A sondagem a trado possui condições técnicas bastante específicas para a sua execução. A NBR – 9603 é a principal norma técnica requerida para investigações geológicas-geotécnicas.

Neste artigo iremos abordar um pouco sobre as condições exigidas pela NBR – 9603 para a execução deste tipo de sondagem.

Veja Também: Desvendando tudo sobre sondagem a trado

Quais são as especificações da NBR 9603 para sondagem a trado?

A NBR-9603 possui algumas especificações em relação a sondagem, que devem ser obedecidas para a elaboração de relatórios geotécnicos.

A principal especificação é em relação a aparelhagem utilizada e também as condições gerais e específicas na execução da sondagem.

Há também uma parte que especifica como devem ser apresentados os resultados decorrente deste procedimento.

Aparelhos necessários

  • trado cravadeira com diâmetro mínimo de 63,5 mm;
  • trado helicoidal com diâmetro mínimo de 63,5 mm;
  • cruzetas, hastes e luvas de aço com diâmetro mínimo de 25 mm;
  • chaves de grifos;
  • medidor de nível d’água;
  • trena;
  • materiais para a coleta de amostras;

Condições específicas para a sondagem a trado

A sondagem é inciada com o uso da trado cavadeira, quando necessário é utilizada a ponteira para desagregação do solo.

A trado cavadeira deve ser substituída pelo trado helicoidal em caso de dificuldade no avanço.

Todo o material retirado deve ser reservado cuidadosamente considerando cada metro e o início e o término da amostragem.

Diferentemente da sondagem a percussão a sondagem a trado deve ser realizada a seco, contudo pequenas quantidades de água podem ser adicionada em caso de solos muitos duros ou coesivos.

Condições de paralisação

As condições de paralisação da sondagem a trado levam em consideração a programação de sondagem.

Contudo, em alguns casos o colapso das paredes ou dificuldade de avanço (inferior a 50mm em 10 minutos de operação) são determinantes para a paralisação da sondagem.

Após a conclusão, o furo deve ser fechado com o solo e identificado por meio de uma estaca de identificação.

Informações mais detalhadas em relação aos procedimentos de sondagem a trado devem ser verificados diretamente na NBR – 9603 disponível no catalogo da ABNT – Associação Brasileira de normais técnicas

Quem pode realizar o serviço de sondagem a trado?

Serviços de sondagem são realizados por empresas de consultoria e construção civil e deve contar com uma equipe técnica altamente capacitada e que respeite as normais técnicas exigidas para cada tipo de ensaio.

A equipe deve sempre conter um geólogo para caracterização do material e anotações referente ao nível do água. A outra parte da equipe deve ser composta pelos técnicos sondadores.

A GEOSCAN Geologia e Geofísica é um empresa que possui o serviço de sondagem a trado e conta com equipe técnica capacitada e reconhecimento. Procura por este serviço? Entre em contato conosco!

7 de fevereiro de 2019