Os poços de monitoramento, diferente dos poços artesianos, não servem para extração de água para consumo humano, mas sim para análises laboratoriais.

O Brasil vem melhorando seu sistema de monitoramento ambiental para atender tratados internacionais que possibilitam oportunidades de comércio.

A necessidade de um poço de monitoramento varia de estado para estado e possui características muito específicas.

No artigo de hoje veremos quais são as situações mais comuns em que o monitoramento de águas subterrâneas se faz necessário. Confira!

Quais situações requerem a instalação de poços de monitoramento?

Os poços de monitoramento são usados para colher a água de aquíferos em áreas que podem ser contaminadas por causa de algum empreendimento ou que já estão contaminadas.

A necessidade da instalação de poços de monitoramento durante o licenciamento ambiental varia de acordo com a legislação do Estado e obedece a legislação nacional regulada pelo IBAMA.

Dentre os empreendimentos, privados ou públicos, podemos citar:

  • postos de gasolina;
  • indústrias químicas;
  • estações de tratamento;
  • oficinas;
  • fábricas. e quaisquer outros negócios que produzem ou usam substância de alto potencial de contaminação do nível freático.

Assim como qualquer negócio que produza ou use substâncias de alto potencial de contaminação do nível freático.

Por isso, além de realizar a consulta nas normas expedidas pelo IBAMA, vale a pena também consultar as normas de seu estado.

Quem pode construir poços de monitoramento?

Nem sempre as empresas capacitadas em construção de poços artesianos possuem experiência na construção de poços de monitoramento.

As principais diferenças estão no método de perfuração e completação dos poços que se distinguem substancialmente.

Por isso, é preciso buscar por uma empresa especializada e por profissionais competentes e reconhecidos no mercado.

A GEOSCAN  Geologia e Geofísica é uma empresas que possui o serviço de construção de poço de monitoramento e conta com profissionais competentes para realizar estudos e a instalação dos poços. Entre em contato conosco!

26 de dezembro de 2018