Skip to main content
Planejamento de Lavra: Entenda o que e saiba qual sua importância
04/06/2021
• Atualizado em 04/06/2021
4 minutos para ler

Planejamento de Lavra: Entenda o que e saiba qual sua importância

Para as mineradoras, o planejamento de lavra é uma das atividades mais estratégicas que existem no negócio, pois é ele que vai garantir de a quantidade e a qualidade da produção sejam adequadas ao planejado pela empresa.

Dessa forma, o planejamento de lavra ou mina é consequência de uma boa pesquisa mineral realizada para entender como deve ser feito o aproveitamento da jazida para que o lucro seja o maior possível. Se você quer conhecer mais sobre esse tema, leia este conteúdo até o final.

Como é feito planejamento de lavra?

De maneira similar ao planejamento estratégico de uma empresa, o planejamento de lavra pode ser dividido no nível estratégico, no nível tático e no operacional. O nível estratégico visa prazos mais longos, já o tático visa um período médio de um ano e o operacional pode ser bimensal ou até mesmo diário, variando de acordo com o porte da jazida.

Para que esse planejamento seja adequado é necessário que a empresa conte com profissionais experientes na área, que vão conseguir a partir de todos os dados e do modelamento geológico feito anteriormente, determinar como deve ser feito o aproveitamento da mina.

planejamento de lavra

Qual a sua importância?

O planejamento de lavra é extremamente importante porque se ele for realizado da maneira errada, é possível que a mineradora saia no prejuízo, caso a jazida seja complicada de trabalhar. No entanto, se ele for muito bem elaborado e se as informações e premissas que ele for feito estiverem correto, a vida útil da mina pode até aumentar, fazendo com que a empresa acabe extraindo mais minério da mesma jazida e aumentando a sua lucratividade.

Atualmente existem uma série de softwares onde esse planejamento pode ser feito e ele deve ser muito bem acompanhado principalmente a nível operacional, pois a partir de novas descobertas a meddada que o minério for sendo extraído, esse plano pode ir sendo alterado, com o intuito de ser cada vez mais lucrativo e assertivo.

Um dos fatores mais importantes que devem ser considerados ao realizar o planejamento de lavra é a infraestrutura da mina, que basicamente são as atividades que vão dar suporte para a extração do minério. Pois é a partir dela, dos maquinários, do método de lavra, das características geológicas e de uma série de outras informações que esse planejamento será feito e pode ser mais assertivo quanto mais variáveis ele incluir.

Geralmente esse processo é feito por engenheiros de minas que são experientes nessa área e contam com um auxílio de um geólogo para que eles possam encontrar a melhor forma de extrair o minério. Para que o planejamento seja realizado da melhor forma possível, toda a equipe nos trabalhos operacionais deve estar ciente e deve estar colaborando, para que o melhor resultado possível seja atingido.

Agora que você entendeu mais sobre o planejamento de lavra, continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos similares a este na área de geologia, geofísica, mineração e outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre