Skip to main content
Softwares de Geologia: saiba quais são os principais!
25/04/2021
• Atualizado em 25/04/2021
4 minutos para ler

Softwares de Geologia: saiba quais são os principais!

Cada vez mais, o uso de softwares de geologia e em diversas áreas do conhecimento se torna necessário para conseguir vagas de emprego, estágio, promoções na carreira, etc. Isso acontece principalmente porque com eles, a empresa consegue atuar de maneira mais eficiente, prestar novos serviços ou até mesmo mudar seu modelo de negócios.

Dessa forma, neste conteúdo nós vamos apresentar alguns dos principais softwares de geologia que são requeridos pelo mercado de trabalho atualmente e necessários para que você possa conseguir um emprego, estágio ou prestar novos serviços.

Lista dos principais softwares de geologia

  1. ArcGis;
  2. Qgis;
  3. Leapfrog;
  4. Datamine;
  5. Autocad;
  6. Excel;
  7. Res1d, res 2d ou res 3d;
  8. RocScience;
  9. Micromine;
  10. Oasis Montaj.

principais softwares de geologia

1) ArcGis

O ArcGis, software produzido pela empresa ESRI, é um Sistema de Informações Geográfica (SIG), muito utilizado por diversas empresas de consultoria, mineradoras, laboratórios de pesquisa universitários, entre outras instituições.

Atualmente, ele é um dos softwares mais vendidos nesse ramo e é usado para poder se elaborar mapas, utilizar diversos tipos de informações geográficas, como geologia, hidrogeologia, análise de requerimentos minerais, entre outros.

2) Qgis

O Qgis é bem similar ao ArcGis, no entanto, ele é um SIG de código aberto, gratuito, criado pela Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Ele também é bastante utilizado para se trabalhar com diversos tipos de informações geográficas, analisar requerimentos minerais e criar diferentes tipos de mapas, podendo estes serem de localização, mapa pré campo, mapa pós campo, etc.

3) Leapfrog

O LeapFrog é um software da empresa Seequent, uma das maiores do mundo na produção de software para mineração e diversas outras áreas. Ele é um software onde é possível realizar a modelagem geológica 3D.

Esse processo é extremamente necessário para se realizar uma boa pesquisa mineral e conseguir estimar qual o volume daquele determinado minério e qual o teor dele, a partir da modelagem utilizando dados geológicos, estruturais, geoquímicos, de furos de sondagens, entre outros.

4) Datamine (Studio RM, etc)

A DataMine software é uma das maiores empresa na oferta de softwares para o setor mineral. Entre as suas soluções, ela desenvolveu um programa que é utilizado na parte de exploração mineral, modelamento geológico, planejamento e controle de mina, geoestatística, entre outros.

Dessa forma, com este software os profissionais da mineração conseguem otimizar e gerenciar diversos processos que ocorrem, desde antes de abrir a mina, até a operação em si dela.

5) Autocad

O Autocad é um software bastante utilizado e conhecido por diversas engenharias e também tem uma grande importância na geologia. Ele é uma ferramenta onde pode ser feita a elaboração de modelos em duas dimensões ou em três dimensões, podendo ser aplicado a resolução de problemas geológicos estruturais ou até mesmo a visualização de estruturas em 3d.

Além disso, ele é bastante utilizado para geólogos que atuam na área de topografia, principalmente para conseguirem entregar ao cliente e executar projetos relacionados a essa área.

6) Excel

O Excel é um software conhecido praticamente por todos os usuários do sistema Windows, dependendo da área que você for trabalhar em mineradoras ou em consultorias, é necessário saber utilizar algumas fórmulas e condicionais nessa ferramenta para conseguir filtrar melhor os dados, automatizar os processos e facilitar o trabalho na operação, já que em muitos equipamentos, quando o dado é passado para o escritório, ele é recebido através de planilhas.

7) Res1d,2d,3d

O res 1d,2d ou 3d é um software que é utilizado na área de geofísica, elaborado pela GEOTOMO SOFTWARE, sendo utilizado principalmente na parte de processamento, filtragem e interpretação de dados geofísicos.

Como falado anteriormente, na maioria dos casos, os dados de campo chegam ao escritório através de planilhas, dessa forma, após a organização dos dados das planilhas, no caso da geofísica, estes são passados para softwares como o Res 1d,2d,3d para ser realizada a inversão de dados geofísicos e para serem definidos quais os principais parâmetros que serão utilizados para isso.

8) RocScience

O RocScience conta com um total de 15 programas, as principais utilizações deles são em:

Projetos de escavação em rocha, utilizando a visualização 2d e 3d para se analisar estabilidade das rochas e para realizar a análise de solos e encostas

Estabilidade de encostas: utilizando a modelagem 2d e 3d para se fazer a análise de solos e o uso de elemtnos finitos

Ferramentas geotécnicas para gerar gráficos de resistência de solos, rochas e resistência lateral.

9) Micromine

O micromine é um software destinado a área de mineração que possui soluções que auxiliam desde a fase de pesquisa mineral até a fase de planejamento de mina. Esse software foi criado por uma empresa Australiana.

Dessa forma, ele é um concorrente direto dos softwares leapfrog, na parte de modelagem 3d e do software Datamine na parte de planejamento de mina.

10) Oasis Montaj

O Oasis Montaj é um software onde é possível realizar a visualização e a análise de dados geofísicos, geoquímicos, geológicos, a modelagem 2d e 3d e diversas outras. Produzido pela Seequent, que também fez o Leapfrog, ele é bastante utilizado na área de mineração, principalmente na parte de processamento de dados geofísicos, mas também, na parte de inversão dos dados geofísicos.

Agora que você já sabe os principais softwares de geologia, você pode decidir por quais deles faz mais sentido você começar a aprender para conseguir se destacar no mercado de trabalho! Para continuar acompanhando nossos conteúdos, assine nossa newsletter.

Comments (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Radar de penetração do solo: saiba como funciona

Radar de penetração do solo: saiba como funciona

LiDAR: Entenda o que é e como funciona

LiDAR: Entenda o que é e como funciona

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?