Skip to main content
Entenda o que é e como se forma o solo.
18/06/2021
• Atualizado em 18/06/2021
4 minutos para ler

Entenda o que é e como se forma o solo.

O solo é basicamente o resultado do acúmulo de partículas minerais e orgânicas que são depositadas em camadas, os chamados horizontes, devido a ação do intemperismo, que pode ocorrer pela água, vento, sol e por organismos vivos que desgastam as rochas e transportam seus fragmentos ao longo do tempo.

Segundo alguns estudos, para se formar um centímetro de solo são necessários cerca de 400 anos, dessa forma, este processo ocorre de maneira lenta, dessa maneira, o solo é um material complexo, que não é fácil de ser definido e pode ser interpretado de maneira diferente por distintos profissionais.

Fatores que influenciam a formação do solo

Dependendo dos fatores que afetam o intemperismo, os solos vão ter características e propriedades físcas, químicas e físico-químicas diferentes, podendo ser:

  • argilosos ou arenosos;
  • vermelhos, amarelos, cinza-esbranquicados;
  • ricos ou pobres em materia orgânica;
  • espessos ou rasos;
  • homogêneos ou com horizontes bem definidos.

Além desses, existem uma série de outros fatores em que o solo pode ser classificado. Um dos principais parâmetros que influencia na formação do solo é o clima, pois, de acordo com a quantidade e a regularidade das chuvas e as variações de temperatura, as reações químicas que vão ocorrer no solo serão distintas.

Outro fator extremamente importante é o relevo, que vai determinar a velocidade de escoamento das águas superficiais, afetando a quantidade de água que se infiltra no solo e a maior ou menor remoção de componentes solúveis.

Além dos citados neste texto, existem ainda:

  • A matéria orgânica, que vai influenciar nas reações químicas;
  • O tempo de exposição da rocha, pois quanto mais exposta ao intemperismo, mais desagregação e decomposição ela sofre;
  • O tipo de rocha, pois a depender da composição mineral, elas podem ser mais ou menos resistentes aos processos de intemperismo.

Horizontes do solo

O solo pode ser dividido em diferentes horizontes, entre eles, os principais são:

  • Horizonte O – horizonte formado pela matéria orgânica em vias de decomposição, razão de sua cor escura.
  • Horizonte A – zona com mistura de matéria orgânica e substâncias minerais, com bastante influência do clima e alta atividade biológica.
  • Horizonte B – horizonte caracterizado pela cor forte e pela acumulação de argilas procedentes dos horizontes superiores e também de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio.
  • Horizonte C – mistura de solo pouco denso com rocha-matriz pouco alterada.
  • Horizonte D – rocha matriz sem alteração (não representada na figura).
o que é e como se forma o solo
Fonte: Wikipedia

Entre os horizontes A e B é possível, às vezes, delimitar um horizonte E, caracterizado pela remoção de argila, matéria orgânica e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, que vão se acumular no horizonte logo abaixo.

É muito raro que um solo apresente todos os horizontes, dessa forma, é muito mais comum que você consiga identificar em campo apenas parte de um horizonte ou apenas alguns destes que foram apresentados acima. Cabe ressaltar que os solos são importantes para a prospecção mineral e para a pesquisa mineral, principalmente em áreas onde são raras as exposições de rocha, como a Amazônia.

Solos do brasil

Os solos do Brasil podem ser classificados conforme a Embrapa. Os mais importantes e que ocupam a maior extensão são os latossolos, que ocorrem em praticamente todo o país e se desenvolvem sobre diferentes tipos de rocha.

Eles possuem geralmente como características a presença de argilas de baixa profundidade, costumam ter mais de 2 metros de profundidade, ser bem desenvolvidos e com cor amarela a vermelho escura, de acordo com a concentração de óxidose hidróxidos de ferro e alumínio. Em relação ao relevo eles podem ser localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, sendo típicos de climas tropicais úmidos e semiúmidos.

Abaixo, você pode conferir uma tabela feita pela Embrapa que mostra os diferentes solos que ocorrem no Brasil.

Tabela Embrapa Classificação Solos

Se quiser saber mais sobre temas relacionados a geologia, geofísica, mineração e outras áreas, continue acompanhando nossos textos do blog!

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Radar de penetração do solo: saiba como funciona

Radar de penetração do solo: saiba como funciona