Skip to main content
Minério de Prata: Entenda tudo sobre!
17/02/2021
• Atualizado em 17/02/2021
4 minutos para ler

Minério de Prata: Entenda tudo sobre!

A prata é um dos mais conhecidos metais preciosos, principalmente por conta da dificuldade de encontrar esse tipo de minério e, devido a isso, por ele ser extremamente raro. Tanto é que, segundo o site da USGS (serviço geológico americano), das 1.740.000 toneladas de prata que foram descobertas, 55% se concentra em apenas quatro países.

Além disso, toda essa quantidade caberia em um cubo de 55 metros de lado. Cabe ressaltar ainda que é extremamente raro encontrar esse minério puro na natureza e é muito mais comum que ele ocorra como subproduto de outros minerais. Dessa forma, neste conteúdo, vamos abordar tudo sobre o minério de prata, confira!


Informações gerais sobre a prata

Confira abaixo uma tabela que contém informações sobre as principais características da prata:

ComposiçãoPrata, às vezes misturada com ouro, mercúrio, arsênico e antimônio
Classificação QuímicaElemento Nativo
Composição químicaAg
Número atômico47
CorBranco prateado em superfícies não manchadas. Mancha de amarelo escuro a preto.
À riscaBranco prateado a cinza claro. 
BrilhoMetálico
Dureza2,5 a 3
Gravidade Específica10,49
Tipo de Rocha em que é encontradaÍgnea, metamórfica
Sistema CristalIsométrico
Usos Joias, energia solar / nuclear, cutelaria, fotografia, antibióticos, eletrônicos, investimentos

Na tabela periódica, Ag significa prata. Este símbolo vem da palavra latina argentum , que se correlaciona com a aparência brilhante ou branca do metal. A prata é um metal de transição, o que significa que apresenta alta tendência para a formação de compostos. Além disso, esse metal ocorre em filões e possui intenso brilho metálico.


Propriedades do Metal

A prata é um metal muito dúctil e maleável. Permite obter lâminas com 0,003 mm de espessura e fios de 100 m pesando apenas 38 mg. Duas peças de prata podem ser soldadas a marteladas, desde que aquecidas a 600ºC. Seu ponto de fusão é 960 °C. É o metal que melhor conduz o calor e a eletricidade. Tem propriedades semelhantes às do minério de cobre e as do minério de ouro.

minério de prata
Fonte: https://geology.com/minerals/silver.shtml

Formas de encontrar o minério de prata na natureza

Existem basicamente quatro formas de encontrar o minério de prata na natureza e elas são:

  • Puro
  • Mineral
  • Liga
  • Vestígio de metal

A forma mais abundante de prata na Terra hoje é como um traço de metal em conjunto com outros minérios de metal. As principais fontes de prata são extraídas como minério de cobre, cobre-níquel, chumbo e chumbo-zinco. Na natureza, é mais provável que a prata seja encontrada como um composto. Em 2014, estimava-se que havia 26.800 toneladas de prata fina disponíveis no mundo.

A maioria das minas de prata do mundo está localizada no Peru, Bolívia, México, China, Austrália, Chile, Polônia e Sérvia. A forma pura da prata pode ser encontrada na crosta terrestre, com ocorrência de apenas 0,08 partes por milhão. 


Principais países produtores de minério de prata

A figura abaixo mostra em tonelagem produzida de minério de prata, os principais países produtores no ano de 2019.

Fonte: https://www.statista.com/statistics/253339/leading-silver-producing-countries/#:~:text=Leading%20global%20silver%20producing
%20countries%202019&text=In%202019%20Mexico%20produced%20
some,million%20ounces%20in%20that%20year



Como encontrar prata na natureza?

A prata nativa às vezes é encontrada nas zonas oxidadas acima dos minérios de outros metais. Ela consegue se manter estável porque a prata não reage prontamente com oxigênio ou água. 

Neste caso, a reação ocorre com o sulfeto de hidrogênio para produzir uma superfície manchada que é composta do mineral de sulfeto de prata conhecido como acantita. Muitos tipos de prata nativa que foram expostos à atmosfera ou à atividade hidrotermal possuem um revestimento de acantita.

A maior parte da prata nativa é encontrada associada à atividade hidrotermal. Nessas áreas, frequentemente ocorre em abundância preenchendo veios e cavidades. 

Alguns desses depósitos são grandes e ricos o suficiente em prata nativa e conseguem tornar viável a mineração. Contudo, na maioria dos casos, a viabilidade econômica do depósito depende da presença de outros minerais valiosos. As minas são geralmente operações subterrâneas que seguem os veios e cavidades preenchidos pela prata nativa.

O hábito da prata costuma ser flocos finos, placas e aglomerados de cristais dendríticos formados nos espaços estreitos de juntas e fraturas. Hábitos filiformes e semelhantes a fios também são vistos. Os cristais raramente são os cubos, octaedros e dodecaedros esperados de um mineral isométrico. 

minério de prata com cobre
Minério de prata com cobre. Fonte: https://geology.com/minerals/silver.shtml

Como o minério de prata é extraído?

O minério de prata é encontrado principalmente como um composto, seu método principal de produção é um subproduto secundário do refinamento eletrolítico. O método utilizado é chamado de processo de Parkes, onde a prata é removida do chumbo e de alguns outros tipos de metal por meio de um procedimento de extração líquido-líquido.

A prata também pode ser extraída do cobre e do zinco por meio de um processo semelhante, no qual ela é purificada por uma solução de nitrato. Outra fonte do minério de prata é o refinamento dele nas minas de ouro. Electrum é um tipo de rocha em que o teor de ouro e prata é igual a aproximadamente 20% do material total, dessa forma, vestígios de prata podem ser extraídos desse produto de minério de ouro.


Minerais que contém prata

O número de minerais que contêm prata como constituinte essencial é bastante alto. Atualmente, existe uma lista de minerais de prata que inclui 39 espécies diferentes. Cada um deles é um mineral de prata distinto. Todos eles são raros, mas alguns (como acantita, proustita e pirargirita) podem ser encontrados em quantidades suficientes para garantir a mineração. Os minerais de prata podem ser sulfetos, teluretos, halogenetos, sulfatos, sulfossais, silicatos, boratos, cloratos, iodatos, bromatos, carbonatos, nitratos, óxidos e hidróxidos.


Prata como constituinte em outros metais e minérios

A maior parte da prata produzida hoje é um subproduto da mineração de cobre, chumbo e zinco. A prata ocorre dentro dos minérios desses metais de uma das seguintes maneiras:

  1. substituindo um dos íons metálicos na estrutura atômica do minério;
  2. ocorrendo como uma inclusão de prata nativa ou um mineral de prata dentro do mineral de minério. O valor desta prata menor dentro do minério pode exceder o valor do metal primário dentro do minério.

Principais usos da prata

Os principais usos da prata são:

  • moedas;
  • espelhos;
  • talheres;
  • joalheria;
  • odontologia;
  • soldas;
  • explosivos;
  • chuvas artificiais;
  • óptica;
  • fotografia;
  • germicida;
  • objetos ornamentais;
  • ligas com cobre.

Para joias e objetos ornamentais, usam-se ligas com 10% de cobre (prata 90 ou prata 900) ou, mais frequentemente, com 95% de prata (prata 950). Um dos principais usos atuais e um possível aumento de demanda desse minério está relacionado a sua utilização para a fabricação de placas fotovoltaicas.

Como a energia solar e o estímulo para produção de energia limpa está cada vez maior, esse pode se tornar um uso importante do minério de prata e pode também gerar estimulo para que mais mineradoras e empresas invistam em projetos relacionados a esse minério.


Reservas de minério de prata do Brasil

No Brasil, são poucas as reservas de prata, sendo ela geralmente associada a outros minerais e lavrada como subproduto.

Segundo Firme e Pinho, 1975, era possível encontrar esse minério com um bom teor e quantidade associados a chumbo e ouro no Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais.

Produção Brasileira entre 2010 e 2014

Fonte: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/quimica/prata#REFERENCIAS

Média da Reserva de cada país:

Se você gostou desse conteúdo e agora conseguiu entender mais sobre a prata e o minério de prata, leia outros artigos e continue acompanhando os novos textos do blog.

Já se você deseja investir em mineração, seja relacionada a prata ou algum outro minério, entre em contato conosco!

Referências:


Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre