Skip to main content
Estudo Geofísico: Entenda mais sobre os diferentes ensaios possíveis.
10/02/2021
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

Estudo Geofísico: Entenda mais sobre os diferentes ensaios possíveis.

O estudo geofísico é realizado através de métodos de investigação indireta, para avaliar propriedades físicas do subsolo de uma determinada região, estes podem medir diversos parâmetros, como, resistividade, condutividade, cargabilidade, entre outros.

Para conhecer mais sobre os distintos ensaios geofísicos, os diferentes estudos que podem ser feitos e quais as principais aplicações dele, leia este conteúdo até o final!


Maneiras de Realizar a Aquisição dos Ensaios Geofísicos

Os ensaios geofísicos podem ser realizados de diferentes formas, de acordo com a forma de aquisição deles, eles podem ser mais precisos ou não. De uma forma geral, estes dados são adquiridos de três formas:

  • Terrestre: A aquisição terrestre é a mais comum e também possui uma resolução mais detalhada que a aquisição área. Os principais métodos que são adquiridos através dela são: eletrorresistividade, magnetometria, gravimetria, métodos eletromagnéticos, entre outros;
  • Aérea: A aquisição aérea é realizada principalmente através dos métodos potenciais, que são os métodos gravimétricos, radiométricos e potenciométricos;
  • Marinha: A aquisição marinha é realizada principalmente através do método sísmico de reflexão, aplicado principalmente a investigação de petróleo, baseado na propagação de ondas sísmicas através das rochas gerando ondas elásticas.

Ensaios geofísicos e seus diferentes métodos

Existem diferentes métodos de ensaios geofísicos, entre eles os principais são:

Métodos elétricos

Os métodos elétricos são adquiridos principalmente através da geofísica terrestre, tendo como principais medidas a condutividade, resistividade, potencial espontâneo, polarização induzida.

Métodos eletromagnéticos

Os métodos geofísicos eletromagnéticos, são baseados nas propriedades elétricas e magnéticas do solo. Entre os métodos eletromagnéticos aplicados os principais são EM, Ground peetration radar e VLF.

Métodos Potenciais

Entre os métodos potenciais, existem três principais:

Método Gravimétrico

O método gravimétrico é baseado em medir e interpretar o campo gravitacional da terra. Podendo ser adquirido tanto para levantamento terrestre quanto para levantamentos aéreos.

Método Magnetométrico

O método magnetométrico é baseado na investigação do campo magnético terrestre e nas propriedades magnéticas das rochas que ocorrem em subsuperfície. Medindo a susceptibilidade magnética daquele determinado material.

Radiométrico/Gamaespectrométrico

O método radiométrico ou gamaespectrométrico mede as fontes de radiação gama detectadas na terra, que são provenientes da desintegração natural de três elementos, sendo eles o potássio (40K) e os elementos da série do urânio (238U) e do tório (232Th).

Métodos sísimicos

Os métodos sísmicos podem ser subdivididos em dois, sendo um método o de reflexão, utilizado principalmente na indústria do petróleo e o outro o de refração. Os dois se baseiam principalmente na propagação de vibrações das rochas e na medida das mesmas, já que o subsolo é heterogêneo.

estudo-geofísico

Estudo geofísico: Aplicações

Cada um desses estudos geofísicos pode ser aplicado para diferentes fins e objetivos. A base da escolha do método e da aplicação parte principalmente do objetivo do trabalho e também da análise geológica da região.

Em alguns casos, o ideal é combinar mais de um estudo geofísico em uma mesma região, dessa forma, é possível conseguir ter mais dados e tomar decisões mais assertivas, a depender do estudo que está sendo realizado.

Uma aquisição que comumente utiliza dois métodos em conjunto é quando é utilizada a geofísica na prospecção de minerais metálicos. Neste estudo geofísico, geralmente é utilizado o método de eletrorresistividade, sendo ele adquirido de maneira terrestre com a utilização das medidas de cargabilidade, através do método da polarização induzida e da eletrorresistividade, através do método da resistividade.

Dessa forma, em uma mesma região, vão existir dados referentes a essas duas variáveis e, com isso, consegue-se diferenciar materiais que tenham uma resistividade semelhante, mas que cargabilizam de maneira diferente.

De uma maneira geral, os métodos geofísicos podem ser aplicados a diferentes estudos, como por exemplo:

Geofísica para a mineração:

  • Pesquisa e prospecção de minérios;
  • Investigação de barragens que acumulem rejeitos de minério;
  • Entre outras aplicações.

Geofísica para a engenharia:

  • Definição do topo rochoso;
  • Medida da resistividade do solo;
  • Investigação da estrutura interna de uma barragem;
  • Mapeamento de carstes;
  • Identificação de canos, tubos e materiais enterrados;
  • Definição de camadas em subsuperfície;
  • Entre outros.

Geofísica aplicada ao estudo de águas subterrâneas

Geofísica aplicada ao meio ambiente:

  • Identificação de sítios arqueológicos, fosseis;
  • Mapeamento de pluma de contaminação de aquíferos;
  • Entre outros.

Estudo Geofísico: Principais detalhes

A tabela abaixo vai mostrar um resumo de como os métodos geofísicos devem ser selecionados e das principais características de cada um deles relacionados a exploração de depósitos minerais.

estudo geofísico aplicado a mineração
Fonte: K. Ford, P. Keating, M.D. Thomas. 2007. Mineral Deposits of Canada – Overview of geophysical signatures associated with Canadian ore deposits. In “Mineral
Resources of Canada: A Synthesis of Major Deposit-types, District Metallogeny, the Evolution of Geological Provinces, and Exploration Methods”(In Press).
Geological Survey of Canada (GSC) and the Mineral Deposits Division (MDD) of the Geological Association of Canada.

Além da tabela, a definição da aplicação do estudo geofísico e dos ensaios geofísicos dependem do objetivo do trabalho, da experiência do geofísico ou do geólogo e também do equipamento que será utilizado. Dessa forma, o ideal é que você contrate uma empresa que seja especializada na aplicação de ensaios geofísicos.

Se quiser contar com uma das principais empresas de consultoria em geofísica e geologia no Brasil, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Geofísica Aplicada à Prospecção e Pesquisa Mineral

Geofísica Aplicada à Prospecção e Pesquisa Mineral

Georadar: entenda o que é e como funciona

Georadar: entenda o que é e como funciona

Métodos geofísicos aplicados a energia renovável: conheça mais sobre

Métodos geofísicos aplicados a energia renovável: conheça mais sobre