Skip to main content
Consultoria Geológica: Entenda o que é e sua importância.
01/04/2021
• Atualizado em 01/04/2021
4 minutos para ler

Consultoria Geológica: Entenda o que é e sua importância.

Uma consultoria geológica é uma empresa que vai auxiliar nos mais diferentes serviços relacionados a geologia. Como essa é uma área muito ampla, ela pode atuar nas seguintes áreas: geotecnia (geologia para engenharia), mineração, meio ambiente, geofísica, hidrogeologia e diversas outras.

Para entender melhor o que é e qual a importância da consultoria geológica, leia este conteúdo até o final!

Qual a importância de uma consultoria geológica?

Uma consultoria geológica, como já falado anteriormente, pode atuar em diferentes áreas, sendo crucial para uma série de serviços e processos, como, na área de mineração para a parte de pesquisa mineral, definição de uma jazida e todos os estudos relacionados a ela.

Na parte de geologia para engenharia, com a parte de sondagens SPT, sondagens a trado e outras e em mais uma série de outras áreas de atuação, como na locação e perfuração de poços artesianos subterrâneos na hidrogeologia.

 A partir disso, a consultoria geológica é necessária para diferentes serviços e processos a depender do estudo que você pretende realizar, pois ela pode atuar em diferentes áreas.


Por que contratar uma consultoria geológica?

Contratar uma consultoria geológica é essencial para realização desses e de vários outros tipos de estudo, principalmente porque somente ela vai conseguir fazer o trabalho de forma satisfatória e conseguir os resultados necessários para executar aquele estudo.

Para que tudo isso seja feito da melhor forma possível, a consultoria deve contar com uma equipe especializada composta por Geólogos, Engenheiros (Minas, Ambiental, Geotécnico) dentre outros. Estes profissionais especializados estão capacitados para realizar todos os estudos necessários para que você obtenha um bom resultado.

consultoria geológica

Quais os principais serviços prestados por uma consultoria geológica?

Como já falado anteriormente, os serviços prestados por uma consultoria geológica depende muito da sua área de atuação, mas de uma maneira geral eles são:

Estes são apenas alguns dos serviços prestados, podendo existir vários outros a depender do foco da consultoria, algumas, por exemplo, atuam somente com meio ambiente, outras são mais especializadas em águas subterrâneas.

Como cada empresa costuma abranger uma ou apenas algumas áreas, você deve entender qual é a área que seu estudo abrange para poder saber se aquela consultoria geológica vai conseguir realizar aquele determinado serviço ou não.

Além disso, outro fator que deve ser considerado é o estado em que o estudo será realizado, pois caso você queira contratar uma empresa da região Sul para realizar um estudo na região Norte, provavelmente os custos serão mais elevados em relação ao deslocamento da equipe de campo.

Conclusão

A Geoscan é uma consultoria geológica que atua em todo o Brasil e é especialista principalmente na área de mineração, geotecnia e geofísica, sendo uma das principais empresas do Norte e Nordeste do país.

Se deseja contratar uma consultoria que tenha equipamentos modernos e profissionais capacitados, entre em contato conosco!

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Radar de penetração do solo: saiba como funciona

Radar de penetração do solo: saiba como funciona