fbpx

Absorção de Solo

GEOTECNIA

Serviço

A finalidade do ensaio de absorção de solo é estimar a capacidade de percolação do solo e a profundidade do nível freático, que faz referência a construção de tanques sépticos e/ou valas de infiltração. O mesmo ensaio atende as condições inseridas nas normas técnicas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, sob o número NBR 7229/93.

O ensaio de absorção consiste em escavações feitas no terreno com dimensões suficientes para permitirem a realização do ensaio descrito nas seções subsequentes. No fundo de cada uma das três escavações deve ser aberta uma vala de seção quadrada de 30 cm de lado e 30 cm de profundidade.

Após a escavação, deve-se raspar o fundo e os lados da vala de modo que fiquem ásperos. Retirando da vala todo o material solto e cobrir o fundo da mesma com uma camada de 5 cm de brita n°1.

Finalmente as valas são saturadas, preenchendo totalmente com água. Então, é medido quanto tempo é necessário para que 1 cm de coluna d’água seja percolada no solo.

De acordo com o resultado obtido, conseguimos entender o coeficiente de infiltração do solo, necessário para áreas de tratamento de esgoto próprio, para um sistema local de tratamento de esgoto, cemitérios, aterros sanitários, represas de água e outros empreendimentos.

Se você está querendo montar algum empreendimento citado anteriormente ou que necessite repassar para o engenheiro o coeficiente de infiltração do solo, podemos te ajudar!

CONTATO

Precisando desse serviço, conte conosco. Entre em contato através do formulário abaixo.

Conte conosco
para esse serviço.

Receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail.


Escritório Fortaleza

Rua Vicente de Castro Filho, 1700 Sl 101
Fortaleza-CE
(85) 4101-9199

Base Parauapebas

Rua Caldas Novas, 104, Bairro Apoena
Parauapebas-PA
(94) 98431-7781