Skip to main content

SONDAGEM ELÉTRICA
VERTICAL (SEV)

Entenda o que é a sondagem elétrica vertical (SEV), seus principais arranjos e quais suas principais aplicações.

Introdução

A sondagem elétrica vertical (SEV) é um método geofísico que consiste na injeção da corrente no solo através de dois eletrodos (A e B) para medir a diferença de potencial entre dois eletrodos (M e N) localizados, normalmente, entre os eletrodos de corrente.


Dessa maneira, a sondagem elétrica vertical vai medir a variação da resistividade em profundidade.

Principais arranjos utilizados para a
sondagem elétrica vertical (SEV)

Arranjo Schlumberger

Neste arranjo os quatro eletrodos são dispostos simetricamente em relação ao ponto médio do arranjo.

Os eletrodos M e N são espaçados de uma distância b e medem a diferença de potencial elétrico. Enquanto os eletrodos A e B são os que irão introduzir a corrente no solo, sendo espaçados em uma distância 2a.

Esse arranjo tem a razão do comprimento AB/4 como profundidade teórica de investigação. No entanto, essa razão pode ser um pouco maior na presença de materiais que atenuem o sinal, como argilas.

O arranjo Schlumberger é bastante utilizado na realização das SEVs, devido às suas principais vantagens, que são a sua grande potencialidade para resolução de camadas horizontais, apresentando uma boa resolução vertical e a sua praticidade na execução desse tipo de técnica.

Caso seja realizada uma SEV com esse arranjo, é obrigatória a realização da embreagem.

As embreagens são operações que visam melhorar as leituras de potenciais. Ela consiste em aumentar o valor de Delta V aumentando a separação entre os dois eletrodos de potencial, mantendo fixo os dois eletrodos de injeção de corrente.

Para isso, com o espaçamento AB fixo, se realizam duas leituras, de preferência, de diferença de potencial, sendo uma com espaçamento MN inicial e outra com um espaçamento MN maior. Além de melhorar a qualidade do sinal medido, ela também determina a qualidade dos resultados obtidos, pois os segmentos de curva devem manter um padrão de paralelismo.

SONDAGEM ELÉTRICA VERTICAL (SEV)

Arranjo Wenner

Para este arranjo são utilizados quatro eletrodos que são espaçados na mesma distância (a). A corrente é introduzida através dos eletrodos A e B, e os eletrodos M e N medem a diferença de potencial elétrico.

O arranjo Wenner apresenta bons resultados no mapeamento de estruturas horizontais, devido a sensibilidade para variações verticais de resistividade em subsuperficie, desta forma, possui uma boa resolução vertical. Não é muito eficaz para variações horizontais, apresentando baixo desempenho na definição de estruturas estreitas e verticais.

A SEV a partir desse arranjo geralmente é utilizada para o ensaio de resistividade de solo, que é feito para dimensionar subestações, aterramentos e outros projetos elétricos.

SONDAGEM ELÉTRICA VERTICAL (SEV)

Principais utilizações da Sondagem Elétrica Vertical

A SEV é um método geofísico utilizado principalmente no mapeamento de estruturas horizontais, podendo ser empregada em:

Determinação da espessura das camadas litológicas; 

Determinação da profundidade do topo do embasamento cristalino;

Definição do nível do lençol freático;

Parametrização do perfil de um poço já construído;

Ensaio de resistividade do solo.

Conte conosco
na área de geofísica.