Skip to main content
ESG na mineração: de ameaça a oportunidade
29/07/2022
• Atualizado em 12/03/2024
4 minutos para ler

ESG na mineração: de ameaça a oportunidade

ESG na mineração vêm sendo discutido cada vez mais ao longo do tempo e essa sigla está ganhando relevância relevância para a sociedade e para o mundo corporativo. Ela significa: Enviromental, Social and Governance, traduzindo para português meio ambiente, social e governança e esses três pilares são debatidos não só no setor mineral, mas em diversos outros.

Sendo assim, a Seequent desenvolveu um relatório em Dezembro de 2021 sobre ESG na mineração, passando de ameaça para uma oportunidade dentro desse setor. Neste conteúdo, abordaremos os principais pontos dele, confira!

ESG como prioridade para a mineração

ESG na mineração não é novo, essa discussão começou em meados de 1997 no setor, mas ela é cada vez mais debatida no mundo inteiro e também no Brasil, principalmente com os acidentes que ocorreram nos últimos anos.

Isso ocorre porque não é apenas sobre o estado atual das operações minerárias, mas principalmente sobre onde esse setor almeija chegar e a sociedade como um todo também, com baixo carbono emitido, com responsabilidade e de maneira autosustentável, sendo cada vez mais eficiente.

Uma boa performance para o ESG significa que a empresa vai ter investir bastante em áreas como saúde e segurança, prevenção e gerenciamento de desastres, entre outras. Além disso, isso significa não só minimizar o impacto da mineração, mas focar em trazer impactos positivos para as comunidades ao redor da região.

economia-mineral

Transformação digital

A transformação digital tem um impacto relevante no ESG na mineração e em diversos outros setores, pois utilizando dados, de preferência, em tempo real, é possível tomar decisões mais rápidas e melhores em cada fase do processo de mineração.

Além disso, com a transformação digital as companhias conseguem ser mais eficientes e melhorar seus resultados, havendo um impacto relevante, por exemplo, nas áreas de gerenciamento de recursos e de rejeitos.

Conclusão

O relatório da Seequent sobre ESG na mineração conclui que esse tema é cada vez mais relevante para o setor, principalmente devido as pressões dos investidores, do mercado financeiro e dos reguladores.

Além disso o ESG é cada vez mais relevante para a mineração, pois uma empresa que cuida de minimizar os impactos no meio ambiente, desenvolve a comunidade ao redor e possui transparência na sua governança consegue ter uma performance melhor que outras que não fazem isso e ser destaque.

Para finalizar, a parte mais importante do tema de transformação digital, não é necessariamente sobre digitalização, mas sobre dados e como as empresas conseguem utilizar eles para serem mais eficientes em suas operações e em sua agenda ESG na mineração.

Para ver o relatório completo, basta acessar esse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados