Skip to main content
Aplicativos para geólogos: Conheça 5 apps que podem te ajudar.
22/03/2021
• Atualizado em 22/03/2021
4 minutos para ler

Aplicativos para geólogos: Conheça 5 apps que podem te ajudar.

Cada vez mais, em todas as profissões é comum o uso de aplicativos e softwares no dia a dia, principalmente porque o avanço tecnológico está desenvolvendo ao longo do tempo métodos mais eficientes e mais rápidos para poder se trabalhar.

Dessa forma, neste conteúdo, vamos abordar os principais aplicativos para os geólogos, que podem auxiliar principalmente nos trabalhos de campo que são realizados, tanto para anotações, quanto para mapas e na fase de pré campo, confira!


Principais aplicativos para geólogos

Confira a lista dos principais aplicativos para geólogos abaixo:

  1. Locus Map
  2. Avenza Maps
  3. Geology Sample Collector
  4. Smart Geology – Mineral Guide
  5. RockD

1. Locus Map

O Locus Map é um aplicativo de navegação Android multifuncional que adiciona recursos avançados de GPS online e offline aos dispositivos Android. A partir dele é possível encontrar, comprar e baixar mapas, traçar rotas, realizar anotações, marcar um determinado ponto no mapa, tirar fotografias e anexá-las aos pontos de GPS.

Dessa forma, ele é um ótimo aplicativo para os geólogos que vão realizar mapeamentos geológicos, tanto na parte de pré campo, podendo ser usado para definir as melhores rotas e os locais onde o geólogo deve visitar, quanto no campo, para marcar pontos de GPS, fazer anotações e retirar fotografias.

Além disso, ele pode ser utilizado para que haja uma sincronia em tempo real, podendo o geólogo tirar um print dos pontos e da área pecorrida por ele naquele determinado dia e enviar a todos do escritório, alinhando em tempo real como está o trabalho de campo.

2. Avenza Maps

O Avenza Maps é similar ao Locus Map sendo uma segunda opção para o mesmo tipo de uso, onde é possível, comprar, baixar e editar mapas, traçar rotas, marcar pontos e fazer uma série de outras funcionalidades que podem ser muitos úteis para o trabalho de campo.

aplicativos para geólogos

3. Geology Sample Collector

O Geology Sample Collector é ideal para aqueles que trabalham com pesquisa mineral, pois nele você consegue controlar e documentar o trabalho de campo com imagens, vídeos, áudio e texto, sendo sincronizado com o GPS, marcando cada um dos eventos durante o acesso.

Ele é similar ao Locus Map e ao Avenza, mas não possui a parte de mapa, sendo utilizado principalmente para documentação do trabalho de campo.

4. Smart Geology – Mineral Guide

O app Smart Geology – Mineral Guide é um guia muito simples e prático, onde você pode conferir a classificação dos grupos e sub-grupos minerais, ele contém uma lista de diversos minerais com imagens e descrições, uma escala de tempo geólogica, um dicionário e termos importantes, ele pode ser bastante rápido para realizar uma consulta rápida em campo quando surgir alguma dúvida sobre um determinado mineral.

Contudo, todos os termos presentes nele estão em inglês, dessa forma é necessário conhecer um pouco desse idioma para poder usar ele da melhor forma possível.

5. RockD

O Rockd permite acessar resumos e mapas geólogicos e geográficos da sua localização atual através de um painel. A partir disso, é possível acessar a literatura publicada contendo menções das unidades geológicas mapeadas naquela região, quando estão disponíveis.

Por isso, ele pode ser bastante útil para você visualizar a geologia e conferir a bibliografia das unidades geológicas naquele determinado local, contudo, é importante verificar antes se na região em que você está mapeando, ela está disponível.

Bônus: App Geologou

O Geologou é um aplicativo destinado a pessoas interessadas no estudo, investigação e curiosidades envolvendo a geologia e suas áreas afins.  No aplicativo, o usuário poderá acessar notícias, também terá acesso a um calendário de eventos de geologia, além de um dicionário, contendo definições geológicas e um manual de minerais, o usuário poderá acessar cotações de commodities online.

O aplicativo conta ainda com jogos interativos e uma GeoLoja com produtos personalizados para os amantes de geologia.

Se você gostou das dicas de aplicativos para geólogos., continue acompanhando nossos posts no blog, além disso, compartilhe ele com amigos e familiares que possuem interesse nessa área!

Comments (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Avaliação de projetos minerários: o guia definitivo

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Sísmica de refração: entenda o que é e suas principais aplicações.

Radar de penetração do solo: saiba como funciona

Radar de penetração do solo: saiba como funciona