A mecânica dos solos é largamente utilizada na engenharia civil, pois utiliza e muito conhecimentos da mecânica dos solos no setor da construção civil.

Em uma obra de construção civil é preciso conhecer o substrato em que a mesma será realizada e para isso existe a mecânica dos solos.

A definição e o uso dos solos varia, sendo que as características mais importantes são as relacionadas a:

  • resistência ao cisalhamento;
  • compactação;
  • expansão.

No artigo de hoje falaremos sobre estas características essenciais do solo ao se pensar em um projeto de construção civil.

O que é a mecânica dos solos?

A mecânica dos solos é o campo do conhecimento que estuda o comportamento mecânico destes materiais para que se possa adequar os projetos de construção civil com o substrato em que se deseja construir.

Durante os estudos, as principais características dos solos que são analisadas são:

  • granulometria;
  • conteúdo de matéria orgânica;
  • saturação;
  • conteúdo de argilas.

Para que estas características sejam determinadas, é preciso obter amostras do solo de interesse e realizar a descrição do material.

E se os solos não forem conhecidos?

Construções erguidas podem apresentar tanto rachaduras e desnivelamento, resultando em prejuízos para o comprador.

Outro risco relacionado ao não conhecimento do tipo de solo é a possibilidade de desabamento dessas estruturas.

Que pode acometer a perda de vidas humanas e também causar a perda do dinheiro investido na obra.

Um exemplo clássico é o caso da Estação Pinheiros do metrô de São Paulo, que desabou por causa da falta de estudos mais aprofundados, que não previu regiões potenciais de desabamento.

Outro exemplo clássico é a cidade de Santos, que apresenta alguns de seus prédios mais antigos, localizados ao lado das praias, com uma forte inclinação para os lados devido ao adensamento de argilas marinhas orgânicas, muito semelhante a famosa Torre de Pisa.

Para conhecer mais sobre este e outros assuntos relacionados a Geologia e Geofísica acompanhe nosso blog ou entre em contato conosco!

24 de dezembro de 2018