desafios da mineração

Desafios da mineração: Riscos e oportunidades do setor

Os desafios da mineração em 2020 e 2021 estiveram bastante associados a pandemia que ocorreu em 2019, porém alguns dos principais pontos não mudaram e permanecem os mesmos. O impacto no setor foi menor que em vários outros, já que ela foi considerada atividade essencial no Brasil e as empresas rapidamente conseguiram definir diversos protocolos para garantir a segurança dos profissionais.

No entanto, diversas minas ao redor do mundo tiveram que ser paralisadas por um tempo, pois vários colaboradores acabaram contraindo a covid-19, apesar de todos os protocolos. Segundo pesquisa realizada pela KPMG, chamada Global Mining Survey 2021, acredita-se que as mineradoras estão em uma posição forte para se aproveitar de uma série de oportunidades. Se quiser saber mais sobre quais são eles, lei até o final!


desafios da mineração

Impactos da covid-19 no setor mineral

A pandemia gerou diversos impactos, sendo o principal manter a segurança dos colaboradores e stakeholders associados a atividade mineradora, ressaltando a importância da saúde e do bem estar dos colaboradores, principalmente para aqueles que trabalharem áreas remotas.

Abaixo, vamos fazer uma comparação entre os principais riscos do setor mineral identificados em nível global em 2020, antes da pandemia e em 2021, pela KPMG:

Riscos para o setor de mineração em 2020

Confira os riscos para o setor de mineração em 2020, segundo o relatório da KPMG:

  1. Preço das commodities;
  2. licenciamento ambiental;
  3. acesso ao capital, incluindo liquidez;
  4. relação com a comunidade e licença social para operar;
  5. instabilidade política / nacionalização;
  6. desaceleração / incerteza econômica;
  7. riscos ambientais, incluindo novas regulamentações;
  8. guerra comercial global;
  9. capacidade de acessar e substituir reservas;
  10. gerenciamento de rejeitos.

Riscos para o setor de mineração em 2021

Confira os riscos para o setor de mineração em 2021, segundo o mesmo relatório:

  1. Preços das commodities;
  2. pandemia global;
  3. desaceleração / incerteza econômica;
  4. relação com a comunidade e licença social para operar;
  5. riscos ambientais, incluindo novas regulamentações;
  6. licenciamento ambiental;
  7. instabilidade política/nacionalização;
  8. acesso ao capital incluindo liquidez;
  9. capacidade de acessar e substituir reservas;
  10. mudanças no compliance regulatório.

Desafios da mineração e adaptação a novos mercados

De acordo com a pesquisa feita pela KPMG o preço das commodities é o maior risco n visão dos executivos tanto para o setor quanto para as próprias empresas. Sua variação, principalmente para baixo, é negativa, pois impacta diretamente no lucro e no resultado financeiro das companhias.

Dessa forma, quanto maior for o preço das commodities minerais que a companhia trabalhar, maior será sua margem de lucro, mais sólido será seu balanço financeiro e mais dinheiro a companhia vai ter para reinvestir em sua operação. No entanto, isso também é verdade no caso da queda de preços, ou seja, quanto menor o preço da commoditie, menos a margem líquida, podendo ela ser negativa e podendo a empresa ter prejuízos em seu balanços financeiros.

Apesar de toda a volatilidade e ao ambiente de incerteza, na pesquisa, muitos executivos responderam com um alto nível de otimismo em relação ao crescimento das empresas. Algumas das chaves para isso está no crescimento orgânico e na transformação tecnológica, assim como, fusões e aquisições nesse setor.

Alguns dados relevantes são que:

  • 54% dos executivos entrevistados pela KMG concordaram que as empresas precisam adotar novos modelos de negócios, como parcerias estratégicas, financiamento via private equity e parcerias público-privadas;
  • já 64% concordaram que o setor de mineração precisa se consolidar para gerenciar custos e riscos de maneira mais efetiva no futuro.

Desafios na mineração associados ao ESG

O ESG está em debate em praticamente todos os setores e a mineração é um daqueles em que esse tema é mais central, já que ela impacta diretamente no meio ambiente e já que o setor também é marcado historicamente por vários casos de má governança e vários casos de problemas com iniciativas sociais.

Segundo a pesquisa realizada 91% dos entrevistados concordou que as organizações precisam ter uma estratégia ESG clara e mensurável. Entre os riscos que foram citados acima nesse conteúdo, as relações com comunidade e a licença social conversa diretamente com o ESG, além dos riscos ambientais e do licenciamento ambiental.

Desafios da mineração: mudança tecnológica

Grande parte dos desafios da mineração também está associado as mudanças tecnológicas. Nos últimos anos, pode-se observar que as principais mineradoras do mundo estão cada vez mais se conectando com startups, iniciando ou fortalecendo seus programas de inovação aberta, para encontrar soluções que resolvam problemas específicos enfrentados e que possam acelerar o crescimento da tecnologia na companhia.

Dessa forma, será cada vez mais comum que as mineradoras adotem mais processos tecnológicos e invistam mais na compra de tecnologias, seja de terceiros, seja de equipamentos e, principalmente, de softwares que melhorem processos antes feitos manualmente ou de maneira ineficiente. Com isso, um dos principais pontos está na automação das operações do back-office.

Com tudo isso, estima-se que as principais estratégias para o crescimento são:

  • Crescimento orgânico;
  • inovação e transformação tecnológica;
  • M&A;
  • ganhos de produtividade com as operações existentes.

Principais conclusões da pesquisas

Segundo reportado, a pesquisa mostra um setor resiliente e que está respondendo positivamente ao esperado para um ambiente complexo e de diversos riscos, sendo os riscos de ESG alguns dos destaques. Além disso, a pesquisa mostra que a transformação tecnológica será essencial para aumentar a produtividade e para que as mineradoras tenham resultados positivos.

Por fim, existe cada vez mais uma conscientização relacionada ao tema de ESG nas mineradoras, mas esse e o processo tecnológico são dois desafios da mineração porque são processos complexos e que exigem mudanças culturais na empresa para que eles sejam de fato realizados.

Se você gostou desse conteúdo e quer conferir outros sobre a mineração, geofísica, geologia e outros temas relacionados, continue acompanhando nosso blog!

Referências: https://assets.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2021/04/Riscos%20e%20oportunidades%20no%20setor

%20de%20minera%C3%A7%C3%A3o-Perspectiva%20global%20para%202021-Recorte%20Brasil.pdf

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.