Skip to main content

O que é o Índice de Resistência
à Penetração do Solo (NSPT)?

O NSPT é um índice amplamente utilizado por engenheiros antes de se construir diversos tipos de empreendimentos, saiba mais sobre ele neste post.

Técnico realizando sondagem SPT

O que é o NSPT?

O NSPT – Índice de Resistência à Penetração do Solo corresponde ao número de golpes necessários para à cravação de amostrador de sondagem à percussão, considerando apenas os 30 cm finais.

Este índice faz parte do ensaio SPT é considerado um método bastante preciso de investigação, sendo também um bom indicador em relação a consistência e compacidade de solos argilosos e arenosos em profundidades “rasas”.

Para se realizar o mesmo, são necessários diversos equipamentos, como um tripé, uma roldana, cordas, uma haste, para que a estaca consiga “cravar” o solo e para que se consiga retirar amostras do mesmo em diferentes níveis de profundidade.

A figura abaixo mostra os elementos necessário para se realizar essa amostragem.

 

imagem mostrando os elementos necessários para se fazer o ensaio de SPT e achar o indice NSPT

O que o NSPT determina?

O índice de resistência a penetração determina a consistência e compacidade de solo argilosos e arenosos de acordo com a cravação do amostrador durante a sondagem à percussão.

A consistência e compacidade são extremamente importantes para estudos geotécnicos em obras de engenharia civil. Com esses paramêtros pode-se determinar a capacidade máxima de carga do solo.


Segundo a NBR 7250 que trata sobre a identificação e descrição de amostras de solos obtidas em sondagem, temos a tabela com o índice de resistência a penetração e suas designações para solos arenosos e argilosos abaixo:

Imagem mostrando os tipos de classificação de solo segundo a NBR 7250
Para solos argilosos e silte argilosos a consistência pode variar de muito forte à dura.

Para os solos arenosos e silte arenosos a variação é de fofa a muito compacta.

Com essas caracterizações, dadas pelo ensaio SPT, os engenheiros conseguem determinar a carga ideal que aquela construção irá ter e com isso fazer o dimensionamento da mesma.

Dessa forma, se você quiser construir seu prédio, casa ou algum empreendimento de maneira segura, sempre realize o ensaio SPT antes, para garantir que o solo não terá sobrecarga de peso.

Se você busca mais informações em relação a Geotecnia e sondagem à percussão acompanhe nosso blog.

Se quer entender mais quais os benefícios da SPT antes de construir um empreendimento, clique aqui.

Conte conosco para serviços na área de Geotecnia