Skip to main content
Serviços

ELETRORRESISTIVIDADE

Conheça mais sobre o método da Eletrorresistividade

Na investigação geoelétrica, uma das principais propriedades elétricas destacadas é a eletrorresistividade, que refere-se à dificuldade que a corrente elétrica encontra ao se propagar em um meio. Nas rochas, os mecanismos de propagação da corrente podem ser eletrônicos, relacionados ao transporte de elétrons na matriz da rocha, ou iônicos, relacionados ao deslocamento de íons presentes na água nos poros e fissuras. 

Os dados de eletrorresistividade podem ser apresentados de diversas formas, como perfis, seções, pseudo-seções e plantas de isovalores de resistividades aparentes. Essa variedade de representações contribui para uma compreensão mais abrangente das características elétricas do meio investigado, oferecendo insights valiosos sobre a composição e a estrutura do solo/rochas de maneira indireta do subsolo.

ELETRORRESISTIVIDADE

Quais são as Principais Aplicações da Eletrorresistividade?

Pode-se obter a distribuição da resistividade elétrica abaixo da superfície através de três técnicas de aquisição de dados que são aplicadas em diferentes contextos de trabalhos: Sondagem Elétrica Vertical, Caminhamento Elétrico/Tomografia elétrica e Perfilagem Elétrica. Entenda as principais aplicações abaixo:

  • Identificar previamente cavernas e cavidades no subsolo, sem necessidade de escavação;

  • Detectar alterações geotécnicas no subsolo, como zonas saturadas, argilas expansivas ou materiais rochosos fraturados;

  • Avaliar a estabilidade de taludes em barragem, podendo ajudar na identificação de áreas com riscos de deslizamento ou colapso;

  • Determinar a espessura e profundidade do solo e rocha sã;

  • Ajudar na criação de modelos geotécnicos que auxiliam na tomada de decisões e no planejamento.

Se você busca uma empresa especializada nesse método geofísico, entre em contato conosco e conte com nossos especialistas para auxiliá-lo!

  • ELETRORRESISTIVIDADE
  • ELETRORRESISTIVIDADE

    Precisando de ajuda
    com algum dos nossos serviços?