já para rochas popularmente chamadas de moles, como arenitos, siltitos e argilitos, além de material sedimentar e solo, as análises também poderão contar com as análises de esforços explicada anteriormente caso a rocha “mole” seja resistente para isso.

No caso de sedimentos e solos, os testes seguirão as normas descritas sobre classificação dos solos, além de contar com ensaios de adensamento.

Ensaios de adensamento (ou pré adensamento) são estudos que buscam descobrir o quanto o determinado solo ou sedimento irá se deformar com a sobrecarga que se pretende empregar na obra.

O estudo é muito importante para evitar acidentes estruturais causados pelo adensamento destas camadas sedimentares que podem ocorrer após a obra estiver finalizada.

Temos exemplos clássicos destes acidentes estruturais em obras no Brasil e no mundo, podendo citar explicitamente a Torre de Pisa, na Itália, e alguns prédios construídos na cidade de Santos, no estado de São Paulo.

Ensaios geotécnicos sendo realizados por um técnico

Quem é responsável pelos ensaios geotécnicos?

Os ensaios geotécnicos podem ser feitos por engenheiros ou geólogos.

Geralmente, a empreiteira que deseja realizar alguma obra em um determinado lugar, contrata uma empresa de sondagens para que se faça a perfuração do solo.

Em quase todos os casos, a mesma empresa que realiza as sondagens acaba contando com profissionais para descrever e classificar o solo em questão.

Caso a empresa não tenha funcionários para a descrição do solo coletado, as amostras podem ser encaminhadas para uma terceira empresa que será responsável em fazer este serviço.

A GEOSCAN é uma empresa que atua com os mais diversos serviços para estudos de solo e ensaios geotécnicos, se estiver precisando de um desses serviços, entre em contato conosco!

Se quiser saber mais sobre sondagens de solo, clique aqui.

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.