(85) 4101-9199

Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN

Serviço de Poço de Monitoramento

Entenda para que serve este tipo de poço de água subterrânea?

Poço de monitoramento oferece uma avaliação da qualidade da água subterrânea (em função dos parâmetros de interesse), as características de migração de substâncias naturais e/ou antropogênicas na água, superfície pontenciométrica de uma unidade hidrogeológica particular e uma análise das propriedades geológicas e hidráulicas do aquífero e aquitarde.

É construído a partir da perfuração do solo utilizando-se sondagem a trado manual ou sondagens mecanizadas. Na perfuração deve ser evitada a utilização de água ou fluídos de perfuração para não alterar a qualidade das amostras a serem obtidas. Quando o uso for inevitável, o fluido selecionado deve ter o menor impacto possível na qualidade da amostra.

O diâmetro nominal mínimo do poço deve ser escolhido em função de fatores como: equipamentos de perfuração; disponibilidade de materiais de construção do poço; equipamentos a serem introduzidos no interior do poço; volume de água necessário de amostras; objetivo do programa de amostragem; etc. na maioria dos casos, um diâmetro interno mínimo de 50 mm é necessário para permitir a introdução e retirada dos instrumentos de amostragem.

Veja também: Licenciamento Ambiental

Quais os requisitos de projeto e construção?

De acordo com a NBR 15495-1 os requisitos são:

Reconhecimento inicial da área de interesse:

Levantamento histórico de informações e pesquisa bibliográfica, reconhecimento de campo e modelo hidrogeológico conceitual preliminar.
Investigação de campo:

  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN
  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN
  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN
  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN
  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN
  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN
  • Poço de Monitoramento – Serviço GEOSCAN

Sondagens exploratórias, amostragem, registros das sondagens, exploração geofísica, sentido de fluxo da água subterrânea e complemento do modelo hidrogeológico conceitual.
Todos os procedimentos, de elaboração e execução, do projeto e construção de um poço de monitoramento baseiam-se na NBR 15495-1.

Porque é fundamental fazer o desenvolvimento dos poços de monitoramento?

É essencial pois ele remove o material granular mais fino do pré-filtro e do trecho filtrante. Esse material pode interferir com a qualidade das análises. Além disso ele tem como finalidade restaurar as propriedades da água subterrânea perturbadas pelo processo de perfuração, bem como melhorar as propriedades hidráulicas do pré-filtro e a comunicação hidráulica entre o poço e a unidade hidrogeológica adjacente ao trecho filtrante. Os métodos de desenvolvimento de poços variam de acordo com as características físicas da unidade hidrogeológica na qual o poço tem o seu trecho filtrante instalado, e de acordo com o método de perfuração adotado.

Quais os objetivos do desenvolvimento de poços de monitoramento?

  • Correção dos danos (entupimento dos poros da formação, colmatação da parede do furo ou compactação do furo) causados durante a perfuração que possam alterar a condutividade hidráulica local da formação adjacente.
  • Estabilização do material da formação e da seção filtrante (onde aplicável) adjacentes ao tubo-filtro do poço.
  • Remoção dos materiais de granulação fina da formação e do pré-filtro, mobilizados durante a instalação do poço, além de fluidos de perfuração, os quais podem interferir na qualidade e representatividade das amostras de água subterrânea.
  • Maximizar a eficiência do poço e a comunicação entre o poço e a formação adjacente, a fim de se obterem amostras e dados representativos de água subterrânea e de ensaios hidráulicos da formação.

Entre em Contato

Solicite um orçamento agora mesmo! Preencha os campos abaixo e nos envie uma mensagem.

Entre em contato conosco!

Fale com a gente através de nosso telefone, teremos o maior prazer em lhe atender.

Ligue agora!

(85) 4101-9199