Skip to main content
Mina inteligente: saiba o que é e conheça um case da Rio Tinto
23/09/2021
• Atualizado em 23/09/2021
4 minutos para ler

Mina inteligente: saiba o que é e conheça um case da Rio Tinto

Uma mina inteligente é uma operação minerária composta por diversas tecnologias que vão otimizar processos, diminuir riscos e gerar uma maior eficiência operacional. É muito comum que neste tipo de operação existam dispositivos inteligentes, que são conectados via internet, utilizando a chamada IOT ou internet das coisas, além dessa tecnologia, o uso de inteligência artificial e de sistemas capazes de processar uma imensa quantidade de dados, são cada vez mais comuns.

Com a conexão desses vários dispositivos, a análise de dados e a programação deles, é possível acompanhar as operações em tempo real, monitorar e controlar remotamente tudo que está acontecendo, dessa forma o uso da tecnologia na atividade minerária está revolucionando a forma em que o processo de exploração de recursos minerais ocorre e tende cada vez mais a diminuir uma série de riscos. Se você quiser saber mais sobre isso, leia este conteúdo até o final.

Case de uma mina inteligente

De acordo com o vice presidente de vendas e marketing da mineradora Rio Tinto, após a empresa utilizar o data analytics e a visualização de dados em tempo real, a mineradora foi capaz de otimizar em valor adicional 10 milhões de dólares das minas Pilbara.

Dessa forma, os insights a partir de veículos e dispositivos autônomos, o processamento de uma grande quantidade de dados e a análise em tempo real auxiliam a otimizar toda uma operação e aumentar a eficiência, portanto, tudo isso vai gerar mais receitas para empresa e prevenir danos.

A mineradora Rio Tinto criou um centro de excelência, com foco em análise, automação, gestão de ativos, energia, conhecimento de jazidas, mineração subterrânea, de superfície e processamento. A partir disso, ela contratou especialistas para auxiliar no trabalho das operações no mundo todo e atualmente em sua operação da Nova Zelândia está utilizando por exemplo uma versão 3D simulada para recriar incidentes de segurança e diminuir riscos.

Além do centro de excelência, a empresa criou o MAS, um sistema de automação de minas, que opera como um aplicativo de servidor de rede e consegue reunir dados de 98% das instalações. Todo esse processo realizado pela empresa condiz completamente com o que chamamos de mina inteligente e essa é uma tendência não só nessa mineradora em específico, mas em várias outras ao redor do mundo, que estão também se digitalizando e otimizando suas operações cada vez mais.

mina inteligente

Benefícios de uma mina inteligente

Abaixo, vamos listas alguns dos principais benefícios em se ter uma mina inteligente e porque a maioria das mineradoras está rumando para esse processo, confira:

1. Redução de custo operacional

Os custos operacionais são diminuídos drasticamente, pois, quase todos os principais ativos de uma mina inteligente são digitalizados e com isso, você não precisa de operadores, economizando e também ganhando segurança na sua operação. Dessa forma, minas inteligente tem um maior retorno sobre o investimento e são mais competitivas que as tradicionais.

2. Trabalhadores mais seguros

Um dos principais riscos das minas são porque elas potencialmente são ambientes perigosos para se trabalhar, nos desastres recentes que houveram no Brasil, várias mortes foram causadas pelo rompimento de barragens, tanto de quem estava trabalhando quanto de moradores próximos as minas. Se os ativos forem automatizados, como os caminhões, as pessoas não precisam estar no centro da operação e a maioria delas vai ficar em locais mais seguros, além disso, soluções de análise preditiva e informações em tempo real podem prever quaisquer maiores incidentes de ocorrer.

3. Monitoramento dos ativos operacionais

Com a mina inteligente, é possível monitorar em tempo real todos os ativos operacionais e otimizar constantemente a operação, dessa forma, com leituras digitais em tempo real, os operadores podem monitorar, por exemplo, os niveis de água nos poros para garantir que eles não passem do limite estabelecido.

Se você quiser saber mais sobre outros assuntos relacionados a geologia, geofísica e mineração, visite nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Aerofotogrametria: entenda o que é e saiba como funciona.

Como identificar rochas?

Como identificar rochas?

Depósitos do tipo cobre pórfiro: Conheça mais sobre