As bombas submersas possuem a função de pressurizar a água durante o processo de bombeamento em um poço, ou seja, é uma bomba que opera mergulhada na água, permitindo que o bombeamento aconteça.

Caso você esteja a procura desse tipo de bomba e queria saber mais sobre ela, acompanhe nosso texto sobre bombas submersas.

Como as bombas submersas funcionam?

A maioria das bombas submersas possui bombeamento elétrico, que reduz a pressão do fluxo e aumenta a pressão de fundo, transportando a água de um lugar baixo para um lugar alto.

Estes tipos de bomba funcionam direto, sem interrupção, garantindo que o bombeamento de água e o abastecimento em alguns casos não seja interrompido.

O conjunto motor e bomba deve ser instalado dentro da água, abaixo do nível dinâmico para que haja o funcionamento correto do equipamento.

Quando usar uma bomba submersa?

As bombas submersas podem ser usadas para diversas aplicações. Contudo, é preciso atentar-se para o tipo de projeto que deseja executar. Em outras palavras, será que ela é a bomba ideal para a aplicação que você deseja?

O mais importante em se atentar é que existem diferentes modelos para diferentes vazões e necessidades de bombeamento, que podem variar de acordo com o tipo de material que deve ser transportado.

O uso das bombas submersas são muito comum em poços artesianos e caixas de água de grandes empresas e condomínios. Mas, esse não é seu único uso, este tipo de bomba pode ser utilizada também em caixas de coleta, esgoto pré-tratado, efluentes químicos, recirculação e transferências.

As bombas submersas se mostram eficientes tanto para se tratar com água limpa como também com águas poluídas, trazendo bons resultados e eficiência no bombeamento.

Por isso é importante aprender como escolher a bomba d’água ideal para o seu projeto.

Entenda e conheça os tipos de bomba de água para poços artesianos em nosso blog 

 

22 de dezembro de 2018