Skip to main content

Como saber o preço 
da minha terra

Saber o preço da sua terra é muito importante, pois pode ser uma área muito valiosa. Quer entender mais sobre o assunto? Confira no texto abaixo.

Quanto minha terra vale?

É normal essa pergunta surgir quando se tem ou adquiriu um terreno da família. Ainda mais se tiver algum solo diferente, ou pedra que se tenha achado bonita, não é mesmo? Todo mundo deseja encontrar algum mineral precioso, pois é certeza de ganhar dinheiro.

Mas, como saber se o preço da terra e se ela tem algum tipo de minério que possa ser explorado economicamente?

O primeiro passo é procurar algum profissional que entenda da área. O mais recomendado é um geólogo, pois possui completo entendimento sobre rochas, mineralogia, alterações, geoquímica e estrutural, que são importantes para a exploração e avaliação mineral.

A maioria dos Geólogos também possui formação específica em exploração e avaliação de recursos minerais, o que torna a categoria a mais capacitada tecnicamente para realizar tais atividades.

A análise da área se chama, mapeamento geológico, onde será visto com detalhes, cada região do terreno.

Mas como se dá esse mapeamento? Se trata de percorrer todo o terreno, analisando as surgências das rochas (que chamamos de afloramentos), analisando o solo, pois nele contém informações importantes para que possam ser encontrados determinados minerais.

geólogo com uma bússola mapeando terreno

E se eu encontrar algum minério precioso no meu terreno?

Imagina encontrar ouro, cobre, manganês ou ferro! Isso tudo pode te render bastante dinheiro. O trabalho do geólogo vai ser de suma importância para saber o real valor de sua propriedade. Ele poderá utilizar de diversas ferramentas, tendo como por exemplo, a geofísica, que analisa a sua subsuperfície.

Mas, vale lembrar que apesar de no seu terreno poder ser encontrado todos esses minérios, infelizmente eles não são seus. De acordo com a Constituição Federal, tudo que for encontrando em subsuperfície é de propriedade da União, ou seja, do Brasil.

Porém, você pode requerer essa área. Mas o que seria isso?

Requerimento é um processo onde se pede ao governo para utilizar a área e explorá-la.

geólogo com uma bússola mapeando terreno

Com a área devidamente requerida, você já possui a liberdade para explorá-la.

Quer saber mais sobre exploração mineral e se a sua terra possui algum valor econômico nesse aspecto? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais!

Conte conosco
na área de mineração.