Poço de monitoramento oferece uma avaliação da qualidade da água subterrânea (em função dos parâmetros de interesse), as características de migração de substâncias naturais e/ou antropogênicas na água, superfície potenciométrica de uma unidade hidrogeológica particular e uma análise das propriedades geológicas e hidráulicas do aquífero e aquitarde.
É construído a partir da perfuração do solo utilizando-se sondagem a trado manual ou sondagens mecanizadas. Na perfuração deve ser evitada a utilização de água ou fluídos de perfuração para não alterar a qualidade das amostras a serem obtidas. Quando o uso for inevitável, o fluido selecionado deve ter o menor impacto possível na qualidade da amostra.
De acordo com a NBR 15495-1 os requisitos são: reconhecimento inicial da área de interesse e levantamento histórico de informações e pesquisa bibliográfica, reconhecimento de campo e modelo hidrogeológico conceitual preliminar.
O desenvolvimento de poços de monitoramento é importante pois ajuda na correção dos danos (entupimento dos poros da formação, colmatação da parede do furo ou compactação do furo) causados durante a perfuração que possam alterar a condutividade hidráulica local, na estabilização do material da formação e da seção filtrante (onde aplicável) adjacentes ao tubo-filtro do poço, na remoção dos materiais de granulação fina da formação e do pré-filtro, mobilizados durante a instalação do poço, além de fluidos de perfuração, os quais podem interferir na qualidade e representatividade das amostras de água subterrânea e na maximização da eficiência do poço e a comunicação entre o poço e a formação adjacente, a fim de se obterem amostras e dados representativos de água subterrânea e de ensaios hidráulicos da formação.
Se você necessita avaliar se alguma substância está contaminando a água subterrânea e também investigar a sua qualidade, entre em contato conosco!